Como montar um Delivery: 5 dicas para uma entrega de comida perfeita
O mercado está cada vez mais propício para empreendimentos de entrega de comida. Embora a concorrência também seja alta, a tecnologia possibilita a criação de estratégias inteligentes como montar um delivery, por exemplo.
Todavia, tratando-se de alimentos, é imperativo ter um plano bem estruturado para se adequar às exigências dos órgãos competentes sobre as questões de segurança, fabricação, manuseio, entre outros. Não importa o tamanho do empreendimento, é essencial seguir todas as indicações.
Superado esses pontos, o empresário deve pensar em diretrizes como o alcance e a expansão do negócio. Porém, o importante é ter predisposição e conhecimento para tornar o sonho real. Afinal, o empreendedor é alguém com uma visão para criar um produto e torná-lo algo útil para os seus clientes.
Por isso, confira, abaixo, 6 dicas de como montar um delivery para uma entrega de comida perfeita. Boa leitura!
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Como montar um Delivery: afinal, o que é Delivery?
Antes de saber as dicas sobre como montar um delivery, nada mais lógico do que explicar o significado desse termo e o contexto em que ele se aplica.
Em seu sentido etimológico, Delivery é uma palavra de origem inglesa que significa entrega. Logo, o termo foi bastante popularizado para fazer referência ao serviços de entrega. É interessante salientar que a diferença entre Delivery e um serviço de entrega normal é a sua formatação.
Para não ficar confuso, vou explicar melhor. Existem serviços de entrega comuns, como envio de documentos, por exemplo. Já o serviço delivery é caracterizado pela personalização de quem entrega. Existe um investimento na marca e o produto pode conter uma embalagem diferenciada, adesivos ou até vir acompanhado com um brinde.
Como montar um Delivery de sucesso em 5 passos
1. Simplifique os seus processos internos
Qualquer serviço de entrega se sustenta na agilidade. Porém, é impossível oferecer um trabalho dinâmico se a sua empresa não consegue nem mesmo simplificar os processos internamente.
É importante garantir que tarefas simples não se tornem processos longos e complicados, trazendo frustrações e erros ao longo do caminho. Analise qual a melhor maneira de executar as atividades internas, sempre favorecendo a dinamização e excelência nas entregas.
Para melhores resultados nesse ponto, considere sempre contar com a tecnologia e a implementação de softwares de gestão.
2. Faça uma divulgação adequada
Para que o serviço delivery comece a apresentar resultados, é preciso que os clientes conheçam essa nova opção. Isso é importante tanto para restaurantes que implementam o delivery quanto para empreendimentos voltados unicamente para a entrega.
Hoje, com o grande poder da internet, o melhor caminho e mais recomendável é investir nas redes sociais. Para garantir que a sua divulgação chegue até as pessoas certas, é necessário realizar um impulsionamento por segmentação. Assim, você pode escolher o perfil do público-alvo, bem como a região que deseja atingir.
Todavia, é interessante não se limitar a isso. Nunca subestime o poder do “boca-a-boca”. Sendo assim, invista também em panfletagem e recomendação dos próprios clientes.
3. Invista em uma equipe capacitada
Como montar um delivery sem o capital humano? Seria impossível! Por mais que o seu negócio seja pequeno, você ainda precisará de mais duas ou três pessoas para oferecer um serviço de qualidade. E, um dos requisitos-chave para o sucesso de qualquer negócio é contar com uma equipe capacitada.
O fato é que ninguém oferece algo que não domina corretamente. Seja criando o produto, conduzindo a parte financeira ou mesmo realizando entregas, o profissional precisa estar capacitado para isso.
Então, invista em treinamentos necessários para desenvolver a sua equipe em todos os processos importantes do negócio. Isso dará segurança e respaldo para divulgar e crescer o empreendimento.
Somado a isso, os sistemas de capacitação também ajudam na melhoria do clima organizacional, trazendo maior confiança para os colaboradores, que se sentem mais valorizados pela empresa — em termos de motivação e engajamento isso é essencial.
4. Trabalhe com promoções e programas de fidelidade
As promoções e programas de fidelidade são um capítulo à parte no ramo de entregas. Com o alcance da internet, essa visão se tornou ainda mais verdade. Hoje, inúmeros serviços de entrega surgiram pelo Brasil, obrigando os empreendedores a buscarem alternativas para se destacar.
Por isso, não hesite em criar promoções que estejam dentro da realidade do seu negócio e que, de fato, atraiam os seus clientes. Você pode implementar, por exemplo:
- promoção de leve 3 pague 2;
- a cada X valor o cliente ganha outro item grátis;
- valores reduzidos em X dia da semana.
Outra estratégia poderosa do marketing são os programas de fidelidade. No ramo de delivery, por exemplo, você pode optar pelas cartelas de fidelidade: toda vez que o cliente realiza uma compra, ele ganha pontos na cartela. Ao completá-la, tem direito a um brinde.
Esses programas também são interessantes na parte de divulgação. A sua empresa pode implantar o sistema de “indicação amiga”, quando o cliente ganha um presente após indicar um número específico de consumidores para o seu negócio.
Em suma: enquanto clientes, sempre ficamos felizes quando somos agraciados com brindes e promoções. A ideia de vantagens e benefícios sempre atrai o consumidor. Então, para saber como montar um delivery é importante investir nessas iniciativas.
5. Esteja nos aplicativos de entrega de comida
Se no passado os serviços de entrega se resumiam aos telefones. Hoje, o cenário é muito mais amplo. É praticamente impossível alguma empresa de delivery ser bem-sucedida sem estar presente em mais de um aplicativo para smartphone. Afinal, o setor tem tudo a ver com mobilidade e praticidade.
Então, garanta que a sua marca esteja entre os principais aplicativos do setor de delivery. Se possível, é interessante investir na criação de um software próprio, garantindo maior alcance e fidelidade por parte dos consumidores.
No início, é indicado realizar uma pesquisa de mercado e analisar em quais plataformas estão os seus principais concorrentes e quais se adéquam melhor ao perfil do seu público.
Como montar um delivery sem ter dor de cabeça
Na era digital, a tecnologia deve ser uma das principais aliadas de qualquer empreendedor. Ao longo do artigo, apresentamos sugestões que se relacionam diretamente com ferramentas tecnológicas, provando que, quanto maior a inovação, melhor para o negócio.
Por isso, para finalizar as dicas para uma entrega de comida perfeita, indicamos um sistema de gestão que compreende todas as etapas de um serviço de delivery, o Easyassist. Sendo assim, como montar um delivery sem precisar ter dor de cabeça registrando pedidos em um caderno?
Desenvolvido por uma das principais empresas de automação comercial do mercado, essa plataforma oferece maior segurança, interatividade e praticidade para os seus clientes. Além disso, o Easyassist apresenta benefícios como:
- terminais touch-screen;
- apresentação de cardápio digital;
- autonomia para os consumidores.
Esse só mais um exemplo de como a tecnologia é fundamental para um serviço delivery: atraindo clientes e dando maior suporte para os empreendedores.
Enfim, o serviço delivery só tende a crescer nos próximos anos. Por isso, é importante se informar sobre as tendências e novidades e se manter sempre competitivo perante a grande concorrência. Analise todas as dicas apresentadas e atraia cada vez mais clientes com inteligência, qualidade e eficiência.
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