7 passos eficazes para fidelizar os clientes do seu restaurante - Blog da Casa Magalhães

7 passos eficazes para fidelizar os clientes do seu restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 10/07/2019
7 passos eficazes para fidelizar os clientes do seu restaurante

Você já sabe que sem consumidores não há negócios. No entanto, é necessário fazer vendas recorrentes para manter a sustentabilidade do seu restaurante. Esse é um dos principais motivos que fazem com que fidelizar os clientes seja uma ação tão relevante para esse tipo de empresa.

Talvez você não saiba, mas procurar um cliente novo custa de cinco a sete vezes mais que manter os antigos. A constatação do pai do Marketing, Philip Kotler, ainda é atual e precisa ser um mantra para qualquer empresário que deseje ter sucesso.

Isso significa que é preciso investir somente nos clientes antigos e esquecer a captação? É claro que não! O foco, na verdade, precisa ser a fidelização, ou seja, a promoção de ações que façam o consumidor optar sempre — ou a maioria das vezes — pela sua empresa.

Como alcançar esse patamar? É o que vamos ver neste artigo, a partir de 7 melhores práticas para fidelizar clientes no seu restaurante. Que tal saber mais?

1. Invista em bom atendimento

O atendimento da sua empresa é diferenciado? Ou é feito só o “feijão com arroz”? Saiba que oferecer uma boa experiência é obrigatório e já deixou de ser um fator competitivo há muito tempo. A questão é que, para agradar seus clientes, você também precisa investir nos seus colaboradores.

Profissionais engajados e motivados são fundamentais para o bom atendimento aos clientes. Além disso, eles também devem ser treinados e conhecer o cardápio e a política do seu restaurante. Dessa forma, é possível alcançar a excelência.

Nesse momento, é importante treinar os colaboradores a respeito do atendimento adequado. Demonstre que eles são responsáveis por acabar com possíveis objeções dos consumidores e pela personalização — ou seja, o cliente precisa se sentir importante.

Junto a isso, capacite os colaboradores a entenderem possíveis solicitações. É necessário entender as diferenças entre vegetarianos, veganos, ovolactarianos, intolerantes a lactose e glúten etc. Assim, os clientes sabem que podem contar com o seu restaurante e que ali é saudável e seguro — um ponto forte de fidelização.

2. Tenha um cardápio atrativo e sirva comida de qualidade

Sabe aqueles locais que oferecem menus degustação e/ou pratos diferenciados? Eles apostam nos cardápios para atrair clientes. Esse é mais um ponto de fidelização dos clientes — portanto, empregue esforços para isso.

Tenha em mente que seu negócio é a comida. Por isso, ter bons profissionais de cozinha, que fazem produtos de qualidade e com boa apresentação é essencial. Mais que isso, toda a equipe precisa estar preparada para agradar o consumidor e atender às suas sugestões.

Na hora de montar o cardápio, considere o tipo de restaurante que você tem. Se é um buffet, coloque opções saudáveis e uma boa oferta de saladas. Se deseja atrair público diferenciado, ofereça pratos vegetarianos, veganos e por aí vai.

Vale a pena ainda considerar o layout do cardápio oferecido ao cliente. Use cores compatíveis e adequadas com o seu restaurante. Coloque imagens de qualidade e que chamem a atenção dos clientes. Assim, eles sempre voltam para experimentar outro prato.

3. Faça promoções

Sabe os pratos mais pedidos no seu restaurante? Faça promoções deles para fidelizar os clientes. Aqui, vale oferecer um desconto ou fazer combos com bebidas ou sobremesas. Dar um presente no aniversário do cliente também é válido.

A atenção recai sobre a melhor promoção para os seus clientes. Nesse momento, considere seus hábitos de consumo. Avalie ainda os dias estratégicos para oferecê-las, especialmente aqueles que têm menos vendas. Desse modo, você mantém um fluxo constante de pessoas.

Por fim, pense ainda em estratégias de divulgação das promoções. Insira posts nas suas redes sociais, coloque displays nas mesas e informativos próximos dos caixas, informe pessoalmente aos clientes na hora de pagar e o que mais você achar necessário.

4. Implemente um programa de fidelidade

Incentivar seu cliente a voltar sempre ao seu restaurante é a prerrogativa máxima da fidelização. Para isso, uma boa dica é usar os programas de fidelidade. Existem diferentes modelos — e você pode escolher aquele que achar mais adequado ao seu negócio.

Uma possibilidade são os cartões de fidelidade. Basta fazer o do seu negócio, personalizado, e oferecer aos clientes. A cada refeição é inserido um carimbo. Ao completar, o consumidor recebe um prêmio, como uma refeição ou bebida grátis, ou um desconto significativo.

Você ainda pode inovar e oferecer 5% de redução do valor devido ao cliente que fizer check-in no Facebook ou se cadastrar no site, ou até entregar um cupom de desconto para a próxima visita.

Outra dica é oferecer uma viagem a outro país e usar o programa de fidelidade como pontuação para se candidatar ao sorteio. De toda forma, vale a pena pensar em recompensas de curto prazo, porque elas costumam atrair mais.

Além disso, evite perturbar o consumidor. A ideia é facilitar o processo. Por isso, vale a pena usar um modelo de pontuação online, a fim de evitar a potencial perda de um cartão físico.

5. Crie um bom ambiente

Com certeza, você já foi a restaurantes em que se sentiu bem e outros em que não gostou do local. O ambiente é a primeira impressão — e esse é um ponto importante para a fidelização dos clientes.

Para criar uma boa imagem, invista em uma decoração positiva, que transmita os valores do seu restaurante e sua proposta, atendimento e tipo de cozinha. Assim, se a comida é temática — por exemplo, mexicana —, crie um ambiente com o mesmo viés.

Se a ideia é atrair um público de alta renda, aposte em um local com requintes de luxo, como um lustre bonito, cadeiras e mesas de alta qualidade etc. Por sua vez, se a comida é caseira, fazer do seu restaurante uma casa confortável, que lembre a das avós, é uma boa pedida.

Perceba que a decoração atrai mais que os olhos. Ela também influencia a percepção pelo cheiro e sabor, assim como traz à tona sentimentos e sensações. É assim que você oferece mais que uma refeição e cria, de fato, uma experiência.

6. Aposte na força do relacionamento para fidelizar os clientes

Todos os fatores apresentados até agora ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes. No entanto, para fidelizá-los, é preciso automatizar processos e garantir a lembrança de todos os detalhes importantes.

Como fazer isso? A resposta está na tecnologia. Um software de gestão do relacionamento com os clientes (CRM) é uma ferramenta indispensável para melhorar a experiência e conhecer os hábitos de consumo. Para isso, basta anotar os detalhes de cada consumidor e registrar todas as comunicações.

Com o tempo, o CRM se torna um repositório de informações valiosas, que ajudam a definir estratégias e fazer mudanças acertadas no seu negócio. Por exemplo, com a ajuda desse sistema, você identifica se há pedidos por uma comida mais saudável ou vegetariana. Ao mesmo tempo, verifica sugestões e reclamações.

Todos esses detalhes ajudam a definir o que fazer. Ao mesmo tempo, você entra em contato com o cliente nos seus aniversários, quando fizer uma promoção, tiver alguma reformulação de cardápio etc., a fim de fornecer descontos, informá-lo e convidá-lo a voltar.

7. Aceite feedbacks — e solicite-os!

Você só saberá o que melhorar no seu restaurante se contar com os feedbacks dos clientes. Ao perceberem que você solicitou ou deu atenção às reclamações e ainda fez os ajustes necessários, a tendência é que os consumidores sejam fidelizados. Afinal, todos gostam de perceber que sua opinião é importante.

Fortalecer os pedidos de feedback e manter um canal aberto e direto de diálogo são ações essenciais para ter esse retorno. Portanto, deixe pesquisas de satisfação próximas ao caixa, disponibilize e-mails para reclamações e esteja disposto a conversar quando necessário.

Tenha em mente que esses retornos são excelentes para saber em quais aspectos o treinamento deve focar. Além disso, ajudam a fornecer feedbacks para a equipe, a fim de ajudá-los a melhorar sempre.

O que você achou dessas ideias de fidelizar os clientes? Caso ainda não as aplique no seu negócio, comece agora. Você verá que elas fazem a diferença para aumentar seu faturamento e, claro, manter suas vendas recorrentes.

Agora que você sabe o que fazer para fidelizar os consumidores, aproveite para conhecer os 10 mandamentos da redução de custos para bares e restaurantes!

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