Aplicativos Delivery: vale a pena cadastrar seu restaurante? - Blog da Casa Magalhães Aplicativos Delivery: vale a pena cadastrar seu restaurante?

Aplicativos Delivery: vale a pena cadastrar seu restaurante?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 05/07/2019
Aplicativos Delivery como cadastrar

Não há como negar: a internet mudou a forma de viver e de consumir em todo o mundo. Os aplicativos delivery, por exemplo, trouxeram mais praticidade e rapidez na hora de pedir comida em casa, transformando a tela do computador ou do celular em uma verdadeira praça de alimentação digital.

Está tudo ali — cardápio completo com fotos e preços, e o pedido é feito em poucos segundos, no clicar de um botão. Telefonar, pedir algum prato, passar o endereço… Na era do imediatismo, isso ficou muito complicado e virou passado.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura e saiba mais sobre essa ferramenta!

Como funcionam os aplicativos delivery?

As plataformas de delivery online utilizam sistemas inteligentes que transmitem os dados do cliente para a empresa, tornando o serviço rápido e eficiente. Na maioria das plataformas, o consumidor precisa apenas fazer um breve cadastro, digitar o CEP para encontrar os estabelecimentos mais próximos e escolher.

E o procedimento também é bem simples para a sua empresa. Basta registrá-la no aplicativo escolhido e preencher informações sobre ela, como horário de funcionamento, formas de pagamento e tempo estimado de entrega, além de incluir o cardápio com o maior número de detalhes atrativos possível.

Por que eu deveria cadastrar meu restaurante em aplicativos delivery?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, 81% dos usuários da internet usam ou já usaram aplicativos ou sites online para fazer pedidos de produtos ou serviços. E 50% dos respondentes afirmou fazer pedidos de refeições e comidas prontas.

Entre as principais razões pelas quais os consumidores disseram preferir utilizar os aplicativos estão: a comodidade, a facilidade do processo e o fato de não precisar falar ao telefone.

O empreendedor e especialista em marketing digital Gary Vaynerchuk disse em um importante evento que os negócios irão morrer se os donos de negócios ignorarem o comportamento do consumidor com a tecnologia. 

O comportamento do seu público é o principal fator a ser levando em conta na hora de decidir entrar ou não em aplicativos delivery, mas se você precisa de mais argumentos a seguir apontaremos vantagens e desvantagens desses aplicativos, siga lendo.

Quais são as vantagens?

Mas será que vale a pena cadastrar o seu estabelecimento nesses aplicativos delivery? Confira, a seguir, as vantagens de ter o seu cliente a um único clique de distância:

1. Ao alcance do público

Considerando que muitas pessoas, hoje em dia, não têm o antiquado telefone fixo e usam um aparelho móvel para acessar serviços disponibilizados pela internet, estar presente em um aplicativo delivery aproxima sua empresa de muitos clientes em potencial. Assim, é possível expandir sua marca e diminuir os gastos com outros tipos de publicidade.

Além disso, ainda existe aquela parcela de consumidores que não sabe exatamente o que quer comer e acessa o aplicativo para definir. Se o seu estabelecimento for bem avaliado pelos outros consumidores e tiver fotos e preços de dar água na boca, pronto: é só aguardar o próximo pedido online.

2. Agilidade para fazer e receber o pedido

Chegamos à próxima vantagem: a rapidez do processo. Com os aplicativos delivery, o seu cliente não precisa telefonar — e não corre o risco de desistir por encontrar a linha ocupada. 

Além disso, você não tem que se preocupar com os telefonemas ou disponibilizar um funcionário apenas para receber os pedidos.

O consumidor pode escolher a partir de categorias pré-definidas (como ingredientes, monte seu prato, entradas ou bebidas) e enviar o pedido. Você, então, receberá o alerta imediatamente para começar o preparo.

3. Pedidos certos, sempre

E todo esse processo acontece sem erros! Não existe o risco de o seu funcionário entender o pedido errado, por exemplo, e o cliente reclamar ou mandar a comida de volta. Foi ele quem selecionou, clicou e finalizou a própria compra. E, se ele contestar, é só consultar a solicitação registrada no aplicativo para conferir quem se enganou.

4. Sem frustrações

O seu cardápio online permite que seja feita uma especificação detalhada do produto oferecido, além da postagem de fotos. Com isso — e se a foto do prato for fiel ao produto, é claro —, a pessoa já sabe o que esperar quando abrir as caixinhas, evitando queixas do tipo “não foi isso que pedi!”.

Outra vantagem é a indicação do tempo para entrega. Antes de fechar o pedido, o cliente já confere se vai demorar e se está disposto a esperar o período previsto.

5. Segurança no pagamento

Os aplicativos delivery permitem que o pagamento seja feito na própria plataforma. Isso traz segurança e praticidade para todos os envolvidos.

O consumidor não precisa ter dinheiro ou cartão em mãos, ao passo que o seu estabelecimento já recebe o pagamento antes de preparar o prato. E o entregador, por sua vez, não corre riscos ao transportar grandes quantias de dinheiro.

6. Fácil gerenciamento

Você pode fazer mudanças e atualizações em todo o seu cardápio (pratos e preços) em poucos minutos, sem passar pelo oneroso processo de produzir e imprimir novos cardápios e panfletos sempre que alterar os pratos.

E as desvantagens?

Mas nem tudo nos aplicativos delivery são de encher os olhos. Como em todo serviço, existem algumas desvantagens que devem ser consideradas, como:

1. Limitação

É claro que muitas pessoas, hoje em dia, têm acesso fácil a uma boa internet, mas ainda há aqueles consumidores que não possuem um dispositivo adequado ou preferem o bom e velho telefonema. Com o aplicativo delivery, o seu estabelecimento perde essa fatia mais tradicional da clientela.

2. Padronização dos estabelecimentos

Em geral, as plataformas dos aplicativos possuem um padrão de apresentação, deixando todos os cardápios com a mesma formatação. Não é possível inovar e tentar se destacar pelo layout, o que te obriga a trabalhar mais o valor da marca e a apresentação dos produtos.

3. Pagamento de comissão

É claro que todas essas facilidades digitais têm um preço. Para fazer parte da turma, é preciso pagar uma comissão para cada venda — e alguns aplicativos cobram uma mensalidade. Faça as contas e veja se o custo/benefício vale a pena para a sua empresa.

4. Concorrência

Infelizmente não foi só você que teve a ótima ideia de se cadastrar em um aplicativo delivery. Ao digitar o CEP, o cliente provavelmente vai encontrar o seu e muitos outros estabelecimentos que oferecem o mesmo produto. Novamente, a sua marca e a sua apresentação precisam se destacar para cair no gosto do freguês e conquistar o clique.

Como se cadastrar em aplicativos delivery?

Agora que você já está por dentro do funcionamento dos aplicativos delivery e resolveu participar, basta escolher entre as opções de plataformas disponíveis atualmente. Uma das maiores empresas de delivery online é o iFood, que se tornou uma gigante do segmento ao se fundir com outras marcas, como o RestauranteWeb e a Hellofood.

Depois de contarmos a nossa opinião sobre os aplicativos delivery, queremos saber qual é a sua. Você acha vantajoso participar de alguma plataforma? Se participa ou já participou, vale a pena? Deixe o seu comentário e inscreva-se na nossa newsletter!

 


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Comentários

8 respostas para “Aplicativos Delivery: vale a pena cadastrar seu restaurante?”

  1. Queria saber como cadastrar no aplicativo IFood!

    Valeu!!

  2. Interessante essas informações!

  3. Lika disse:

    Eh possível se cadastrar sendo cozinha informAm? Feita em casa?

  4. maria josé dos santos disse:

    Parece uma ideia boa

  5. maria santos disse:

    Parece uma boa ideia

  6. Obrigada Lucio! Ficamos muito felizes por ajudar! 🙂

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