Conheça as melhores práticas para administrar uma rede de lojas!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 03/07/2018

Comandar um estabelecimento já é um grande desafio, mas quando se trata de administrar uma rede de lojas, a tarefa é ainda mais complexa. Para o empreendedor que está ampliando seus negócios, manter o controle sobre todas as unidades é uma missão que requer muito planejamento, dedicação e visão estratégica.

É preciso preservar o padrão de qualidade da marca e garantir que todas as lojas tenham um bom desempenho em vendas, atendimento e relacionamento com os clientes, além, é claro, de aproveitar as oportunidades, minimizar os riscos e conquistar bons resultados para a empresa. Mas, para isso, é preciso enfrentar alguns obstáculos.

Conheça, a seguir, as principais dificuldades encontradas pelos gestores responsáveis por administrar uma rede de lojas, e as melhores práticas para alcançar bons resultados. Acompanhe!

Os principais desafios da gestão de rede de lojas

Entre as diversas responsabilidades que os administradores precisam lidar diariamente, algumas tarefas merecem um pouco mais da atenção, como:

Gestão financeira

Administrar uma rede de lojas significa acompanhar inúmeros aspectos que podem variar de uma unidade para outra, como emissão de notas, relatórios, controle de estoque, processos fiscais, gerenciamento de vendas, entre outros.

Para que o gestor tenha uma visão clara do negócio e possa tomar as decisões certas, é fundamental que ele realize uma gestão financeira eficiente. Para isso, ele precisa acompanhar as rotinas e processos administrativos das unidades, com o objetivo de garantir que cada loja mantenha um bom desempenho no mercado.

Gestão de estoque

O estoque é um dos principais setores das lojas, afinal, é nele que se concentram os produtos comercializados do negócio. E justamente devido a sua importância, que realizar uma gestão de estoque eficaz é um dos principais desafios dos administradores.

É preciso evitar erros que possam prejudicar os pedidos e as vendas, como o excesso de mercadorias ou itens em falta, além de garantir que os recursos financeiros sejam bem direcionados e aplicados.

Gestão pessoal

Se lidar com uma pequena equipe de colaboradores já é um grande desafio, imagine realizar uma gestão de diversos funcionários. Além da necessidade de ter um time competente e qualificado, é preciso sempre acompanhar o desempenho profissional de cada um, já que funcionários sobrecarregados, desestimulados e insatisfeitos podem apresentar baixa produtividade.

A motivação é fundamental para que a equipe se desenvolva profissionalmente e aprimore suas habilidades. Sem contar que funcionários interessados trabalham com mais dedicação e foco nos resultados.

Logística

Outro ponto que merece a atenção dos gestores que estão ampliando seu negócio é a logística, afinal, para acompanhar de perto e de forma detalhada todas as unidades, é preciso visitar as lojas com frequência.

Por mais que o empresário tenha pessoas de confiança em cada setor, conhecer a realidade de cada estabelecimento permite que ele tenha a oportunidade de verificar se as instruções estão sendo seguidas corretamente e também identificar possibilidades de inovação ou mudança.

As melhores práticas para administrar uma rede de lojas

Os desafios para quem vai administrar uma rede de lojas são muitos, no entanto, os gestores podem contar com diversas soluções disponíveis para minimizar os problemas e facilitar sua rotina. Descubra como realizar uma gestão funcional e estratégica de seu negócio:

Manter organização

Uma condição essencial para qualquer negócio prosperar é a organização. Esse é um fator válido para todos os aspectos, desde a maneira que os gestores lidam com suas equipes de trabalho até outras áreas, como o estoque, processos de compra e venda, fluxo de caixa etc.

Manter um controle manual para acompanhar todas essas tarefas — especialmente quando se trata de uma rede de lojas — é uma prática ineficiente e imprecisa, por isso, uma solução eficaz é utilizar ferramentas que possam unificar e organizar todas as informações de maneira centralizada, integrada e de fácil acesso. Use a tecnologia a seu favor!

Planejar todas as ações

Assim como a organização, o planejamento é um princípio fundamental para um negócio bem-sucedido. Desse modo, as ações devem ser previamente planejadas e transmitidas para todas as unidades colocarem em prática a execução.

O planejamento é uma importante ferramenta de gestão, pois, por meio dele, é possível projetar as próximas operações, investimentos, inaugurações, contratações, metas, objetivos, enfim, todas as estratégias que conduzam à expansão e conquista de bons resultados.

Utilizar softwares de gestão integrados

Hoje em dia é praticamente impossível gerenciar de forma eficiente todos os processos de uma empresa sem o uso da tecnologia, imagine então administrar uma rede de lojas sem ela. Por isso, é fundamental que os gestores utilizem softwares de gestão para integrar e controlar todos os setores — vendas, estoque, produção, financeiro etc.

No mercado, existem sistemas especializados que disponibilizam um grande número de funcionalidades, como melhorias no processo de compras, acompanhamento de vendas, indicadores de desempenho, controle de estoque, fluxo de caixa, entre outras possibilidades.

Os softwares de gestão integrados permitem, ainda, que os gestores automatizem as vendas, identifiquem possíveis falhas, minimizem perdas e desenvolvam estratégias para melhorar os resultados.

Eliminar retrabalho

Esse item está diretamente relacionado com o artigo anterior. Isso porque quanto mais integrados estiverem os sistemas das lojas, mais tarefas serão eliminadas — evitando, assim, o chamado retrabalho.

Essas ferramentas auxiliam no processo de unificação de cadastro e controle de informações referentes ao estoque, facilitando as operações para quem gerencia uma rede de lojas.

Ao inserir no sistema os dados de todas as unidades, o processamento das informações deve ser integrado. Assim, é possível identificar de forma rápida e fácil a quantidade de produtos que estão disponíveis nas unidades, por exemplo.

Manter equipe alinhada

Outra prática fundamental para uma boa gestão é manter uma equipe alinhada com os propósitos e com a política de funcionamento da empresa. Por mais automatizado que seja um estabelecimento, ele ainda depende da atuação de pessoas. Portanto, é importante preservar um padrão de atendimento ao cliente de qualidade.

Para manter uma equipe alinhada é preciso investir em constantes treinamentos e capacitações. Além disso, uma gestão pessoal eficiente procura sempre manter sua equipe motivada, com foco nos resultados, na satisfação do cliente e no crescimento da empresa.

Padronizar os processos

Para que a gestão de todas as lojas seja realizada com qualidade e eficiência, é preciso que todos os processos internos sejam padronizados, tornando os controles mais assertivos e descomplicados. Dessa forma, fica mais fácil identificar quando algum setor está em desalinhado.

É necessário que o gestor conheça todos os processos da empresa e identifique os profissionais responsáveis por cada um eles. Em seguida, ele deve desenvolver orientações precisas e de fácil compreensão sobre o devido funcionamento dos setores de cada unidade.

Também devem ser padronizados os métodos de gestão. Para isso, a tecnologia é, mais uma vez, uma importante aliada, visto que os softwares e sistemas disponíveis possibilitam a integração e otimização de todos os processos.

Administrar uma rede de lojas não é tarefa fácil. Afinal, são muitos processos e setores que precisam ser acompanhados para que o desempenho das vendas sejam positivos. Contudo, algumas práticas como planejamento de ações, organização e a padronização de processos alinhadas ao uso tecnologia, podem auxiliar para uma gestão mais prática e descomplicada.

 

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