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As melhores estratégias de preço para atrair clientes!

Autor: Casa Magalhães Assunto:
  • Finanças
  • Gestão de Empresas
Data: 18/01/2020
estratégias de preços para atrair clientes

Procurando por melhores estratégias de preço para tornar seu negócio mais competitivo e elevar sua receita? Então, está no lugar certo. Mas antes, você tem que saber alguns detalhes.

Em tempos de crise econômica é fácil topar com 4 tipos de clientes: 

  1. os que cortam todo o tipo de gastos
  2. aqueles que buscam economizar em tudo, mas com menos energia
  3. tem também os que mantém o nível de consumo, porém com seletividade
  4. e por fim, os que continuam consumindo como antes.  

A grande maioria dos clientes está nos dois primeiros grupos e para garantir vendas, as empresas precisam pensar em novas táticas de preço.

Pensando nisso, criamos para você 6 estratégias imbatíveis para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Quer saber mais? Então continue lendo.

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  • Como o cliente avalia o preço?
  • As 6 melhores estratégias de preço para o seu negócio
  • 4 Dicas importantes para definir estratégias de preço:

Como o cliente avalia o preço?

Para começar a falar sobre estratégias de preço, temos que saber como o consumidor avalia essa variável, que diga-se de passagem, não se trata apenas de números na etiqueta.

Existe uma diferença sutil entre o preço do seu produto e o valor que ele possui. É a comparação entre esses dois fatores que faz o seu cliente avaliar se uma mercadoria tem preço baixo, alto ou justo. Já o preço é algo objetivo, é o investimento feito pelo consumidor na compra do seu produto, e envolve o custo de produção, a tributação, a margem de lucro e os custos operacionais.

Diferente do preço, o valor não se baseia em números, mas sim em aspectos subjetivos do consumidor. O valor expõe o quanto um produto atende as necessidades do cliente e os benefícios que o mesmo vê no produto em comparação ao investimento que ele vai fazer no ato da compra. 

Sendo assim, valor é o que faz, por exemplo, clientes estarem dispostos a pagar um alto preço para consumir pipoca com refrigerante no cinema. Sabemos que é bem mais fácil pagar menos para fazer o mesmo em casa, todavia o tamanho da tela será diferente, a qualidade do áudio, conforto do assento e a temperatura do ambiente. Em outras palavras, “o preço é o que você paga, o valor é o que você leva”.

Sendo assim, é importante você se perguntar que benefícios o cliente vê em seus produtos e quanto ele está disposto a pagar o que você cobra. Tendo isso em mente, podemos falar sobre as estratégias de preço que farão seu negócio atrair clientes mesmo em tempos de crise.

As 6 melhores estratégias de preço para o seu negócio

1. Preço alto-baixo

A primeira das nossas estratégias de preço consiste em dar descontos temporários em certos produtos e, em seguida, voltar a praticar os preços normais. A tática de preço alto-baixo é comum no setor varejista, porém pode ser aplicada em negócios do ramo alimentício. 

A adoção desse esquema de preços possui como principal vantagem a associação que o consumidor faz entre a empresa e a prática de preços baixos. 

Mas, se você pretende aplicar essa tática, atenção! É necessário estar ligado ao controle de seu estoque para que não falte produtos. Caso isso aconteça, seus clientes podem ficar insatisfeitos.

Dica: para a estratégia de preço alto-baixo, busque comprar itens que serão oferecidos com preços especiais.

2. Preço baixo todo dia

Como o próprio nome diz, esta estratégia consiste em uma política fixa de preços baixos. O objetivo é evitar a variação de preços ganhando a confiança dos clientes.

Além da segurança de preço gerada com os consumidores, a instituição que se utiliza dessa tática reduz gastos com publicidade, atrai clientes de forma constante evitando grandes variações nas vendas e diminui questões como sobra ou falta de estoque.

Dica: antes de mudar seus preços e adotar de vez essa prática, pense bem na imagem da sua empresa no mercado. Seu preço deve estar condizente a marca e ao público.

3. Preço líder

Esta é uma outra prática comum no varejo, e consiste em reduzir ao máximo o preço de produtos líderes para atrair clientes e aumentar a procura.

Entendemos por produtos líderes aqueles que possuem um grande volume de vendas no mercado, por exemplo: o sabão em pó Omo, o achocolatado Nescau, o arroz Tio João e outros.

Em resumo, ao reduzir as margens de lucro para esse grupo de produtos você está criando uma isca para consumidores, atraindo clientes para a compra de outros produtos com margens de ganho maior que suprem as reduções de preço feitas no produto líder.

4. Preços sazonais

O preço sazonal é uma prática que equivale a variar o preço de um produto de acordo com dias da semana ou períodos específicos do ano.

Dois fatores geram esta variação de preços: o alto volume de buscas por determinados produtos, ou a necessidade de atrair demanda em dias de menores fluxos (como promoções em restaurantes durante os dias de menor movimento).

Essa estratégia é comumente usada em supermercados para ofertar promoções como, por exemplo, segunda e terça da fruta, quinta da carne, etc. 

5. Preço por volume

Por sua vez, esta técnica está ligada a ideia de “ganhos de escala”, e seu principal objetivo é estimular o aumento no volume de compras por parte do cliente ou até mesmo, escoar o estoque de determinada mercadoria.

Este esquema de preços propõe a aplicação de descontos para clientes que comprarem quantidades maiores de um mesmo produto. Por exemplo, firmas de atacarejo.

É importante ressaltar que, de acordo com os empresários do setor, a estratégia de preço por volume, foi um dos fatores cruciais para o forte crescimento dos atacarejos nos últimos anos. Apenas 2016 este formato de negócio teve um aumento de 14% em suas vendas.

Apesar de ser uma prática presente nos atacarejos, os varejistas também podem se utilizar da estratégia. É possível dar descontos na compra da segunda unidade de certos produtos. Já empresas do setor alimentício podem ofertar pratos ou lanches para duas pessoas com preços menores.

6. Preço psicológico e de preço de referência

As duas estratégias de preço deste ponto estão ligadas a maneira que seu preço é visível.

Primeiramente, o preço psicológico trabalha a percepção do cliente em relação ao preço e consiste em cobrar, por exemplo R$ 99,90 por um produto invés de R$100, o que faz com que os consumidores veja a mercadoria como sendo mais barata. Números ímpares nas etiquetas sugerem preços mais competitivos.

Já o preço de referência é a apresentação do preço de oferta do produto junto com o preço normal, dando ao cliente a chance de comparar e ver que a compra do item naquele momento representa uma vantagem. É o famoso “De X, por Y”. 

4 Dicas importantes para definir estratégias de preço:

As estratégias de preço vistas até aqui, quando postas no negócio de forma pensada, tem o poder de atrair clientes para a sua empresa e aumentar o ticket médio de cada cliente.

Contudo, é importante avaliar outros pontos antes de sair trocando os preços do seu negócio e dando descontos. Por isso listamos aqui algumas dicas que te ajudar neste momento:

     1.Fique atento aos seus custos 

Mesmo com o aumento da procura, abaixar os preços de seus itens sem observar os seus custos de produção e aquisição, pode levar a sérios prejuízos. Portanto, veja bem essas informações na hora de definir um desconto.

      2.Defina sua estratégia em relação a concorrência 

Inicialmente, antes de dar um preço é importante ver como sua empresa quer se colocar diante dos concorrentes: ela quer ofertar mais pelo mesmo? Mais por menos? Ou mais por mais? Busque não dar preços altos por produtos de menor qualidade que os ofertados pelos concorrentes, esta é a pior estratégia de preço que sua empresa pode adotar.

       3.Preço baixo não fideliza cliente 

O seu preço pode até atrair os clientes, mas não é isso que vai fidelizá-los. É preciso que você trabalhe fatos para criar diferencial e fazer com que os consumidores voltem, como por exemplo a rapidez dos funcionários, a qualidade do atendimento ou o ambiente do ponto de venda.

      4.Conte com as ferramentas certas 

O preço é uma variável muito ativa. Controlar e gerir tudo isso por meio de planilhas cria um esforço vão e passível de erro humano. Hoje, o mercado possui sistemas de automação que podem ajudar o seu processo de gestão de preços. Busque os meios que mais se adaptam a sua necessidade e facilite a sua rotina.

Já se sabe que o preço é peça chave para atrair clientes, e por fim, você está pronto para traçar uma boa estratégia de preços para o seu negócio, garantindo as vendas, o fluxo de clientes e bons resultados.

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Tags: Preços
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