Como a tecnologia no Varejo vai ajudar na gestão da sua empresa?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 15/02/2019
Tecnologia no Varejo: 3 soluções que vão ajudar na gestão da sua empresa

Conheço 2 comerciantes que abriram suas empresas na mesma época, em uma localização próxima, e no mesmo segmento de mercado. Mesmo tendo tanto em comum, seus destinos foram diferentes.

O comerciante “A”, ao poucos fez investimentos em tecnologia para sua empresa, hoje ele conta com 30 funcionários e 6 PDV’s em sua frente de loja.

O comerciante “B”, estava com a empresa do mesmo tamanho, dispondo apenas de 1 funcionário, o entregador. Tinha em seu balcão a caderneta de anotações, calculadora à pilha e uma pasta para arquivar os recibos dos fornecedores. Em 2018 precisou encerrar suas atividades.

Aqui eu não estou falando que o “A” está certo e o “B” está errado, ou vice-versa, o que importa é que ambos estejam felizes com suas escolhas.

Mas você concorda que a vida do comerciante B seria diferente se desde o início ele houvesse, mesmo que aos poucos, buscado investir em tecnologia para sua empresa?

O que podemos tirar como lição desse exemplo? Se você quer que sua empresa cresça, atraia mais clientes e gere mais lucros, você precisa abandonar o papel e se reinventar, caso contrário, ela vai deixar de existir.

Como usar a tecnologia para melhorar a gestão da minha empresa?

Nos tópicos abaixo vou dar algumas dicas bem importantes. Fique atento!

1° Use seu celular para fazer um bom gerenciamento

Há 15 anos você imaginava que poderia assistir seus filmes preferidos, fazer chamadas de vídeo, pedir um carro particular, com apenas alguns cliques?

Cada vez mais modernos, os celulares possibilitam aos empreendedores fazer uma boa gestão da sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar.

Vários aplicativos oferecem essa possibilidade, seja para a gestão financeira, movimentações bancárias, organização de atividades, reunião via videoconferência, entre outros.

Saiba porque usar um aplicativo para controle de vendas em um supermercado.

2° Integre os canais de vendas, conheça o Omnichannel!

Segundo o Sebrae, Omnichannel é uma tendência do varejo que integra lojas físicas e virtuais. É um sistema de comunicação unificado, totalmente focado na experiência do consumidor.

O omnichannel tem ganhado cada vez mais espaço na vida do brasileiro, para exemplificar, segundo pesquisa do Google, 79% das pessoas que compraram smartphones em loja física, pesquisaram na internet antes.  Por qual motivo fizeram isso?

De acordo com o buscador, 78% para encontrar modelos variados, 72% comparar preços e 66% encontrar informações técnicas sobre os celulares.

O smartphone é apenas um exemplo entre tantos produtos. No omnichannel o que importa é garantir ao consumidor a melhor experiência nos 2 ambientes: digital e físico, pois além de ganhar um cliente, você estará gerando um potencial divulgador da sua loja.

3° Utilize o armazenamento em nuvem pra não perder nada

Quando estava finalizando o TCC da minha graduação, salvei todos os arquivos em um pen drive e levei em uma gráfica rápida para fazer a impressão. E adivinha? Para a minha surpresa e meu desespero, o arquivo havia sumido. A sorte é que havia feito uma cópia na internet e pude resgatar todas as minhas horas dedicadas àquele trabalho.

Espero nunca mais passar por esta situação e desejo que o mesmo não aconteça com você.

Por isso, por experiência própria lhe dou esse conselho: não deixe seus arquivos salvos apenas em pastas no computador, pendrive, cds’s, ou seja lá o que você utilize.

Existem vários aplicativos gratuitos de armazenamento em nuvem, os principais são: Google drive, One drive, Dropbox.

Há também aplicativos em nuvem voltados exclusivamente para a gestão do seu negócio. Eles mantém as informações de suas vendas em segurança, com um baixo custo de investimento, se comparado ao prejuízo que você possa ter se perder essas informações armazenadas em dispositivos físicos na loja.

Clique para saber como administrar seu negócio à distância com a tecnologia em nuvem.

4° Invista em Automação comercial

Uma das causas do crescimento do comerciante “A”, foi o investimento em automação comercial. Fazer o gerenciamento da sua empresa, baseado apenas nas anotações da caderneta, não é seguro.

É difícil encontrar um varejista de sucesso que não use automação, pois, ela causa um impacto positivo e retorno significativo a uma empresa. 

Paras realçar melhor a importância de investir nessa tecnologia, listei seus principais benefícios:

  • Redução do custos
  • aumento da produtividade
  • controle de vendas
  • controle de estoque
  • gestão de relacionamento com os clientes
  • controle das finanças
  • melhora do atendimento.

As vantagens são inúmeras, saber o que sua loja precisa é essencial para fazer uma compra certeira. Caso contrário, você terá “jogado dinheiro fora”.

Agora que você conhece as 3 soluções de tecnologia no varejo que vão ajudar na gestão da sua empresa, no tópico seguinte vou lhe mostrar os benefícios da tecnologia no varejo por meio da história do maior varejista do mundo. É claro que você não vai deixar essa oportunidade passar, não é mesmo?

Walmart: O uso da tecnologia no maior varejista do mundo

O maior varejista do mundo também começou pequeno, em 1962, Sam Walton fundou o primeiro Walmart no estado americano Arkansas. Inspire-se com essa história de sucesso!

Você investe apenas em preço baixo? Cuidado!

Na época os concorrentes de Sam tinham a seguinte visão: “um negócio de sucesso é fundamentado em preços baixos, oferecer um ótimo serviço não vende.” 

O empreendedor, que tinha uma visão diferente, além dos preços baixos, investiu em oferecer aos clientes uma ótima experiência, pois, acreditava que além de trair novos consumidores, os fidelizaria.

Sam Walton estava certo, não é a toa que em 5 anos abriu 24 lojas do Walmart, registrando o total de US$ 12,7 milhões de vendas.

A força motriz do Walmart

Se trabalharmos juntos, reduziremos o custo de vida para todos. Daremos ao mundo a oportunidade de ver como é economizar e ter uma vida melhor.

As palavras do Sr. Walton se transformaram no objetivo da sua empresa, “economizar dinheiro para que eles possam viver melhor” e passou a nortear todas as ações do varejista.

Você deve está se perguntando, mas como economizar dinheiro e oferecer uma experiência positiva ao meu cliente, a ponto de torná-lo um divulgador da minha marca?

Ficou curioso? No próximo tópico está a resposta!

Os benefícios do investimento em tecnologia no Walmart

Investir em novas tecnologias possibilitou a economia de dinheiro e a experiência positiva aos clientes do Walmart.

Abaixo listei alguns recursos tecnológicos adotados pela empresa e seus principais benefícios:

  • 1983: Substituição de caixas registradoras por sistemas informatizados de PDV

Benefício: Checkout rápido e preciso.

  • 1987: Instalação do maior sistema privado de comunicação dos EUA

Benefício: Conexão de todas as operações da empresa.

  • 2000: É fundado o “walmart.com”

Benefício: Os clientes podem fazer as compras on-line.

  • 2007: Lançamento do serviço “Site para loja”

Benefício: O cliente compra no site e pega o produto na loja.

Benefício: O usuário pode fazer comparação com os preços da concorrência.

Viu quantos investimentos? Claro que não listei metade do que foi feito pela empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre do que realmente sua loja precisa, quero deixar o recado, de uma funcionária do Walmart, que ao perceber uma determinada situação levou aos seus superiores sugestões de melhorias.

Sam Walton costumava dizer que: você pode encontrar as melhores ideias ouvindo seus funcionários. Fico feliz que a filosofia ainda esteja viva hoje. Minha ideia era pequena, mas alguém escutou. E agora está fazendo a diferença em um nível ainda maior.
Obrigada por ter chegado até aqui! Espero que o texto: “Tecnologia no Varejo” tenha lhe ajudado! Não deixe de assinar nossa Newsletter e continuar bem informado sobre o mercado varejista! Até a próxima!
 


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