7 estratégias para fidelizar clientes em sua empresa.

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 19 de setembro de 2016
Fidelizar Clientes

Já ouviu falar que manter clientes é muito mais barato do que adquirir novos? Isso faz sentido, avaliando que é muito mais rentável fidelizar clientes que já conhecem a sua loja, do que investir em divulgação para adquirir novos clientes.

Mas como posso fidelizar clientes em meu estabelecimento?

Separei 7 dicas imperdíveis que poderão ajudar você a manter a satisfação dos seus clientes e torná-los fiéis a sua loja.

Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para a fidelização é estar atento às características pessoais do seu cliente: os seus hábitos, medos, anseios, o que ele valoriza e principalmente como os seus produtos podem atender as suas necessidades e expectativas.

Uma boa maneira de saber isso é criando um cadastro dos clientes, cuidando para que sejam registrados, além de dados pessoais como nome, endereço e documentos, o histórico das negociações realizadas com o cliente, formas de pagamento e entrega.

Com todos esses dados na mão, você poderá oferecer os produtos certos com a abordagem mais adequada e ainda benefícios diferenciados, superando as expectativas do seu cliente.

Busque diferenciais

Em um mercado onde os produtos, as marcas e até os pontos de venda são bem semelhantes, você precisa se destacar oferecendo condições diferenciadas, atribuindo valor ao seu produto e oferecendo algo a mais que a concorrência.

Hoje em dia os clientes esperam bem mais que comprar, eles querem informações sobre o que eles estão comprando: a origem do produto, sua composição e processo de fabricação.

Eles também esperam um atendimento mais personalizado. Por exemplo, através do histórico de compras, você pode contatar o seu cliente quando tiver um produto que se adéque ao seu perfil. Se um cliente procurar um produto que não está disponível em estoque, avise-o quando chegar.

O importante é você descobrir os problemas individuais dos seus clientes e se antecipar, apresentando as melhores soluções.

Atenda o seu cliente como gostaria de ser atendido

Não importa o tamanho da sua empresa, você precisa fazer o seu cliente se sentir único e especial. Comece encarando o atendimento como um diferencial. Mas o que é um bom atendimento?

Atender bem requer além de sensibilidade, saber ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando; saber captar os sinais dados e assim compreender as suas preferências, necessidades e até mesmo como poderá abordá-lo da forma mais apropriada.

Tenha um programa para fidelizar clientes

Os clientes fiéis são responsáveis pela maior parte do seu faturamento e por isso eles são o maior capital da sua empresa. Vale a pena você investir em ações de relacionamento, antecipando lançamentos e ofertas ou ainda oferecendo descontos exclusivos.

Basicamente, um programa de fidelidade é uma ação para premiar clientes especiais através de um sistema de pontuação. O consumidor vai ganhando pontos a medida que vai comprando e de acordo com essa pontuação ele poderá retirar prêmios como: descontos em compras, brindes e outros prêmios como: viagens ou passeios.

De acordo com um estudo divulgado pelas empresas de marketing LoyaltyOne e Epsilon International, aproximadamente 27% dos brasileiros que fazem parte de um programa de recompensas se sentem motivados a comprar mais vezes da mesma empresa.

Esteja presente depois da venda

Quando a venda é feita, a relação com seu cliente apenas começou. É importante manter algum contato, estar presente preenchendo o vazio de referência existente no varejo.

Procure saber a data de aniversário, suas preferências e interesses e então depois ligue, envie um e-mail, mande brindes. Não deixe ele pensar em outro nome que não seja o da sua empresa quando ele precisar comprar.

Faça continuamente a medição de satisfação do seu cliente

Não conseguimos gerenciar o que não medimos. É importante saber quais os passos da venda convertem mais, o que deixa o seu cliente mais satisfeito, qual vendedor está atendendo melhor e assim por diante, por exemplo.

O monitoramento permite a melhoria contínua de sua estratégia e através dos resultados, você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo. Esse processo deve ser cíclico: quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade ajustar as suas estratégias para fidelizar clientes.

Automatize os seus processos

Depois de definir suas estratégias, transforme o seu planejamento em uma gestão automatizada. Não se pode confiar apenas na memória ou em planilhas. Você precisa de uma base de informações confiável, com acesso simplificado, que facilite o seu trabalho e o relacionamento com os seus clientes.

Agora é só verificar como essas dicas podem te ajudar, adaptar as suas estratégias comerciais para fidelizar clientes e começar a ver os resultados. Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!


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