Self-Checkout: o supermercado do futuro já está na Casa Magalhães!

Autor: Jessica Torres Assunto: Data: 29 de junho de 2018
Self-Checkout: o supermercado do futuro já está na Casa Magalhães!

Um caixa de supermercado sem atendente ainda lhe parece algo distante que não vemos nem em filmes de ficção científica? Então saiba que o caixa de autoatendimento ou self-checkout é uma realidade comum no Japão, EUA e em países europeus, e está começando aos poucos a transformar o atendimento dos varejistas brasileiros.

Realizar compras em um supermercado sem um atendente físico está se tornando o presente do comércio e o melhor de tudo, já está na Casa Magalhães! Se você quer se diferenciar no mercado, diminuir filas do seu estabelecimento e ter oportunidade de expansão continue lendo e saiba mais sobre essa novidade!

Mas afinal, como funciona o self-checkout?

O self-checkout, ou terminal de autoatendimento como preferir chamar, permitem ao consumidor realizar todas as etapas de compra de mercadorias sozinho, desde o registro e pesagem dos produtos até o pagamento. O processo é bastante simples:

Os clientes aproximam o código de barra das embalagens no leitor do self-checkout e registram a mercadoria, que é identificada em um monitor touch screen. Neste monitor os consumidores encontram uma interface intuitiva, projetada para que o cliente consiga iniciar e finalizar a sua compra sem a necessidade de apoio.

Em seguida, os produtos são colocados nas sacolas disponibilizadas ao lado do caixa. Estas sacolas estão sobre uma balança que serve para conferir o peso dos produtos colocados nas sacolas com o peso indicado no cadastro dos produtos, garantindo a segurança do processo.

Uma grande vantagem do self-checkout é que ele dispensa o uso de estações de pré-pesagem para Frutas, Legumes e Verduras, pois possui opção de balança de pesagem no próprio equipamento, com tela bem intuitiva com as fotos dos produtos para facilitar a pesquisa do consumidor. O SysPDV-Self-Checkout já vem com um banco de imagens com mais de 370 produtos.

Além deste mecanismo, os self-checkout podem contar com câmeras acopladas que permitem o monitoramento do processo em tempo real.

Após o registro e armazenamento das mercadorias, o consumidor realiza o pagamento de maneira fácil e rápida, através de cartão de débito ou crédito, por meio de orientações básicas que são exibidas na tela sobre como o procedimento deve ser realizado.

O self-checkout foi desenvolvido para atender e automatizar o processo de vendas dos supermercados, mais voltado para poucos volumes, contando com todos os recursos necessários para a operação e integrando as informações geradas com o seu sistema de gestão.

Quais os benefícios desta tecnologia?

Melhoria no atendimento, redução no tempo de espera, diferenciação no mercado e expansão de operações. Sem dúvidas, o investimento em self-checkout proporciona benefícios para o cliente e para a sua empresa.

A agilidade e praticidade gerada pelos caixas de autoatendimento, além de prover maior comodidade para o cliente, também é responsável por uma redução de até 30% no tempo de espera dos consumidores (Revista Exame), reduzindo as incômodas filas que muitas vezes são a realidade dos supermercados.

Vale lembrar que o segmento supermercadista sofre bastante com a falta de mão de obra qualificada e os caixas de autoatendimento podem amenizar essa escassez.

Ao adicionar, por exemplo, três self-checkouts no supermercado, exigirá a necessidade de apenas um supervisor responsável por monitorar as vendas nos caixas de autoatendimento, o que implica na expansão das operações do PDV, redução nos custos de mão de obra e em mais alternativas para o cliente.

Ficou interessado e quer inovar no atendimento do seu supermercado? Então fale agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba tudo que você precisa para implementar o self-checkout no seu supermercado preenchendo o formulário abaixo!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários