8 táticas para construir uma equipe de vendas motivada
A equipe de vendas é um dos pontos vitais para o sucesso da sua empresa, pois é através dela que a loja conquista mercado, levando a lucratividade. Diante disso, você pode se perguntar:
Como ter minha equipe de vendas motivada e mais estratégica?
Antes, o vendedor era responsável por passar dados do produto e vender. Contudo, o perfil passou por uma grande mudança.
Nos dias de hoje, muitos são chamados de consultores especializados. Ou só, consultor.
Seja qual for o nome que escolhido, temos 8 dicas que podem ajudar você a construir uma boa equipe de vendas e chegar nos melhores resultados!
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1.Encontre as pessoas certas para sua equipe de vendas
O sucesso da sua equipe de vendas começa com contratações eficazes. Portanto, isso alie as capacidades técnicas, visão de negócio e o comprometimento profissional.
Além disso, avalie o preparo emocional, ou seja, a capacidade do colaborador de mudar o que parece um obstáculo em uma motivação para o trabalho. Conte com um profissional de recursos humanos para ajudar nessa tarefa.
Também é vital manter um ritmo contínuo de recrutamento. Logo, avalie a produtividade da sua equipe de vendas e se for preciso, invista em novas contratações para que seu time nunca esteja desfalcado.
Para construir uma equipe engajada, procure trabalhar com uma equipe plural, saber os pontos fortes de cada um e procurar ter ao seu lado parceiros com vontade de vencer.
2.Capacite sua força de vendas
O consumidor está cada vez mais informado e muitas vezes, pode estar nutrido de dados que o próprio vendedor desconhece. Portanto, sua equipe de vendas precisa estar com o discurso na ponta da língua para fazer uma excelente abordagem.
Porém, a regra de ouro é ouvir mais e falar menos. Saber ouvir é uma habilidade crucial para ajudar a resolver os problemas do cliente.
E não basta a sua equipe de vendas conhecer produtos para estarem aptos para vendê-los. Através de novos treinamentos e reciclagens, você pode orientar a sua equipe em como reter clientes, recuperar os perdidos, elevar as vendas e até mesmo melhorar suas relações interpessoais.
Escolha temas de interesse e divida-os para que cada semana um vendedor esteja responsável em dar um treinamento que pode ir desde as noções de gestão ao português técnico, etc.
Os vendedores podem ser motivados a dividir seu conhecimento de como obter sucesso nas vendas. Além disso, não só os colaboradores que vendem mais estão aptos para dividir suas experiências, mas também os vendedores que atingem maior grau de satisfação do cliente, por exemplo.
3.Defina metas realistas para o time de vendas
Definir metas nos traz duas grandes utilidades:
- Ter um padrão para avaliar o desempenho da equipe de vendas;
- Premiar os vendedores de maneira justa e eficiente.
Mas, ao mesmo tempo que as metas devem ser desafiadoras elas precisam ser totalmente possíveis de serem alcançadas, pois uma meta impossível de ser atingida pode desmotivar uma equipe, tendo o efeito contrário do esperado.
E para isso, é preciso levar em consideração a realidade do mercado, as condições da equipe e as necessidades da empresa.
Acompanhar o desempenho e o progresso, seja individual ou coletivo, contribui na construção de parâmetros que serão úteis para a definição de novas metas.
Por exemplo, digamos que a meta para cada vendedor de 200 kits escolares por mês e a média de venda de cada um foi em torno de 120 kits. Logo, o padrão para a definição de novas metas seria de 120.
4.Mantenha o diálogo com a equipe de vendas
A sua equipe de vendas precisa compreender os objetivos empresariais, a proposta de valor da empresa e as ofertas. Portanto, o líder deve criar um ambiente para o diálogo e troca de experiências com os vendedores, com a certeza de que isso afetará positivamente nos resultados do time.
Crie uma rotina para reunir a sua equipe de vendas e expor os resultados semanais ou mensais, bem como o progresso para a conquista da meta. Dessa forma, juntos podem consultar relatórios, debater as dificuldades e traçar estratégias para superar todos os desafios.
O lado bom dessa prática é a integração e motivação da equipe. Além do mais, promove um ambiente saudável, sinérgico, evitando a competitividade ou rivalidade entre os integrantes.
5.Monitore e desenvolva as competências
Um domínio está ligado a capacidade de entrega de um profissional, ou seja, podemos dizer que é o valor social que ele possui e que pode agregar valor econômico ao seu negócio.
Para aumentar a produtividade e maximizar os resultados da sua equipe de vendas, o primeiro passo é avaliar quais competências e habilidades são precisa para o seu time ter melhor desempenho e alcançar suas metas.
Em seguida, mapeie as competências, valores individuais, habilidades e potencialidades que cada colaborador possui e em seguida cruze esses dados. Assim, você saberá aproveitar melhor a sua equipe e também criar condições para desenvolvê-la.
6.Motive e transforme
Manter a equipe motivada é vital para garantir a competitividade da sua empresa. Logo, para você motivar a sua equipe é preciso estar atento às suas necessidades e saber o que motiva cada pessoa.
Uma forma de motivar sua equipe de vendas é através do reconhecimento de um bom trabalho feito. É uma meio do funcionário se sentir valorizado. Então, que tal promover uma convenção de vendas anual para expor resultados, definir metas e premiar aqueles que tiveram um ótimo desempenho?
Sem dúvidas, essa é uma experiência motivadora para a sua equipe de vendas.
Outro meio eficaz é o incentivo e desenvolvimento de cada colaborador. Ajude-os a internalizar a missão e os valores da empresa para que eles se sintam parte dela. Ainda assim, delegar funções de acordo com os foros também pode fazer com que o profissional se sinta reconhecido e motivado.
Alguns se sentem motivados quando são desafiados a executar novas tarefas. E por último, não esqueça de ouvi-los e considerar suas sugestões como possibilidades reais.
7.Dê feedbacks para a equipe de vendas
Faça reuniões periódicas para dar dados sobre o desempenho de vendas e ouvir o que a sua equipe tem a dizer. O feedback é um dos melhores meios para ajudar na gestão do seu time.
Vale lembrar que essas reuniões não dispensam os feedbacks individuais que devem ser dados focando pontos de melhoria, metas, acertos e erros de cada um. Porém, não esqueça que ela é uma via de mão dupla: dê e receba feedback sempre!
Mantenha a confiança da sua equipe ao ter sempre em mente a ideia de elogiar em público e criticar em particular.
Apontar falhas e pontos de melhoria não é uma tarefa muito confortável como você deve saber, mas existem métodos que reduzem essa tarefa que para alguns pode ser de grande constrangimento. Por isso, procure leituras e vídeos que ensinam como dar um feedback.
Mas cuidado! Feedbacks corretivos constantes podem diminuir a motivação e o compromisso da sua equipe de vendas. Portanto, não exagere na dose.
8.Ofereça ferramentas adequadas
Um vendedor para passar uma imagem profissional e que pertence a uma empresa de sucesso deve ter os melhores aparatos tecnológicos.
A ideia é dar meios tecnológicos diversos que ajudem as tarefas do dia a dia. Isso inclui computadores e internet de qualidade, além de aplicativos que ajude na organização da agenda e gestão dos contratos.
Para o trabalho interno, é vital contar com meios para gestão de visitas, atividades e controle de produtividade. Se possível, invista em uma ferramenta de CRM (Costumer Relationship Manager) para a gestão da carteira de clientes e promoção de um marketing de relacionamento.
Há recursos que facilitam a análise de dados ligadas ao desempenho da sua equipe de vendas, tanto individual como coletiva, e ainda sistemas que ajudam a traçar o perfil dos clientes, avaliando o seu padrão de compras e negociações.
Para mais dicas, então faça o seu cadastro aqui embaixo!
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