Como fazer uma análise da concorrência para restaurantes

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 05/02/2019
analise da concorrencia para restaurante

A análise da concorrência para restaurantes tem como finalidade gerar uma visão detalhada de empresas que fornecem serviços de alimentação similares ao seu.

São estruturados os pontos positivos e negativos de cada negócio, caracterizando diferenciais que mostram quem são, de fato, os concorrentes em potencial e seus principais riscos.

Entender o ambiente de mercado em que seu negócio está introduzido assegura maior vantagem competitiva frente as outras empresas. Muitos empreendedores do ramo de alimentação não avaliam seus principais adversários no cenário do mercado, abrindo espaço para erros na conquista de novos clientes.

Não basta apenas saber quem são os concorrentes, se uma hamburgueria, lanchonete ou restaurante japonês, deve-se investigar a natureza empresarial, a base, como atuam, desde a gestão fiel dos potenciais colaboradores. Sendo assim, continue lendo o post para conhecer melhor essa estratégia que dará a você resultados de excelência. Confira!

Qual a importância de analisar os concorrentes para restaurantes?

A abertura de um negócio, seja lanchonete, bar ou restaurante, exige um grande cuidado. São diversas as atitudes que um empreendedor deve ter, entre elas estão:

  • um estudo detalhado do impacto do negócio no público-alvo
  • planejamento de investimentos
  • contato direto com fornecedores para ter um preço competitivo para os seus produtos
  • controle exato do estoque
  • definir estratégias
  • ter melhor visão do mercado.

Porém, diversos empreendedores não pensam que também é preciso analisar a concorrência, não só para saber como as ações do outro poderão impactar o seu negócio, como também para tirar boas lições do que não fazer. Você bem sabe que se tratando de serviços de alimentação, aparece um novo concorrente em cada esquina, não é mesmo?

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É preciso saber exatamente todos os elementos que integram a cadeia do seu setor para, a partir daí, mudar rumos ou reforçar certas ações para o sucesso da empresa. Nada de pensar que essa pode ser uma ação antiética, pelo contrário, a informação no mundo atual é uma das formas de adequar ainda mais o seu negócio. Veja quais os elementos necessários para que você possa fazer uma boa análise:

1° Determine seus objetivos

Determinar seus objetivos antes mesmo de começar é fundamental, pois, não adianta fazer uma análise de concorrência sem saber o que analisar.

Exemplos de objetivos para análise de concorrentes para restaurantes são: como reduzir custos de produção sem perder a qualidade dos produtos, como oferecer um serviço mais rápido, dentre outros.

2° Elabore o questionário

O questionário que você deve elaborar nada mais é do que a ferramenta que lhe permitirá obter os dados desejados. Por isso, é necessário perceber que nem todas essas perguntas são exatamente para alcançar o seu objetivo, mas elas permitem da mesma forma avaliar a concorrência e, a partir daí, chegar à informação desejada.

3° Defina a forma de fazer a pesquisa

A pesquisa pode ser feita de diversas formas: por meio de buscas na internet, observando as empresas concorrentes ou mesmo fazendo as perguntas diretamente aos clientes. Por isso, verifique as formas que você pode obter as informações que deseja e utilize aquelas que lhe forem mais úteis.

4° Agrupe os dados obtidos

Para organizar as informações, é ideal passar os dados para uma planilha do Excel, onde será mais fácil trabalhar as informações ou ter um sistema próprio. Aliás, no próprio Excel você poderá criar um documento visual com gráficos e outros recursos que permitam uma melhor compreensão dos dados.

5° Estude as informações

Agora que você já tem todas as informações devidamente organizadas em um documento de fácil visualização, estude essas informações. Você pode separar seus concorrentes em grupos como mais fortes e mais fracos, fazer um estudo do mercado e usar esses dados todos para criar uma estratégia melhor que a da sua concorrência.

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Agregue valor a seu produto

Quando é falado que a concorrência está acalorada, não se quer somente dizer que existem diversos restaurantes ofertando um determinado produto, mas, sim, que existem inúmeros estabelecimentos se especializando cada vez mais no atendimento ao cliente.

Para contornar essa situação, a orientação é sempre procurar agregar valor ao produto, seja na personalização e diferenciação do atendimento, seja, até mesmo, efetuando a entrega do produto em tempo mais ágil.

A regra é vender valor e não preço, e para competir e vencer a concorrência, abaixar o preço nem sempre é a melhor solução. É possível, até mesmo, alcançar benefícios caso tenha uma proposta mais cativante. Porém, tal ação pode danificar o fluxo de caixa, inclusive a desvalorização do seu produto.

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Analise seus concorrentes

A meta da análise da concorrência para restaurantes é descobrir os dados, informações e indicadores que mostrem o que a companhia está realizando para se evidenciar no mercado de serviço de alimentação, como ela se comunica com seu público-alvo, como ela propaga seus produtos e quais categorias de resultados ela está obtendo.

Assim, é preciso fazer um mapeamento detalhado da marca que está sendo conferida em diversos pontos e de diferentes maneiras.

Quais as vantagens de fazer uma análise da concorrência para restaurantes?

O termo “análise da concorrência” refere-se ao potencial que uma empresa tem de adquirir um maior nível de vendas em relação a outras do mesmo mercado — isto é, sua capacidade de sobreviver à frente da concorrência, que em se tratando do ramo gastronômico são muitas! Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer que uma estratégia de negócios eficaz tem um imenso impacto sobre a geração de vantagem competitiva.

O que leva um consumidor a comprar uma refeição de uma empresa em detrimento de outra? É a vantagem competitiva concedida por meio de análise, que está bem estipulada e clara na compreensão do cliente. Esse benefício pode estar na excelência do atendimento, no preço, prazo de entrega do delivery, na decoração do ambiente, simpatia do cliente pela marca, posição que o empreendimento ocupa no mercado, comportamento sustentável, etc.

Sendo assim, fazer uma boa análise da concorrência pode levar a empresa a uma grande vantagem competitiva e deve ter as seguintes características:

  • criar valor ao cliente: essa vantagem competitiva deve, primeiramente, agregar relevância ao cliente;
  • atender às necessidades do consumidor: não basta ser única e criativa se ela não for aquilo que o cliente deseja;
  • ser imprescindível: é essencial que não existam vantagens competitivas adjuntas disponíveis aos concorrentes. Caso eles não consigam reproduzir sua proposta, mas conseguirem substituí-la, então ela não terá efeito algum para sua empresa;
  • ser sustentável: a vantagem competitiva pode ser apoiada ao longo do tempo, isto é, não pode ser simplesmente imitada pela concorrência.

Em resumo, o conceito de análise da concorrência para restaurantes se trata da eficiência adaptativa frente ao potencial do ambiente. Isto é, como os estabelecimentos podem alcançar e sustentar vantagens competitivas em um ambiente em mutação e crescimento constante.

Quando falamos em capacidade, significa a aptidão que a empresa tem de se adequar, reconfigurar e integrar seus recursos de modo a atender aos requisitos de um ambiente em constante alteração, em que é difícil prever as ações dos concorrentes. Além disso, o termo dinâmica refere-se à competência das organizações de se renovarem para arcar com as mudanças do ambiente.

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