Itens essenciais para supermercados: equipamentos, produtos e etc

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 12 de abril de 2018
itens essenciais para supermercados

Empreender no ramo de supermercados é uma tarefa que requer planejamento de ações, compra de equipamentos e muito mais. Para evitar imprevistos, minimizar os riscos e garantir o bom funcionamento, é fundamental saber quais os itens essenciais para supermercados seja na área de vendas, administrativa ou checkout. Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo que vai te ajudar na hora de empreender neste ramo, confira!

Os itens essenciais para supermercados:

1. Equipamentos funcionais

Minimercados são lojas de autosserviço. Ou seja, os consumidores podem entrar e adquirir o que desejarem sem a necessidade do acompanhamento de um vendedor. Esse espaço corresponde à área de vendas.

Mesmo assim, é necessária uma estrutura mínima para receber e processar pagamentos, atender e relacionar-se com os clientes — é aqui que fica a chamada linha de frente. Para isso, alguns dos itens essenciais para supermercados que você deve considerar na hora de abrir sua empresa.

Estrutura de checkout

A cadeira e o espaço para instalação dos equipamentos necessários à operacionalização da compra — monitor, caixa registradora, maquineta — ficam neste local. A estrutura inteira é vendida em lojas de fornecedores para o varejo. É necessário que o espaço valorize a comodidade do cliente e garanta o conforto do funcionário.

Caixa registradora

Para controlar a entrada de dinheiro na loja e realizar transações rápidas e com credibilidade, a boa e velha caixa registradora é fundamental. Além de organizar e proteger as cédulas, uma máquina dessa natureza pode ter dezenas de outras funções à disposição e pode ser conectada a um software de computador.

Maquineta de cartão de crédito

Embora as operações com cartão de crédito não saiam de graça para os varejistas, este é um dos itens essenciais para supermercados, afinal de contas a opção de aceitar apenas dinheiro vivo nos pagamentos é arriscada. Atualmente, é cada vez mais comum o uso de meios eletrônicos e digitais de pagamentos. Cartões de crédito e débito são onipresentes nas capitais e grandes cidades e reduzem o inconveniente de andar com dinheiro no bolso.

Impressoras (fiscal ou não-fiscal) e emissores de CF-e

As legislações fiscais variam de estado para estado, entretanto, nos últimos anos a maior parte do país passou a aderir o cupom fiscal eletrônico (CF-e) como principal documento fiscal do comercio.

Para gerar um CF-e é necessário ter um emissor de cupom fiscal, como o MFE ou SAT, e uma impressora não fiscal. Estes equipamentos são necessário para emitir e armazenar notas fiscais para que o Fisco possa aferir as suas informações de vendas.

É importante lembrar que o contador é o profissional que irá te orientar a respeito deste assunto e indicará quais equipamentos fiscais vão atender as especificações do seu estado.

Softwares

Para controlar todos os processos internos, você precisará de softwares dedicados, para gestão no ponto de vendas. Eles garantem agilidade e confiabilidade às operações.

Adquirir um sistema pode parecer algo caro, entretanto existem que se adequam a necessidade operacionais e financeiras dos pequenos estabelecimentos, além de serem um grande aliado na hora de gerenciar o estabelecimento.

2. Equipamentos de escritório

A área administrativa precisa estar equipada para o trabalho gerencial. Aqui serão realizadas atividades contábeis e administrativas de importância estratégica para o negócio. Nessa hora alguns itens essenciais para supermercados podem auxiliar no seu trabalho:

Computadores e softwares

A maior parte dos programas de escritório exige pouca memória e poder de processamento. Por isso, você não precisa investir fortunas em computadores de ponta. Por outro lado, os softwares precisam ser originais. Acredite: não vale a pena instalar programas pirateados para controlar os processos de sua empresa. Seu sistema ficará vulnerável e seu negócio, sujeito a prejuízos.

Mesas, organizadores e estantes

Não é preciso investir muito em móveis planejados, mas uma boa estrutura de escritório garante que haverá espaço para a papelada gerada diariamente. Obviamente, não podem faltar papéis, canetas, impressora, organizadores de mesa e outros produtos dessa natureza.

3. Equipamentos da área de vendas

Essa é a área mais importante do negócio por dois motivos: primeiro, porque vai concentrar a maior parte do estoque da sua loja. Segundo, porque é onde seus clientes passarão a maior parte da experiência de compras. A área de vendas precisa ser bem planejada para facilitar a circulação e disponibilizar informações dos produtos — principalmente preços — de forma clara.

Veja os itens que não podem faltar.

Gôndolas

Há vários tipos de gôndolas disponíveis no mercado. Cabe a você escolher a mais apropriada de acordo com a arquitetura da sua loja. As gôndolas são formadas por peças de encaixe, facilmente montáveis, e servem para expor itens que não precisam de refrigeração.

Expositores

Produtos que precisam de refrigeração — como laticínios e carnes — e frutas são organizados nos expositores. Como há a necessidade de manter a temperatura baixa, são itens normalmente mais caros e que consomem energia. Portanto, tenha cuidado com o posicionamento dos expositores na loja, evitando lugares com incidência de luz solar.

Carrinhos e cestas

Indispensáveis para que o consumidor possa fazer suas compras com conforto, carrinhos e cestas contam com vários tamanhos e tipos disponíveis. Procure saber a demanda dos seus clientes — se eles vão à sua loja fazer compras grandes ou apenas reabastecer a despensa — para adquirir a quantidade certa de carrinhos e cestas de compras.

Freezers

Produtos que exigem uma refrigeração completa, como sorvetes e picolés, não podem ficar em expositores comuns. Para os freezers, vale a mesma dica: não deixe-os em lugares quentes onde bate a luz do sol.

4. Produtos para venda ao consumidor final

Muitos lojistas, especialmente os menos experientes, têm dúvidas quanto aos produtos que devem comercializar no varejo. Algumas perguntas podem ser respondidas com uma breve pesquisa de mercado. Em outras palavras, converse com os seus clientes e descubra os itens essenciais para supermercados que não podem faltar no seu estoque.

A maior vantagem de um mercadinho de vizinhança em relação aos hipermercados é a intimidade com os clientes. Use essa proximidade para saber o que eles querem. Entenda o perfil econômico e social do bairro e trace sua estratégia de compras. Conheça abaixo os tipos de produtos mais comuns nos minimercados.

  • padaria;
  • hortifruti;
  • limpeza do lar;
  • higiene pessoal;
  • alimentos perecíveis e não-perecíveis;
  • bebidas e sucos;
  • papelaria.

Como despertar o desejo de compra no PDV

Para garantir a melhor experiência possível de compras aos seus clientes e vender o máximo possível, é preciso organizar os itens de forma estratégica para garantir uma boa comunicação visual. É comum que os clientes esqueçam que precisam de algo. Cabe a você fazer com que o ponto de venda esteja repleto de lembretes. Veja algumas dicas!

Tipos de organização das gôndolas

Há quatro tipos de disposição dos produtos nas gôndolas: vertical, horizontal, em blocos e aleatória. Para um minimercado, as mais recomendadas são a vertical e em blocos. Na organização vertical, cada categoria de produtos são disponibilizadas do teto ao chão, favorecendo o campo de visão dos clientes.

Já na organização em blocos, produtos de determinada marca ou categoria ocupa um espaço quadrilátero nas gôndolas. O tipo mais adequado dependerá do tipo e da quantidade de produtos à venda.

Etiquetas de preços e descontos

Um dos componentes mais importantes da comunicação visual no varejo são as etiquetas. Além de informar o valor correto da mercadoria, podem ser utilizadas para comunicar uma promoção ou desconto, atraindo a atenção do consumidor.

Variedade de produtos e marcas

Diferentes consumidores têm preferências distintas. Se você conhece as preferências dos clientes da região onde atua, é mais fácil saber quais marcas e volumes adquirir, o que reduz o desperdício e o risco do negócio. Se não conhece, corra atrás.

Abrir um mercado de vizinhança pode ser uma excelente oportunidade de negócios, apesar de não ser isenta de riscos. Por isso, vale a pena informar-se sobre técnicas de gestão de negócios, marketing e tecnologia. Esperamos que esta lista de produtos para minimercado tenha sido útil para você!

Gostou do artigo? Saiba agora quais são os principais obstáculos para quem quer empreender no ramo de supermercados!

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