Serviço de motoboy: é melhor contratar ou terceirizar?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 13 de fevereiro de 2019
Serviço de motoboy contratar ou terceirizar

Quando as empresas realizam Food Service ou encomenda para o outro lado da cidade, elas precisam de uma forma de transporte dinâmica e com preços acessíveis para o seu dia a dia. É nesse momento que entra o serviço de motoboy.

Ele pode ser contratado para trabalhar o dia todo na empresa como funcionário ou como serviço terceirizado, que cobra por corrida, e que pode ser vinculado a uma empresa de motoboys ou atuar como autônomo.

Essa função é uma das figuras mais próximas do consumidor — é ele que conclui o processo de produção e entrega. Como era de se esperar, sua importância é muito grande. Assim, os gestores de restaurantes e lanchonetes devem saber como contratar um serviço de motoboy que trabalhará competentemente.

Continue lendo o post para entender qual opção se enquadra melhor ao seu negócio. Confira!

Quais as diferenças entre contratar e terceirizar o serviço de motoboy?

No momento da contratação desse serviço, muitas responsabilidades estão em jogo. É ele, por exemplo, que precisa cuidar do destino final e das trocas financeiras na entrega.

Uma das dicas essenciais para promover bons serviços é contratar alguém de confiança. Opte por colaboradores com experiências e indicações e não se esqueça de fazer um processo seletivo rigoroso. Vejamos as diferenças a partir de agora.

Motoboy contratado

Uma modalidade bastante comum oferecida pelas deliveries é a contratação de motoboy fixo, que tem se tornado tendência para as entregas de pedidos de empresas que desejam enviar seus pedidos com prazos menores. Todavia, para abster de riscos sem necessidades, é preciso planejar zelosamente vários aspectos dessa colaboração antes de fechar um contrato.

Uma boa experiência tida por outras pessoas ou empresas costuma ser um fator muito importante, pois tornam-se indicações bastante relevantes no momento da contratação de motoboys.

Também, as redes sociais, além de serem usadas para conectar pessoas e para o entretenimento, se mostram uma ferramenta valiosa para que as empresas possam recrutar os candidatos com perfil mais adequados para a vaga.

Mais uma opção, o preço é, de fato, a variável de maior peso quando uma organização decide contratar um parceiro de negócio. No entanto, é preciso avaliar também outras questões como qualidade e prazos, por exemplo.

Para finalizar, antes de decidir fechar com uma empresa, ou profissional, certifique-se de analisar várias propostas. Isso ajuda a escolher a melhor opção, de acordo com seus objetivos, e também aumenta o poder de barganha, facilitando a negociação.

Motoboy terceirizado

A terceirização já se consolidou no mercado como sendo uma ótima forma de reduzir os custos operacionais, ao mesmo tempo em que se pode contar com uma equipe que é especializada naquilo que faz e pode trazer resultados promissores.

Ao terceirizar o serviço de motoboy, é possível contar com empresas que já estão no ramo e têm profissionais confiáveis em seu quadro de funcionários. Isso ajuda a aumentar a garantia de que um bom trabalho será realizado.

Por outro lado, se a contratação for individual, essa opção — desde que os serviços não sejam prestados com uma frequência alta — não estabelece vínculo empregatício entre a organização e o profissional, o que evita os gastos de ter um trabalhador registrado e possíveis passivos trabalhistas.

Outra grande diferença de terceirizar é que o seu negócio não precisa ter uma frota de motos, o que geraria custos extras, principalmente com impostos, manutenções e seguros.

serviço de motoboy

Como escolher a melhor opção para a empresa?

Contratação

Um colaborador contratado pode ter um elo maior com a empresa. A longo prazo, isso torna-se um benefício estratégico para a organização. O profissional se engajará mais no cotidiano do empreendimento, em programas estratégicos e a procura por resultados. Essa é a melhor opção nos casos em que o negócio necessita de um colaborador capacitado por grandes períodos.

Nesses episódios, a volta sobre o investimento é atingida a longo prazo, dado que treinamentos extras podem ser necessários antes de o funcionário iniciar as suas tarefas.

Além do mais, a instituição tem mais segurança: na contratação, existe uma maior facilidade no alinhamento do perfil pessoal às suas funções. Consequentemente, ela terá mais autonomia sobre como o funcionário atuará, criando melhores resultados a médio e longo prazo.

Apesar das vantagens, essa é uma espécie de contratação que oferece menor flexibilidade para o campo. A companhia terá mais obstáculos burocráticos na abertura e encerramento do seu vínculo empregatício. Essa elevação burocrática, gera um engessamento nos processos.

Terceirização

Já o investimento na terceirização, gera uma conjuntura em que equipes internas podem ter menos engajamento no mercado. A integração com os profissionais da casa, se for mal planejada, reduzirá a capacidade dos terceirizados de entregarem os resultados esperados.

Além do mais, o colaborador terá um vínculo menor na rotina da empresa, o que dificulta o seu envolvimento em períodos críticos. A organização também terá menos controle das tarefas executadas pelo grupo terceirizado.

Exatamente por isso, o outsourcing é muito útil em atividades-meio: como esses procedimentos não criam um grande embate nos resultados da empresa, eventuais falhas não conseguirão ocasionar um grande prejuízo para a organização.

Qual a importância de um sistema de gestão para esse serviço?

Para isso, a gestão desse serviço oferece um programa para empresa de motoboy que pode auxiliar não só na produtividade, mas também garantir o sucesso do seu negócio.

O sistema oferece todas as ferramentas necessárias para o sua empresa de motoboy. Nele, é possível cadastrar:

  • clientes e fornecedores;
  • compras de produtos;
  • controlar o fluxo de caixa;
  • facilita comunicação;
  • melhora eficiência contas a pagar e receber e muito mais.

Quando o gestor não opta por esse serviço, também é possível ter algum controle por meio de planilhas no computador.

Em resumo, o serviço de motoboy possibilita duas opções para o contratante. Assim, o empresário deve definir qual deles deve seguir para gerar um resultado de excelência para sua organização. Visualizando e na certeza da melhor opção, basta contratar ou terceirizar e colher os frutos da boa gestão.

Conseguiu tirar sua dúvida sobre qual é o serviço de motoboy ideal para o seu negócio? Então, assine agora a mesmo a nossa newsletter para não perder nenhum de nossos conteúdos futuros!


 

Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários