Conheça a ficha técnica para restaurantes

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 15/05/2019
modelo de ficha tecnica para restaurantes

Está com dificuldades para controlar os custos de produção do seu restaurante? Ou então de ter uma administração de estoque precisa? Neste texto que preparamos para você vamos mostrar a melhor opção para solucionar esses problemas, apresentando a ficha técnica para restaurantes, acompanhe.

Conheça a ficha técnica para restaurantes

Pode até parecer complicado a princípio, mas a ficha técnica para restaurantes nada mais é do que um registro que guarda todas as informações dos pratos servidos no estabelecimento.

Na ficha técnica são colocadas as informações mais relevantes de cada prato, principalmente as que se relacionam com os custos, como preço e quantidade dos insumos utilizados, incluindo o que foi perdido. Além do que será entregue no final, como o número de porções ou a quantidade de comida que serão servida.

Esse processo é muito importante para que você tenha ciência do custo do seu prato e com base nisso poder efetuar uma precificação precisa, claro que levando em conta outros fatores como margem de lucro, impostos, folha de pagamento e etc…

Vamos levar isso para a prática com um exemplo simples: imagine que você comprou o sal por um real o quilo e em uma receita você usou 20g de sal, isso significa que nesse prato você gastou vinte centavos de sal.

Achou fácil? Mas agora imagine ter que fazer isso com todos os outros materiais que compõem apenas um dos vários pratos que tem no seu cardápio. Ficou mais complexo, não é mesmo?

Por isso que a ficha técnica é uma ferramenta fundamental para que seja feita uma precificação precisa e que garanta o lucro do restaurante, além de garantir um controle de estoque efetivo. Além de que, ao padronizar as suas receitas dessa forma você reduz bastante o desperdício de alimentos durante o preparo dos pratos, potencializando ainda mais os ganhos.

Baixe esta ferramenta para produzir uma ficha técnica para restaurantes rápida e prática

Existem diferentes modelos de ficha técnica que vão desde as mais simples até as mais complexas, mas a verdade é que para se montar uma que seja realmente efetiva os especialistas dizem que se deve usar apenas as informações mais essenciais.

Acontece que essa dica é um tanto quanto relativa, apenas você pode dizer o que é essencial para o seu negócio. Porém, para te ajudar nessa empreitada e te ajudar a simplificar as coisas nós desenvolvemos uma planilha bastante útil que contêm as informações principais para se montar uma boa ficha técnica e de uma forma bem prática. Baixe agora.

ficha técnica para restaurantes

Descomplique  a sua vida com um sistema para gestão de restaurantes

Um sistema para restaurantes é a opção certa para quem quer se desapegar de vez de papéis e planilhas, com uma plataforma de gestão de negócios online você pode fazer todo o cadastro de produtos compostos pela internet e todas as informações ficarão salvas na nuvem.

Além disso todos os cálculos de estoque serão feitos automaticamente ao ser computada uma venda e você vai poder acompanhar todo o volume de mercadorias que você tem disponível em tempo real com o máximo de segurança e praticidade que você precisa para administrar o seu negócio.

Gostou do texto? Estão assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do nosso blog. É só preencher o formulário abaixo.

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados