Black Friday para restaurantes: 4 motivos para aderir à data [+ bônus]

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 22/11/2019
Black Friday para restaurantes

Dia 29 de novembro acontece mais uma Black Friday no Brasil e segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) ela movimentará cerca de R$ 3,67 bilhões. E se a data funciona tão bem para o varejo porque não adaptar a Black Friday para restaurantes?

É sobre isso que vamos conversar ao longo desse conteúdo, além de trazer 4 motivos para aderir o evento em seu restaurante, vou lhe dar 4 dicas de como aproveitar a 5° data mais importante do país,  para alavancar suas vendas. No final, você poderá ter acesso a um webinar gratuito sobre como vender mais no fim do ano.

Já viu que esse texto está imperdível, não é mesmo? Então continua conosco e boa leitura!

Porque levar a Black Friday para restaurantes?

1. Alta procura do público

O consumidor quer comprar nessa Black Friday, prova disso é que aumentou para 58% a intenção de compra em relação a de 2018, segundo pesquisa encomendada pelo Google.

Entre a classe C, 78% das pessoas já estavam esperando desde setembro a Black Friday pra comprar algo que poderiam ter adquirido antes. A data é um trampolim essencial para as pessoas cujas aquisições são conquistas difíceis. Fonte

Então é esperado que exista uma alta procura por locais que ofereçam os mais variados produtos e serviços, e que vão participar da data.

Por isso não aderir à Black Friday pode acabar sendo uma oportunidade perdida para alavancar as suas vendas e conquistar um novo público.

2. É uma forma diferente de divulgar o seu restaurante

A verdade é que a Black Friday é um evento que se divulga praticamente sozinho. Diversas marcas se apropriam dessa data para além da intenção de vender ou queimar estoque, entrando de cabeça em diferentes formas de se divulgarem.

Aproveitar para experimentar e desenvolver formas de comunicação que você não havia usado antes pode ser um tiro certo. Que tal testar uma nova abordagem seja nas redes sociais ou até mesmo no atendimento presencial ao público, incentivando a divulgação boca a boca.

Fique tranquilo que ao longo do texto lhe daremos algumas sugestões para ajudar na divulgação do seu restaurante, vamos em frente!

3. Oportunidade para se destacar dos concorrentes

Você sabe quem são os seus concorrentes diretos? É importante estar próximo deles e acompanhar se eles vão entrar na onda da Black Friday para restaurantes ou não.

Se eles não forem, ótimo, se engajar com a data vai ser ainda melhor para o seu negócio, pois os olhares dos clientes vão se voltar para você.

Porém, se você descobrir que os seus concorrentes também vão lançar as suas promoções para a data não se desanime.

Estude quais serão as estratégias utilizadas por eles e foque em oferecer um serviço melhor e descontos mais atraentes para o público. Essa é a oportunidade perfeita para o seu food service ganhar o destaque merecido.

Como fazer uma análise de concorrentes em seu restaurante?

4.Tenha a chance de fidelizar novos clientes

É bem provável que muita gente nova apareça no seu restaurante para conferir os descontos da Black Friday então aproveite para fidelizar esse pessoal e torná-los clientes fiéis.

Lembre-se de oferecer o melhor serviço possível, isso deve ser prioridade em qualquer momento claro, mas nessa data em especial a atenção ser redobrada para surpreender o novo cliente.

Pense ainda na possibilidade de distribuir alguns vouchers de desconto na próxima visita ao restaurante, os consumidores adoram esse tipo de agrado.

Contar com um sistema para bares e restaurantes que garanta um bom atendimento também é essencial no processo de fidelização, fazer com que o consumidor se sinta acolhido no ambiente e tenha uma experiência agradável é de extrema importância para que o seu restaurante permaneça na memória do cliente de forma positiva e faça com que ele queira voltar mais vezes.

Como vender mais na Black Friday em seu food service?

Falta pouco tempo para a Black Friday acontecer, por isso trouxe pra você dicas práticas para que possa aproveitar o melhor dessa data, confira!

1° Fique atento ao seu estoque

Não ofereça ao cliente aquilo que você tem muito pouco ou não tem!

Fazer propaganda enganosa é um grande erro, mesmo que aconteça por acidente, por exemplo, você oferece um determinado prato, mas não sabe que faltam alguns ingredientes que o compõe, o que torna inviável sua produção.

Para evitar esse constrangimento e realizar uma boa administração do seu estoque, conte com a ajuda da ficha técnica, com essa ferramenta você garantirá um controle efetivo e poderá decidir de forma embasada a cerca dos pratos que serão colocados em promoção nessa Black Friday.

Descubra como melhorar a gestão de estoque do seu restaurante?

2° Ofereça promoções verdadeiras

Outra cilada cometida por algumas empresas, é pensar que ainda podem enganar os consumidores.

Propaganda enganosa, maquiagem de preços são as principais queixas dos consumidores segundo o site Reclame Aqui.

Por isso, seja sincero, na Black Friday para restaurantes ofereça ao seu cliente aquilo que você realmente pode.

Caso não possa oferecer grandes descontos, seja criativo! Crie combos promocionais, faça parcerias com outros empreendedores para ampliar as opções de ofertas aos clientes.

Vou lançar aqui algumas ideias que podem ser uma alternativa além dos tradicionais descontos da temporada:

  • Ofereça cupons de descontos, por exemplo, os 30 primeiros que chegarem ao seu food service vão receber um voucher com 30% de desconto na consumação.

  • Você pode fazer parceria com alguma empresa de segmento diferente, oferecer voucher, ou realizar sorteios para quem consumir um determinado valor em seu restaurante.

Aproveite essa black friday para experimentar novas abordagens em seu restaurante e assim, conquistar novos clientes e reter antigos.

3° Facilite a forma de pagamento

A falta de facilidade na forma de pagamento faz com que muitos consumidores desistam de comprar em determinados locais.

Realizar uma black friday para restaurantes exige uma certa flexibilidade do empreendedor para que novos clientes possam ser atraídos.

4° Divulgue a black friday em seu restaurante

Não adianta fazer inúmeras ações e não divulgar nada! Para atrair clientes ao seu restaurante as pessoas precisam conhecê-lo, saber que sua empresa existe.

Algumas ações práticas que você pode fazer em suas redes socias:

  • Disponibilizar o Wi-fi através de compartilhamento da localização via Facebook;

  • fazer sorteios no Instagram incentivando a marcação de usuários da rede;

  • Criar uma hashtag (#) para que seus clientes possam utilizá-las em suas publicações;

  • Fazer repost no stories das fotos que os clientes fizeram usando a hashtag;

  • Não esquecer de se cadastrar no Google Meu Negócio e atualizar as informações sobre seu food service;

É importante que você não deixe de interagir com seus usuários, responder aos seus comentários e possíveis dúvidas que eles tenham.

Uma outra forma de divulgação muito eficaz é a boca a boca, onde os próprios clientes fazem a propaganda do seu restaurante, para que isso aconteça veja as dicas do próximo tópico.

5° Invista em um bom atendimento e conquiste a confiança do cliente

Na Black Friday, além dos preços baixos e descontos, existem outras características importantes para conquistar e fidelizar seus clientes.

Confiança, boa reputação, ótimo atendimento, facilidade na hora da compra, ser conhecido – onde muitas pessoas compram – são algumas das principais características mais buscadas pelos consumidores ao escolher um local para fazer suas compras.

Com restaurantes não acontece diferente, quantas pessoas já chegaram a seu food service através de indicações de amigos, ou por meio de pesquisas nas redes sociais e no Google?

Então invista no seu relacionamento com o cliente, um bom atendimento é a melhor estratégia de comunicação que seu restaurante pode fazer, uma vez que gera confiança, boa reputação e o torna conhecido, pois quando o consumidor tem uma boa experiência, elas indicam facilmente a outras pessoas.

Bônus!

Como prometido, está aqui seu bônus! Assista esse webinar e descubra como vender muito mais no final do ano!

Agora que você já sabe das vantagens de levar a Black Friday para restaurantes e conhece as melhores estratégias para vender mais, inscreva-se na nossa Newsletter para não receber as melhores sacadas pro seu food service! Até a próxima!

 


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