6 vantagens de ter um sistema de atendimento em seu restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 08/05/2018
6 vantagens de ter um sistema de atendimento em seu restaurante

É um verdadeiro desafio gerenciar um restaurante, não é mesmo? Administrar o estoque, promover a alta qualidade dos produtos, disponibilizar um espaço confortável para os clientes e gerir as contas, são verdadeiros desafios. Por isso, é fundamental contar com uma equipe capacitada e um sistema de atendimento para aproveitar as facilidades que o mercado oferece.

A tecnologia avança cada vez mais e já há programas informatizados capazes de promover uma série de benefícios para a organização direcionada à produção alimentícia. Quer saber quais as vantagens de um sistema de atendimento para restaurantes? Confira o nosso post e entenda!

Quais são as vantagens do sistema de atendimento para restaurante?

Um sistema de atendimento oferece diversas vantagens para um restaurante. Veja mais a seguir:

1. Agilidade no atendimento

Processos manuais demandam muito tempo para serem executados. Um exemplo é a efetivação de um pedido com a comanda de papel. Imagine a cena: o garçom tem que registrar o item na folha antes ou depois de trazer a refeição e comunicar à cozinha qual é o prato escolhido. Depois, ainda gasta tempo com o fechamento da conta e o risco de acontecerem erros e troca de pratos é alto.

O sistema de atendimento resolve esses problemas. A transmissão de informação acontece por meio de dispositivos tecnológicos, de forma integrada e rápida. O atendente preenche as informações e as encaminha por meio de um smartphone e a mensagem rapidamente alcança o destinatário, bastando a conexão com o programa.

2. Redução de custos com mão-de-obra

automatização permite que você tenha menos custos com mão-de-obra. Isso acontece porque um programa informatizado apresenta uma série de funcionalidades que atendem às demandas do negócio e exigem um número menor de profissionais para o cumprimento das tarefas.

O fluxo de trabalho também se torna mais fácil, o que aumenta o bem-estar dos profissionais e reduz a tensão durante o trabalho. Assim, o risco de doenças ocupacionais e a incidência de atestados e licenças reduz de forma considerável, evitando gastos.

3. Aumento da produtividade da cozinha

Com um software para atendimento, o contato entre os garçons e a equipe da cozinha ocorre de forma ágil e integrada. As informações são enviadas por meio do software assim que o pedido é realizado. O próprio sistema organiza os dados, de maneira a facilitar o trabalho de quem está na cozinha.

Essa forma de coordenar as atividades evita empecilhos na produção, simplifica o acesso aos pedidos e acelera todo o trabalho. Não haverá problemas de circulação com vários garçons chegando ao mesmo tempo na cozinha para registrar pedidos, por exemplo.

Além disso, registros feitos em papel podem ser menos práticos e mais difíceis de manusear. Com uma solução virtual, a informação chega à cozinha rapidamente e com efetividade e todos podem produzir com mais facilidade.

4. Facilidade no pagamento

Fazer o fechamento da conta por meio de um software é mais ágil e prático. O programa armazena as informações por mesa e efetua a soma dos preços de forma automática. O cliente pode conferir  a soma com facilidade, mas a chance de erro é mínima. Isso reduz o índice de reclamações e otimiza o atendimento.

É muito comum nas redes alimentícias que os clientes peçam o fechamento da conta e tenham que aguardar um longo tempo para receberem essa informação. Isso acontece porque muitas vezes os garçons estão sobrecarregados, atendendo a um grande número de mesas ao mesmo tempo. Com uma solução informatizada, esse problema é evitado e os clientes ficam mais satisfeitos.

5. Maior controle do ponto de vendas

Um sistema para atendimento para restaurante otimiza o controle do ponto de vendas. Isso envolve um conjunto de tarefas, como a emissão de cupom fiscal, acesso às informações de clientes, realização de pedidos, consulta de preços e de disponibilidade no estoque, entre outras tarefas.

O software automatiza o conjunto de atividades, tornando os processos mais ágeis e simplificando os procedimentos. Assim, é possível empregar menos tempo no cumprimento das tarefas e se dedicar mais ao planejamento estratégico. Com isso, é possível alcançar melhores resultados no empreendimento.

6. Aumento da segurança e comodidade

Um programa para atendimento centraliza as informações em uma plataforma segura, o que garante mais proteção para o restaurante. O programa evita perdas com ataques ao sistema e falhas internas. Além disso, as informações são consultadas com facilidade por pessoas autorizadas, desde que elas tenham o programa instalado no dispositivo eletrônico.

Com isso, o acesso ao software é feito de forma ágil e prática. Os colaboradores podem trabalhar com os dados com facilidade, o que otimiza os processos na empresa. Esses procedimentos tornam mais fáceis a realização da contabilidade e a montagem de relatórios, o que aumenta a eficiência da gestão do estabelecimento.

Esse conjunto de fatores contribui para que haja mais qualidade na produção e a elevação da produtividade. Assim o restaurante tem um bom desempenho no mercado e constrói uma imagem positiva diante dos clientes.

Como escolher um bom sistema de atendimento para o restaurante?

Comece com um diagnóstico no empreendimento sobre quais processos podem ser melhorados. Converse com funcionários e faça observações no estabelecimento. Assim, você pode saber quais são as maiores necessidades de melhoria no atendimento.

Ao identificar que os processos podem ser otimizados no restaurante, você pode realizar pesquisas para conhecer as ferramentas que o mercado oferece. A ferramenta easyassist, por exemplo, possui um grande número de funcionalidades. Ela propicia um aumento da agilidade, praticidade, redução da sobrecarga dos funcionários e otimização dos processos.

Ter um sistema de atendimento no restaurante é um excelente diferencial para o empreendimento. A solução informatizada permite que os profissionais executem o trabalho com mais rapidez e efetividade, reduzindo as chances de erro e propiciando uma experiência mais agradável para o cliente.

Assim, seu estabelecimento pode se destacar no mercado pela excelência no trabalho, o que aumenta a lucratividade e melhora a imagem da corporação.

Legal, né? Gostou de conhecer as vantagens que um sistema de atendimento para restaurante oferece? Então, aproveite para entrar em contato com o Grupo Casa Magalhães, com certeza temos soluções ideais para o seu negócio! Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais novidades.


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