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Como o cadastro de produtos aumenta o resultado das suas vendas

Autor: Jeferson Brito Assunto:
  • Automação Comercial
  • Gestão de Empresas
  • Gestão de Estoque
  • Sistemas de Gestão
  • Supermercados e Varejo
  • Vendas
Data: 23/07/2020
cadastro de produtos

O cadastro de produtos é a base para diversas operações e fluxos que acontecem dentro de uma empresa do varejo, seja mercadinho, supermercado ou loja de variedades. 

Sabia que dependendo da forma que eles são cadastrados oferece um impacto no resultado das suas vendas? Por isso, essa é uma tarefa que precisa ser feita com cautela, organização e de maneira assertiva. 

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  • Por que fazer o cadastro de produtos 
  • Etapas para fazer o cadastro de produtos 
  • Exemplo de cadastro de produtos

Por que fazer o cadastro de produtos 

Imagine a seguinte situação: 

Você compra uma determinada mercadoria para revenda e não realiza o seu cadastro, deixando-a no estoque sem uma identificação. Então, um cliente bate na porta da sua loja atrás do produto, você faz uma consulta através de uma planilha de estoque ou sistema de automação e o que acha que vai encontrar?

A resposta é: Nada! 

O cadastro de produtos bem executado oferece ao dono do negócio todas as informações que são necessárias para ter um melhor controle dos itens que estão armazenados ou que serão comercializados. 

Dependendo do mix de produtos que oferece no seu estabelecimento, a tarefa de cadastro de produtos será um tanto trabalhosa, porém necessária! Afinal, esse processo está relacionado a outras áreas da empresa como compras, estoque e financeiro. 

Etapas para fazer o cadastro de produtos 

Quanto maior a variedade de itens, maior será a organização exigida para o cadastro de produtos. Portanto, antes mesmo de colocar a mão na massa é preciso ter em mente a jornada que um produto realiza até ser entregue para o cliente final. 

Defina processos

Qual o passo a passo que é realizado quando chega uma nova remessa de produtos no seu estabelecimento? Se são direcionados para o estoque de qualquer jeito, então você está começando errado. 

Algumas recomendações são: separar por tipo de mercadoria, registrar as unidades, elencar por marca e fornecedor,etc. 

Escolha um responsável pelo cadastro de produtos

Geralmente, várias pessoas estão envolvidas no processo de cadastro de produtos. Afinal, é uma tarefa que lida com muitos produtos, nomenclaturas e números. O ideal é escolher uma pessoa responsável para ser o revisor dos cadastros.

O responsável pela revisão precisa de habilidades para estar a frente da função. Logo, precisa ser detalhista, ter muita atenção e conhecer todas as etapas do processo para conduzir a atividade de forma adequada.

Ao utilizar um sistema de automação, você determina o usuário responsável pela revisão do cadastro de produtos. 

Faça uma validação fiscal

A validação fiscal do cadastro de produtos é uma parte desafiadora, já que nos casos de emissão de nota fiscal eletrônica os tributos precisam facilitar a fiscalização por parte do Governo. 

Sabemos que algumas mercadorias estão sujeitas ao ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e suas taxas deve estar ajustadas de acordo com a mercadoria e regime tributário do estabelecimento. 

Quando as tributações fiscais estão cadastradas erroneamente, a lucratividade e a margem financeira do negócio é colocada em risco. 

Padronize tudo 

Tenho certeza que você conhece alguém que usa um outro nome para identificar um mesmo produto. Por exemplo, tangerina e mexerica, abóbora e jerimum, mandioca e macaxeira, e por aí vai. 

São muitos os exemplos e que se não forem definidas as nomenclaturas exatas, haverá duplicidade no seu cadastro de produtos. Portanto, definir padrões para níveis, categorias e descrições ajuda no entendimento e localização dos itens. 

Algumas informações que são imprescindíveis no cadastro de produtos são:

  • Nome
  • Descrição geral
  • Custo unitário
  • Dados tributários
  • Preço

Utilize código de barras

O código de barras é como se fosse o CPF dos produtos. Então, ele vai ajudar você a identificar os produtos que já existem na loja, vai evitar problemas no controle de entrada e saída das mercadorias e pode reduzir o tempo no atendimento nos casos em que um operador de caixa não localiza o determinado produto no sistema. 

Ao adotar o código de barras, você contribui para um outro grande processo dentro do seu estabelecimento que é o controle de estoque e inventário. Já imaginou receber todas as informações de um produto como preço ou nome do fornecedor usando apenas o código de barras?

Sem dúvidas esse é um item indispensável no seu cadastro de produtos. 

Exemplo de cadastro de produtos

A descrição do produto precisa de muitos cuidados. Logo, não é tão aconselhado fazer abreviações, pois pode prejudicar na futura localização do item cadastrado. Caso sinta a necessidade de abreviar, adote alguns padrões. 

Você pode adotar um desses modelos de cadastro de produtos:

  • Produto, Marca, Particularidade, Quantidade. Exemplo: BARBEADOR GILLETE SENSITIVE 02 UND
  • Produto, Peso da embalagem, Formato da embalagem, Marca do produto. Exemplo: LEITE EM PÓ 200G SACHE PARMALATE

Abreviações ocorrem para tornar o cupom fiscal mais organizado e enxuto, porém reforço que para esses casos você deve adotar padrões. Como por exemplo, EXT para Extrato de Tomato, REFRI para Refrigerantes, etc. 

Agora você percebe como uma tarefa simples e por vezes trabalhosa contribui de forma positiva na rotina do seu trabalho e principalmente nos resultados das suas vendas? 

Espero que tenha gostado do conteúdo, fique a vontade para deixar a sua sugestão nos comentários e se quiser receber conteúdos como esse no seu e-mail, basta assinar a nossa Newsletter preenchendo o formulário abaixo. 

 


Tags: Gestão de empresas, Gestão de Estoque, Supermercado e Varejo
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