Organização de supermercados: como aumentar seus lucros

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 18 de julho de 2016
organização de supermercados para aumento das vendas

No varejo existem várias estratégias para aumentar as vendas, dentre elas a organização de supermercados. Sim! Se você acha que é só espalhar produtos pelas gôndolas sem nenhuma técnica, está enganado!

Separamos algumas dicas para organização de supermercados que você pode utilizar em sua empresa para alavancar o resultado das vendas.

Veja!

1. A organização de supermercados deve começar da entrada

Os primeiros produtos que serão percebidos pelos seus clientes serão aqueles que você colocar nas partes centrais e superiores das prateleiras. Sabendo disso, se você quer aumentar os seus lucros, aproveite essa área nobre das gôndolas para colocar os produtos de maior valor agregado; de margem de lucro superior.

2. Produtos de maior giro

Identifique quais os produtos que levam as pessoas para sua loja; os mais vendidos. Esses produtos são os geradores de tráfego. Sendo assim, posicione esses produtos nos cantos, de forma que o consumidor tenha que andar mais até encontrá-lo. Isso fará que o cliente tenha contato com outros produtos e assim mais possibilidades de compra.

3. Gôndolas da direita

Se você observar, o movimento dos clientes no supermercado tende a ser da direita para a esquerda. Você pode aproveitar as gôndolas da direita para colocar os produtos que você mais deseja vender, pois o consumidor estará mais disponível para comprar, já que seu carrinho ainda está vazio e ele ainda não está preocupado em quanto será a sua conta.

4. Produtos para Criança

Muitos pais costumam levar seus filhos para o supermercado. Leve os pequenos em consideração ao posicionar produtos como: biscoitos, chocolates, salgadinho e cereais com açúcar. Coloque-os na altura ideal para que uma criança de 7 anos alcance e possa pedir para os seus pais comprarem.

5. Gôndolas de check-out

Enquanto os consumidores esperam na fila para pagar a conta do supermercado, você ainda pode “ajudá-los” a aumentar um pouco mais o volume de vendas, disponibilizando nas gôndolas do check-out salgadinhos, bombons, chicletes e todos esses produtos supérfluos difíceis de resistir.

5. Música

Você deve estar se perguntando: mas o que música tem a ver com organização de supermercados? Muitos supermercadistas já perceberam que a música faz toda a diferença na experiência de compra dos seus clientes. Você também precisa saber! Músicas mais calmas fazem com que seu cliente se sinta menos apressados, assim aumentam as possibilidades de compra. Já as músicas mais agitadas fazem com que o consumidor ande mais rápido e tenha menos contato com os seus produtos.

Aproveite essas dicas e melhore suas vendas!

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