5 dicas para mercearias e minimercados conquistarem o consumidor moderno

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 15/03/2018
consumidor moderno

A sociedade está sempre em transformação. Novas tendências aparecem enquanto outras se enfraquecem e a dinâmica vai alterando a rotina de pessoas e empresas. É fácil perceber como tudo muda: roupas, costumes e até a forma de falar. Estando conectados a vários grupos, influenciando e sendo influenciados, nós vivemos em um ambiente em que qualquer coisa pode acontecer de uma hora para outra. Essas alterações da rotina afetam também a forma de pensar e de agir do consumidor moderno e, para que o seu comércio consiga acompanhar estes movimentos, é preciso estar sempre antenado.

Para ajudar mercados de bairro e outros estabelecimentos comerciais de porte e consumidores de mesmo perfil, selecionamos algumas dicas que podem ser utilizadas para se conquistar e fidelizar estes novos clientes. Confira.

1. Conheça o perfil do consumidor moderno

Algumas mudanças têm sido muito marcantes no comportamento dos clientes de hoje e o comerciante que não estiver atento pode acabar sendo bastante prejudicado em questões de rentabilidade do negócio.

Não basta mais colocar produtos à venda nas prateleiras dos supermercados e esperar que eles sejam comprados. Isso só funcionava antes, quando a oferta de marcas era limitada e os clientes não tinham tanto conhecimento sobre outras opções de mercado.

Agora é fundamental que o empreendedor conheça os gostos e preferências dos seus compradores. Além disso, é necessário também acompanhar tendências e buscar antecipar a demanda. Como o ritmo de vida está mais corrido e tudo é para agora, clientes mais exigentes talvez não tenham a paciência de esperar uma remessa de pedidos mais demorada para reposição de estoque por itens novos.

Entendendo o que o consumidor procura, fica mais fácil de adaptar a comunicação do supermercado e o mix de produtos.

2. Seja aberto a mudanças

Há uma frase muito conhecida de um filósofo chamado Heráclito. Ele disse que “a única coisa que não muda é que tudo muda”. Na prática, isso significa que nenhum dia vai ser igual ao outro e que precisamos estar preparados para cenários diferentes o tempo todo.

Há alguns bons anos, os hábitos de consumo eram totalmente diferentes. As famílias, tentando diminuir o efeito da gigantesca inflação, faziam “compras do mês” logo após receber o salário. Naquela época imóveis valorizados eram os que tinham um cômodo extra chamado dispensa. Nele, eram estocados alimentos e demais compras que precisariam durar até o próximo pagamento.

Hoje, contudo, nem se fala mais em dispensa. Por outro lado, temos presente a discussão sobre alimentos transgênicos e orgânicos. Há também uma grande procura por itens glúten free e zero lactose.

Os consumidores recebem todo tipo de influência, desde dificuldades econômicas até modas lançadas no exterior e que acabam sendo absorvidas. O importante é que o dono de um minimercado ou supermercado de bairro precisa estar atento e pronto para adaptar o seu negócio sempre que preciso.

3. Esteja presente nas redes sociais

Muita gente acha que rede social é ambiente só de descontração, de conversas e trocas de conteúdos sem um lado comercial. O fato é que, mesmo tratando de política, times, vídeos engraçados, matérias polêmicas, fotos de família e outras coisas do cotidiano, também há espaço para fomentar negócios dentro das redes sociais.

Quanto ao uso desse ambiente virtual, é preciso que o gestor tenha em mente dois tipos de precauções para que o seu negócio possa colher bons resultados. O primeiro deles é a questão do volume de propagandas.

As redes sociais têm abertura para anúncios de promoções e coisas do tipo, mas ninguém quer ficar recebendo sempre somente postagens que forçam a compra. Uma empresa que tem essa linha de publicações não fará muito sucesso na rede. O ideal é ter conteúdos interessantes e que sejam do agrado dos clientes. Reforçando a marca, fica mais fácil de fidelizar os fregueses. Algumas propagandas podem ser feitas, mas tudo com muito cuidado.

Outro ponto é o ritmo de posts. Se a sua loja coloca muita coisa todo dia, o consumidor moderno pode se sentir sufocado e acabar deixando de seguir a sua conta. Por outro lado, ficar muito tempo sem incluir nenhum conteúdo também é prejudicial. O certo é buscar o equilíbrio.

4. Invista em campanhas de sustentabilidade

Com informação circulando de uma forma mais rápida, as pessoas conseguem ter um pouco mais de consciência a respeito dos seus hábitos de compra. O consumidor moderno recebe muitos tipos de conteúdos sobre diversos assuntos. Apesar de cada um ter o seu foco de atenção voltado para um lado, a sustentabilidade costuma ser um tema compartilhado por todos.

Muito antigamente alguns esforços eram feitos, mas vários não passavam de mera propaganda. Hoje, por outro lado, as empresas não têm tanta facilidade em pregar algum tipo de discurso e atuar de forma diferente.

O correto então é, dentro do que for possível, adotar práticas sustentáveis e aproveitar para fazer campanhas que ressaltem este tipo de preocupação. Empresas que tenham um lado “verde” mais desenvolvido costumam ser mais queridas pelo consumidor moderno.

5. Cuide bem do PDV

Apesar de o design ser um ambiente extremamente vasto, que estuda desde a ergonomia de algumas ferramentas de trabalho até conceitos e aplicações artísticas, a harmonia visual é um ponto que merece bastante cuidado.

Basta prestarmos atenção às embalagens e cores dos produtos. Tudo tem que ser bem estruturado, pensado para o cliente que é o público alvo da marca. Por mais que seja um item simples e de pouco valor agregado, os fornecedores precisam caprichar na imagem para conseguir um apelo maior de compra junto aos clientes.

Esse tipo de preocupação também precisa fazer parte da rotina de cuidados da loja. Um supermercado que não tenha um PDV (ponto de venda) organizado e limpo está jogando contra ele próprio. As prateleiras têm que estar bem abastecidas e os cartazes de promoção escritos e dispostos de forma adequada. Corredores e ações feitas nas gôndolas precisam estar em sintonia com as necessidades e gosto dos clientes.

Um PDV bem cuidado faz muita diferença na satisfação e no volume de compras do consumidor moderno que é cada vez mais exigente.

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