Porquê você deveria melhorar sua gestão de pedidos agora mesmo! - Blog da Casa Magalhães Porquê você deveria melhorar sua gestão de pedidos agora mesmo!

Porquê você deveria melhorar sua gestão de pedidos agora mesmo!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 29/08/2017

Os principais motivos que podem causar a insatisfação de clientes em um restaurante são a demora na entrega e o erro dos pedidos. Para evitar essas e outras questões que prejudicam a imagem do seu negócio, o ideal é estruturar uma gestão de pedidos.

A seguir, vamos explicar melhor do que se trata, os benefícios que ela oferece e a importância que ela possui para o sucesso de um restaurante. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue com a leitura e confira agora mesmo!

O que é a gestão de pedidos?

Basicamente, uma gestão de pedidos consiste na organização e estruturação de um fluxo de trabalho dentro do restaurante, do momento em que o cliente chega e faz a solicitação, até a hora em que a comanda é fechada no caixa.

O objetivo é otimizar as tarefas, promover a integração entre a cozinha e as mesas, identificar os problemas e eliminar as falhas que comprometem o desempenho e prejudicam o bom atendimento.

Como ela pode ser aplicada?

Antes de implementar a gestão de pedidos, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Veja quais são eles a seguir:

1. Identificar os pontos em que as falhas ocorrem

Essa é a fase de estudo dos processos, onde se analisa a execução das atividades e o desempenho dos colaboradores, a fim de encontrar onde as falhas ocorrem e quais são suas possíveis causas.

Ela permite que todas as mudanças realizadas sejam organizadas, com chance de serem mais eficazes.

2. Definir as soluções para correção dos problemas

Agora que já se conhece os gargalos e por que eles ocorrem, é o momento de definir quais ações precisam ser adotadas. Uma solução pode ser a oferta de treinamento para os colaboradores, eliminar algumas tarefas desnecessárias (que atrasam a entrega), incluir novos processos, entre outras.

3. Implementar as melhorias

Aqui, todas as ações que foram levantadas começam a ser adotadas. Para evitar que haja conflitos ou que os colaboradores não consigam acompanhar todas as mudanças, pode-se implementar uma de cada vez.

4. Monitorar os resultados

Depois que as mudanças foram aplicadas na prática, o ideal é monitorar o desempenho de cada uma delas. A ideia é verificar se elas realmente foram benéficas, ou se outros ajustes devem ser realizados.

5. Investir em tecnologia

Por fim, investir em tecnologia é uma das melhores formas de aprimorar o desempenho do seu restaurante. Para a gestão de pedidos, especificamente, existe uma ferramenta chamada KDS.

Por meio dela, os serviços ficam setorizados, ou seja, cada colaborador fica responsável por uma etapa do processo. Ele também permite definir um tempo médio para a produção de cada pedido, contribuindo para que eles cheguem na mesa ao mesmo tempo.

Tudo isso contribui para aprimorar o atendimento, reduzindo o período de espera, o risco de erro no envio dos pratos, aumentando a produtividade e as chances dos clientes saírem satisfeitos.

Quais benefícios uma boa gestão proporciona para o restaurante?

Rapidamente, você colherá frutos de uma boa gestão de pedidos. Abaixo, confira alguns deles:

1. Redução nos erros de pedidos

Qualquer processo está sujeito a erros, por mais estruturado que ele seja, mesmo que sua equipe seja qualificada e competente. Por isso, alinhar a melhoria na gestão dos pedidos com o uso de um software de gestão é essencial para corrigir as falhas e eliminar o risco de erro.

2. Maior agilidade no preparo e na entrega dos pedidos

Com as melhorias que são realizadas nos processos e o uso de tecnologia, os serviços da cozinha também passam a ser mais eficientes. A automação dos processos ajuda a repassar os pedidos exatamente da mesma forma em que foram feitos pelos clientes, sem o risco de erros na escrita, falha na interpretação da cozinha, ou mesmo o extravio das informações.

Com isso, consegue-se organizar melhor a execução dos pedidos de acordo com o horário em que foram feitos, alcançar maior agilidade no preparo e entrega, além da possibilidade de entregar as solicitações de uma mesa ao mesmo tempo.

3. Facilidade no faturamento das comandas

O investimento em uma solução que otimiza a gestão de pedidos também auxilia no momento de encerrar a venda. Com a integração e automação dos processos, as etapas são concluídas de forma automática e repassadas diretamente para o caixa.

Assim, se elimina o uso de comandas manuais (que são mais sujeitas a erros) e o risco de perda dessas informações, dificultando a cobrança e aumentando a possibilidade de sofrer com fraudes no pagamento.

4. Aumento da qualidade dos serviços

Diante de tantas melhorias — diminuição de erros, mais agilidade, cobrança rápida e precisa, por exemplo —, a consequência é ganho de qualidade no atendimento e nos produtos oferecidos.

5. Melhora na imagem do restaurante

Por fim, as chances de conquistar e fidelizar os clientes é consideravelmente maior. Isso promove uma melhoria na imagem do restaurante e pode torná-los seus principais vendedores — dando opiniões positivas a respeito da experiência que teve e atraindo mais pessoas para seu estabelecimento.

Por que é importante otimizar essa gestão?

Além da fase complicada que a economia atravessa, você já deve ter observado como os clientes estão cada vez mais exigentes — principalmente com a variedade de produtos e serviços que possuem ao seu dispor. A consequência disso é cada vez menos apego às empresas.

Dessa forma, deixar de investir em melhorias e buscar aumentar o nível de qualidade constantemente pode afastar os clientes do seu restaurante. A longo prazo, isso pode ser sinônimo de prejuízos e até mesmo a falência.

Nesse sentido, a gestão de pedidos é um dos aspectos fundamentais para tornar o atendimento mais eficaz, garantir a satisfação do público, aumentar a competitividade no mercado e ainda melhorar a lucratividade — haja vista que parte das melhorias contribuem para a redução de custos.

A gestão de pedidos é a melhor maneira de conseguir melhorar seus processos, oferecer um atendimento diferenciado e eliminar problemas que prejudicam o relacionamento com os clientes. Com o investimento em tecnologia, ela se torna ainda mais eficaz, trazendo ganhos maiores para o negócio.

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