As vantagens de automatizar o processo de pagamento dos 10% em restaurantes

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 18/05/2017
pagamento dos 10% em restaurante

Quem é empreendedor no ramo alimentício sabe dos desafios diários que deve enfrentar para conquistar um negócio próspero. Gerir um restaurante é uma tarefa que exige estratégia e o uso de ferramentas adequadas em todos os setores, inclusive no processo de pagamento dos 10% da gorjeta.

Mas você já parou para pensar como a automação do pagamento dos 10% de gorjetas de seus garçons pode ajudá-lo a controlar e a registrar tais dados com mais eficiência e segurança? Afinal, fazer esse processo manualmente é algo que toma tempo e está sujeito a falhas.

Se você está em busca de alternativas para aprimorar a gestão de seu negócio, fazendo mais com menos, este post é para você! Vamos demonstrar como automatizar o processo de pagamento dos 10% pode contribuir para o melhor funcionamento de seu restaurante. Acompanhe!

Facultativo para o consumidor e obrigatório para o empresário.

Quem trabalha com bares e restaurantes sabe o quanto os 10% adicionais nas contas ajudam a complementar o salário dos garçons. Tais valores também são um incentivo para a prestação de um atendimento mais eficiente e personalizado.

Como você sabe, o pagamento dos 10% por parte do cliente é facultativo. A lei dispõe que deve ser dada a opção de se pagar essa gorjeta e a decisão é exclusivamente do consumidor, que levará em consideração o atendimento e a atenção do profissional que lhe atendeu.

Por outro lado, o empresário não tem o direito de fazer tal escolha. Quando o cliente paga os 10%, esse valor deve ser obrigatoriamente repassado aos funcionários. Isso quer dizer que o restaurante não pode reembolsá-los, ou sofrerá as sanções por tal ilegalidade.

Frisa-se que a recente aprovação e publicação da Lei das Gorjetas (Lei 13.419/17), em março de 2017, veio consolidar a obrigação dos empresários, estabelecendo que a gorjeta é receita dos funcionários, devendo ser repartida entre eles conforme Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Além disso, a nova lei também estabeleceu o máximo desse valor que poderá ser retido pela empresa para arcar com encargos sociais:

  • 20% para empresas inscritas em Regime de Tributação Diferenciada;
  • 33% para empresas não inscritas em Regime de Tributação Diferenciada.

Automatizar o pagamento dos 10%: conheça as vantagens.

Como você percebeu, o pagamento dos 10% das gorjetas não é uma opção por parte do empresário. A lei é bem clara ao determinar tal obrigatoriedade, o que torna o controle e o registro desses valores uma real necessidade do estabelecimento. Por isso, veja algumas vantagens de automatizar esse processo por meio de um software eficiente:

1. Possibilita dados mais precisos

Automatizar processos é sinônimo de precisão de dados. Assim, ao fazer uso de um sistema, você terá mais controle de dados como:

  • valor total de gorjetas recebidas no dia, semana e mês;
  • valores recebidos por cada garçom;
  • forma de pagamento utilizada.

Ter em mãos essas informações o ajudará a ter uma noção exata do que você recebeu a título de serviço e gorjeta e, assim, distribuir essas quantias de maneira correta.

2. Confere mais segurança para o empreendedor

A tecnologia é uma grande aliada do homem e tem revolucionado o universo corporativo. Afinal, sua função é desburocratizar a execução de tarefas e tornar tudo mais rápido e seguro.

Por sinal, automatizar o processo de pagamento  dos 10% de gorjetas é uma estratégia que confere mais segurança ao dono do restaurante. Ao deixar que um programa execute o registro e o cálculo, você tem mais firmeza para repassar os valores conforme o determinado em lei.

Assim, evita-se o descontentamento de seus funcionários e consequentes ações trabalhistas para cobrança de valores erroneamente retidos.

3. Ajuda a centralizar e a armazenar dados com mais facilidade

Uma das maiores obrigações de um empreendedor é manter os registros financeiros e contábeis de sua empresa sempre em dia e organizados. Fazer isso manualmente pode demandar tempo e uma certa estratégia e, por isso, é interessante avaliar os benefícios de automatizar os processos.

Lembre-se de que, caso algum funcionário recorra à justiça para cobrar o pagamento de valores, você terá todas essas informações à sua disposição de maneira rápida, organizada e precisa.

4. Melhora o controle financeiro do negócio

Como empreendedor, você sabe o quanto o controle financeiro é essencial para o funcionamento e crescimento do negócio. Nesse aspecto, o uso de um sistema online é uma estratégia muito eficiente.

Além de demonstrar todas as receitas do mês, um programa assim o ajudará a calcular de maneira automática a folha de pagamento, os impostos e os encargos sociais que são de sua responsabilidade. Assim, é possível ter um negócio muito mais organizado e financeiramente saudável.

5. Facilita a emissão de relatórios de gorjetas

Se você faz o registro e a contagem manual das gorjetas recebidas em seu restaurante, deve saber o quanto de tempo e dedicação isso lhe custa. Como é necessário apresentar aos funcionários o valor total recebido por cada um, essa é uma tarefa que deve ser realizada mensalmente.

Ora, agora imagine o quanto você pode ser beneficiado com o uso de um sistema online. Além de não perder tempo com uma atividade meramente burocrática, seus relatórios serão muito mais completos e precisos — tudo feito de maneira confiável e simplificada.

6. Fornece um histórico de cada funcionário

Como dissemos, os 10% pagos pelo consumidor é uma forma de ele retribuir e agradecer pelo bom atendimento recebido. Dessa maneira, esse dado pode ser utilizado como parâmetro de como tem sido o atendimento e mensurar quais profissionais têm se destacado.

Do mesmo modo, você pode usar os dados gerados pelo sistema para identificar algum garçom com baixa produtividade e observar como tem sido o serviço por ele prestado. Isso pode ajudá-lo a identificar falhas no atendimento ao cliente e, assim, preservar a credibilidade e o padrão do seu restaurante.

E então, viu como automatizar o processo de pagamento dos 10% do garçom em seu restaurante pode ser vantajoso? Saber aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode nos oferecer é uma das grandes virtudes de um empreendedor de sucesso. Portanto, se você quer aprimorar a gestão de seu negócio, comece a estudar opções como essa!

Para isso, que tal assinar nossa newsletter? Estamos sempre produzindo conteúdos interessantes e que você poderá receber em primeira mão, na sua caixa de entrada. Cadastre-se agora mesmo!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados