Semana do Brasil: Saiba tudo sobre a nova black friday brasileira
Movimentar a economia, estimular o turismo interno, são esses os objetivos da nova campanha idealizada pelo Governo Federal, chamada Semana do Brasil.
Intitulada por alguns sites de notícias como a nova black friday brasileira, a Semana do Brasil acontecerá nos dias 6 a 15 de setembro, uma data experimental que deverá se tornar uma fixa no calendário nacional.
Mas qual é a sua real importância para o varejista? Como aproveitar a Semana do Brasil para atrair e fidelizar clientes, e vender mais em seu comércio? No decorrer desse conteúdo tirarei todas suas dúvidas, por isso continue conosco e boa leitura!
Navegue pelo conteúdo
O que é a Semana do Brasil?
É uma iniciativa do Governo Federal em parceria com instituições privadas, que visa incentivar o consumo e estimular a economia brasileira no mês em que é comemorada a independência do país.
É uma ação estratégica, que está sendo coordenada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), pois setembro é considerado um mês fraco para o varejo, por isso visasse utilizar-se de uma importante comemoração para transformá-lo em um período de descontos e consequentemente de grandes lucros para o varejista.
“A iniciativa foi inspirada no varejo de outros países, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos. O objetivo principal é gerar uma mobilização nacional e criar uma percepção de união na sociedade.” (Fonte)
Qual a importância da semana do Brasil pro varejista?
A Semana do Brasil não vai substituir a black friday original, será uma opção a mais, como dito anteriormente, para incentivar o consumo e movimentar a economia.
Por estar sendo considerada uma nova black friday, vale a pena ressaltar que esse evento se consolidou como a 2° melhor data do varejo. Segundo a Nielsen. em 2018 só o varejo online faturou R$ 2.6 bilhões, foi uma alta de 23% em relação ao ano anterior.
São milhares de consumidores que todos os anos se preparam para conseguir bons descontos em suas compras nesse período.
Já a Semana do Brasil terá como trunfo para setembro a liberação de R$ 500,00 de contas ativas e inativas do FGTS disponível para 106 milhões de brasileiros, o que pode injetar até R$ 30 bilhões na economia conforme matéria publicada pela Infomoney. A mesma reportagem diz que o governo poderá reduzir ou isentar a cobrança de impostos e eletrodomésticos nesse mesmo período, 6 a 15 de setembro.
Além de gerar novas vendas e aumentar os lucros da empresa, o varejista poderá aproveitar a semana do Brasil para elaborar estratégias de atração e fidelização de clientes.
Como participar da Semana do Brasil?
Os empresários que desejarem fazer parte dessa campanha deve acessar o site oficial e realizar seu cadastro.
Após efetuar sua inscrição receberá um material para divulgação física e virtual.
Empresas de todos os tamanhos e setores podem participar da black friday brasileira.
Além do apoio e da divulgação do Governo Federal, quem aderir à Semana do Brasil, terá descontos especiais em anúncios nos veículos de comunicação, segundo nota divulgada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo, IDV.
Como vender mais na Semana do Brasil?
1° Esteja atento as notícias
Sei que o tempo é curto e estamos a poucos dias de Setembro, por isso, se atualizar é de suma importância. Fique de olho no site oficial do evento, no blog da Casa Magalhães e nos veículos de comunicação por ser algo que ainda está em processo de estruturação muitas novidades vão surgir.
2° Prepare-se para a black friday de 10 dias
Sim, falta menos de um mês, por isso você precisa fazer uma “força-tarefa” com seus funcionários para se organizar. Saber aproveitar as oportunidades é essencial para o sucesso do seu negócio.
O primeiro passo é identificar as prioridades, verifique o planejamento da sua empresa pra esse período e veja se existem ações que possam ser remanejadas para datas posteriores.
De preferência não o faça sozinho, junte sua equipe e os peça ajuda no desenvolvimento desse projeto.
Reavalie o que foi feito em sua loja nos últimos anos no período do black friday e veja o que pode ser aproveitado.
Para você acertar no planejamento não deixe de conferir esse conteúdo: Quais as melhores práticas de um planejamento para varejo?
3° Treine seus funcionários para atender bem os clientes
Conhecer a opinião do consumidor é crucial para sua empresa desenvolver um bom relacionamento com ele. Entretanto, não basta saber o que o cliente pensa, é preciso conversar com ele, mostrar que de fato ele é importante para sua loja.
A sazonalidade causa um fluxo de pessoas maior que o habitual, a correria para atender bem a cada consumidor é grande, logo, quanto mais bem preparados tiverem seus funcionários, maiores serão as chances de oferecer aos clientes uma experiência inesquecível em sua loja.
Como o tempo é curto, faça um treinamento rápido, mas de qualidade, trazendo os principais pontos nos quais os colaboradores precisam estar atentos e quais atitudes tomar diante de determinadas situações.
Dica: Conheça os 4 motivos para investir no treinamento de atendimento ao cliente
4° Faça uma boa gestão do estoque
Nada mais decepcionante para um cliente do que chegar na sua loja e não encontrar o produto ofertado, principalmente aquele que foi anunciado diversas vezes nas estratégias de comunicação.
Para evitar a ruptura de estoque, faça um levantamento dos produtos que tem e que estão faltando em seu estoque, se tiver mercadoria encalhada, a Semana do Brasil é uma ótima oportunidade para se livrar delas.
5° Não esqueça de divulgar!
Do que adianta fazer inúmeras promoções em seu varejo se ninguém fica sabendo?
Além das divulgações internas, não deixe a internet de lado, redes sociais são uma excelente forma de alcançar e atrair novos clientes, para saber como fazer isso de maneira eficiente, conheça o Guia definitivo de Marketing Digital para o varejo.
6° Aprenda com os seus erros e dos concorrentes
Você já sabe que reavaliar o que foi feito é importante, falamos desse assunto alguns tópicos acima, mas não basta reconhecer os erros, é preciso trabalhar para que eles não aconteçam.
Na black friday de 2018 o site Reclame Aqui recebeu mais de 97 mil reclamações, a seguir você saberá quais são os problemas que mais geraram insatisfação ao consumidor e buscar estratégias para evitá-los na Semana do Brasil. Confira:
- Atraso de entrega
- Propaganda enganosa
- Estorno do valor pago
- Troca/Devolução de produtos
- Produto errado
É claro que imprevistos acontecem, mas muitas situações complicadas podem ser evitadas se houver uma organização e um planejamento eficiente da empresa.
Agora que você sabe o que é a Semana do Brasil e como aproveitá-la para vender mais e atrair mais clientes, não deixe de assinar nossa Newsletter para receber mais dicas para alavancar suas vendas! Até a próxima!
Outros Artigos Relacionados
-
Plataforma de Performance e Vendas: conheça a solução que aumenta o Faturamento de varejistas
Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por eficiência e inovação se torna indispensável, visto os desafios que demandam soluções inteligentes e práticas a todo momento. Se você é um varejista e quer aumentar seu faturamento, otimizar sua rotina e ter uma gestão moderna e ágil, o segredo está em investir em tecnologias […]
-
4 indicadores de desempenho no varejo que você precisa acompanhar
Os indicadores de desempenho no varejo oferecem ao gestor o controle das diversas variáveis do negócio.Saiba o que eles podem fazer por sua empresa!
-
Vendas no varejo: antes de seguir tendências disruptivas, foque no “básico bem feito”
Escalar resultados e aumentar as vendas no varejo não é um desafio novo. As margens apertadas, a sazonalidade e a alta concorrência sempre demandaram dos empreendedores do setor um olho no presente e outro no futuro, para não deixar nenhuma oportunidade de crescimento passar. Mas, os últimos anos foram atípicos, como sabemos bem. Enquanto […]