Self-Checkout: Quais as vantagens do autoatendimento para seu supermercado?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 21/07/2019
Self-Checkout: o supermercado do futuro já está na Casa Magalhães!

Um estudo com mais de 2 mil brasileiros, realizado pela APAS, Associação Paulista de Supermercados, em parceria com o IBOPE, mostra que 39% dos consumidores consideram muito importante a presença do autoatendimento nos supermercados.

Os self-checkouts, permitem ao consumidor realizar todas as etapas de compra de mercadorias sozinho, desde o registro e pesagem dos produtos até o pagamento.

Fazer compras em um supermercado sem um atendente físico está se tornando cada vez mais presente no Brasil, para entender melhor como o self-checkout é aplicado e quais suas vantagens, confira este conteúdo que preparamos pra você. Boa leitura!

Quais as vantagens de ter um self-checkout em seu supermercado?

Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, existem entre 600 e 800 self-checkouts funcionando no país, esse equipamento tem sido de grande ajuda, pois tem sanado um dos principais motivos das reclamações dos clientes: as grandes filas nos caixas.

Coloque-se na seguinte situação, você vai ao supermercado apenas para comprar um determinado produto, mas se depara com filas imensas e carrinhos cheios. Há 3 opções:

  • Pedir as pessoas que estão na fila para passar na frente, pois você só quer levar 1 produto;
  • esperar horas na fila do caixa;
  • desistir da compra e ir ao concorrente.

Em um supermercado que possui os caixas de autoatendimento, é oferecido ao cliente uma 4° opção, e em um mercado tão concorrido, detalhes fazem toda diferença.

1. Qualifica o atendimento e reduz o tempo de espera

A agilidade e praticidade gerada pelos caixas de autoatendimento, além de prover maior comodidade para o cliente, também é responsável por uma redução de até 30% no tempo de espera dos consumidores (Revista Exame), reduzindo as incômodas filas.

Passar vários minutos para finalizar uma compra não é agradável para ninguém. E em uma época onde a “pressa” é algo normal, oferecer agilidade e qualidade é muito importante.

Por isso o self-checkout se mostra uma solução ideal para os usuários que buscam eficiência. 

Vale lembrar que o segmento supermercadista sofre bastante com a falta de mão de obra qualificada e os caixas de autoatendimento podem amenizar essa escassez.

Nada melhor do que entregar autonomia para clientes que utilizam diariamente ferramentas tecnológicas e resolvem muitos problemas diretamente pelo telefone celular.

Dica: Saiba como aumentar a produtividade dos seus funcionários!

2. Dispensa o uso de estações de pré-pesagem

Frutas, legumes e verduras, todos os tipos e tamanhos podem ser pesados no próprio equipamento, pois o self-checkout possui uma opção de balança de pesagem, com a tela intuitiva e com as fotos dos produtos para facilitar a pesquisa do consumidor.

O SysPDV-Self-Checkout, vendido pela Casa Magalhães, já vem com um banco de imagens com mais de 370 produtos de frutas, legumes e verduras.

3. Diminui os custos operacionais

Diminuir os custos da empresa é sempre importante para qualquer negócio. Porém, muitas iniciativas de contenção os gastos acabam refletindo na qualidade dos serviços e, a longo prazo, gerando prejuízos.

O caixa de autoatendimento é uma maneira inteligente e segura de se fazer isso. Adotar a tecnologia é equivalente à contratação de novos funcionários, mas sem o ônus burocrático.

Não obstante, as máquinas não apresentam limitações ou erros comuns aos humanos, o que também é importante para a diminuição de retrabalhos.

Ao adicionar, por exemplo, três self-checkouts no supermercado, será necessário apenas um supervisor responsável por monitorar as vendas nos caixas de autoatendimento, o que implica na expansão das operações do PDV, redução nos custos de mão de obra e em mais alternativas para o cliente.

Por fim, o self-checkout não precisa de pausas para descanso ou alimentação, e nem mesmo necessita de férias durante a sua jornada de trabalho.

Dica: Como otimizar a gestão de custos do seu supermercado?

O self-checkout é apenas para o grande varejista?

Claro que não! Não importa o tamanho da sua loja, o que interessa é a sua vontade de crescer e de oferecer ao seu consumidor a melhor experiência na hora das compras.

O self-checkout se adapta facilmente em qualquer ambiente, como você pode ver na imagem abaixo, 4 caixas de autoatendimento ocupam o espaço de 1 checkout completo.

Portanto, se você é pequeno varejista, deseja aumentar o número de checkouts do seu comércio, mas percebe que não tem mais como ampliá-lo, o terminal de autoatendimento facilmente resolveria seu problema.

Mas afinal, como funciona o self-checkout?

Veja como o processo é simples:

O cliente aproxima o código de barras das embalagens no leitor do self-checkout e registra a mercadoria, que é identificada em um monitor touch screen. Neste monitor o consumidor encontra uma interface intuitiva, projetada para que ele consiga iniciar e finalizar a sua compra sem a necessidade de apoio.

Em seguida, os produtos são colocados nas sacolas disponibilizadas ao lado do caixa. Estas sacolas estão sobre uma balança que serve para conferir o peso dos produtos colocados nas sacolas com o peso indicado no cadastro dos produtos, garantindo a segurança do processo.

Após o registro e armazenamento das mercadorias, o consumidor realiza o pagamento de maneira fácil e rápida, através de cartão de débito ou crédito, através de orientações básicas que são exibidas na tela sobre como o procedimento deve ser realizado.

O self-checkout foi desenvolvido para atender e automatizar o processo de vendas dos supermercados, mais voltado para poucos volumes, contando com todos os recursos necessários para a operação e integrando as informações geradas com o seu sistema de gestão.

Dica: Conheça as 5 estratégias para aumentar as vendas em seu varejo!

 

Além deste mecanismo, o self-checkout pode contar com câmeras acopladas, que permitem o monitoramento do processo em tempo real.

Confira o depoimento do Diretor de infraestrutura do Mercadinho São Luiz e veja como ele funciona na prática!

https://youtu.be/nfFUyGNROfE

Agora que você entendeu as vantagens dessa tecnologia, que tal inovar o atendimento do seu supermercado? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba tudo que você precisa para implementar o self-checkout preenchendo o formulário abaixo! Até a próxima!

 
 

Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados