5 filmes que todo empreendedor varejista deveria assistir! (+1)

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 18/04/2019
filmes para varejistas

O cinema é um universo incrível e que possibilita a vivencia de diferentes experiencias e aprendizados por meio das mais diferentes histórias sejam elas fantasiosas, dramáticas, assustadoras ou fieis à realidade. Quem não gosta de ver um bom filme no conforto do seu sofá ou ir ao cinema pegar uma boa sessão e assistir a um lançamento?

E é interessante observar que mesmo com a liberdade artística e fantasiosa dos filmes de Hollywood, nós podemos conseguir extrair inspiração, ter boas idéias e acabar adquirindo um novo conhecimento por meio dessas obras. Já imaginou que pode vir de um filme a motivação que você precisa para encarar um problema? O quem sabe a solução para aquela situação que tanto te preocupa está a só um ‘play’ de distancia? 

Afinal a vida imita a arte, não é mesmo? Então prepare a pipoca, ache uma posição confortável e confira a lista de filmes para varejistas e empreendedores assistirem e se inspirarem. E para facilitar ainda mais a sua experiência, nós selecionamos filmes que estão disponíveis nos serviços de streaming Amazon Prime Video e Netflix.

1. À Procura da Felicidade

Baseado na história real do americano Chris Gardner, À Procura da Felicidade conta uma grande história de superação, foco e acima de tudo mostra que o desejo de conseguir uma vida melhor para a sua família pode ser toda a motivação necessária para um homem alcançar seus objetivos.

Nessa obra Will Smith interpreta Chris Gardner um homem simples que após algumas reviravoltas na sua vida atingiu o fundo do poço, mas em nenhum momento desistiu e trabalhou muito até conseguir se superar, conseguir um trabalho digno para no futuro começar o seu próprio negócio.

Essa incrível história de superação está disponível no serviço de streaming da Amazon, você não pode deixar de assistir.

2. A Grande Aposta

Com um elenco de peso e seis indicações ao Oscar,  sendo o vencedor da categoria melhor roteiro adaptado, A Grande Aposta é um ótimo filme para mostrar quais a principais vantagens de inovar e sair na frente dos seus concorrentes para atingir tão sonhado sucesso.

O filme conta a história de quatro empreendedores e como eles conseguiram crescer e fazer fortuna no mercado imobiliário americano, você pode assisti-lo na Netflix.

3. O Lobo de Wall Street 

O Lobo de Wall Street é um dos filmes mais aclamados no universo cinematográfico e foi indicado ao Oscar em cinco categorias distintas. A trama conta a história de de um corretor do mercado de ações, vivido por Leonardo DiCaprio, que fez fortuna em cima de fraudes de seguro e corrupção.

Pode não parecer o melhor exemplo a ser seguido, mas acredite que se filtrarmos as condutas questionáveis dos personagens, o filme traz grandes lições para todos os varejista e uma delas é que a equipe é a coisa mais importante que sua empresa tem.

Em diversos momentos da história podemos ver o protagonista motivando e desafiando seus colaboradores. A postura do protagonista durante o filme retrata a importância de conhecer os funcionários e ter em mente que todo talento pode ser explorado e transformado em um colaborador de sucesso com os estímulos corretos.  

Ficou curioso? Você pode assistir O Lobo de Wall Street no Amazon Prime Video.

4. O Menino que Descobriu o Vento

Esse original Netflix foi lançado recentemente na plataforma, mas já vem impactando positivamente e motivando muito gente. O Menino que Descobriu o Vento é baseado na história real de William Kamkwamba, um garoto africano que inspirou o mundo ao criar uma forma de combater a seca e levar a água até o seu vilarejo.

O filme nos ensina a não desistir quando nos depararmos com grandes adversidades e usar os nossos conhecimentos e habilidades para achar uma forma engenhosa e criativa para alcançar a superação.

5. Walt antes do Mickey

Acredito que todo mundo conheça o mundo incrível que Walt Disney criou, elevou a um patamar inalcançável e criou um verdadeiro legado. O que ninguém sabe é o Walt era um rapaz comum que após muitos altos e baixos na sua vida conseguiu criar um verdadeiro império.

Walt antes do Mickey é uma obra maravilhosa que ensina a não se acomodar e a nunca se conformar com menos do que você merece, você não pode deixar de assistir, o filme está disponível no Amazon Prime Video.

BÔNUS: Mr. Selfridge

O bônus da nossa lista de indicações para varejistas não é um filme e sim uma série. “Mr. Selfridge” se passa no início do século vinte mas traz lições extremamente importantes para o varejista moderno, especialmente quando estamos falando de uma história que retrata (de forma livre) a vida de Harry Gordon Selfridge, fundador da rede de lojas de departamento Selfridges. filmes

A empresa, que até hoje opera em quatro lojas na Inglaterra, foi uma das redes de varejo de maior sucesso da época. A série retrata a inauguração da primeira loja de Harry e mostra porque o protagonista ficou conhecido por suas estratégias de marketing incríveis e sua fala de fazer o que muitos achavam impossível.

A série possui quatro temporadas, algumas estão disponíveis na Netflix, e serve de inspiração para os varejistas do século 21 em diversos aspectos:

  • Não tenha medo de ousar: para Harry a publicidade é uma arma poderosa e por isso ele nunca teve medo de se arriscar para conseguir o que queria, usando promoções agressivas e formas inusitadas de chamar atenção da imprensa e dos clientes. filmes
  • Esteja conectado ao que acontece no mundo: Harry não vê sua empresa como um varejo e sim como um reflexo do estilo de vida da sociedade, desta forma tudo que acontece em Londres acaba sendo aproveitado pela Selfridge tornando a loja sempre atual e presente na vida dos clientes.
  • Escute seus funcionários: muitas vezes as empresas passam por problemas que não sabem como resolver e esquecem que as pessoas que atuam na operação da empresa talvez tenham uma solução, afinal eles estão imersos na rotina da empresa e dos produtos. Na série, Harry sempre está atento aos conselhos dados pelas pessoas a sua volta e em alguns momentos desenvolve produtos com base em sugestões de colaboradores.
  • Exiba os seus produtos com maestria: Todo varejista entende a necessidade de despertar o desejo dos consumidores pelas mercadorias e atraí-los para os estabelecimentos. As vitrines da Selfridges são tratadas na série como verdadeiras obras de arte e sempre são o assunto nas ruas de Londres, demonstrando que saber expor é tão importante quanto saber vender.
  • Dê às pessoas o que elas procuram: Harry era um mestre na hora de identificar os desejos e entregar o que as pessoas esperavam. Dar aos consumidores o que eles desejam é até hoje um dos lemas de Selfridges. Para o protagonista o objetivo dos vendedores era oferecer algo além dos produtos e serviços, era oferecer um espetáculo aos clientes.

Como a série  “Mr. Selfridge” possui várias temporadas, o que não faltam são lições para os varejistas. Então se você ficou curioso e quer saber mais sobre a história, prepare a pipoca e confira todas as temporadas.

Gostou da dica de filmes para varejistas e empreendedores? Então não esqueça de assinar nossa newsletter para receber novos conteúdos, é só preencher o formulário aqui embaixo. 

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados