7 coisas que você jamais pode fazer no seu ponto de vendas
O ponto de vendas (PDV) é um estabelecimento comercial que vende um produto ou serviço para o público. Manter um bom PDV envolve o ambiente, a marca, uso do espaço no local, a forma de abordar e atrair os clientes, enfim, o desenho de todo o cenário para atender ao consumidor.
Entretanto, muitas empresas cometem muitos erros na organização do ponto de vendas, o que pode gerar incômodo e desconforto ou mesmo deixar de atrair o cliente. Assim, um PDV mal gerenciado leva a uma grande queda nos negócios.
Quer conhecer os principais erros que você jamais deve cometer no seu ponto de vendas? Confira agora!
1. Não pensar no tipo de público atendido
Todas as decisões de um ponto de vendas precisam considerar o tipo de público atendido. Desde a escolha do local, a disposição da vitrine, música ambiente, tipos de promoções, até a forma de atendimento. Muitos comércios não consideram esse detalhe, deixando os elementos do negócio de forma pouco harmônica.
Um atendimento muito formal para pessoas conhecidas da vizinhança é meio inadequado, assim como músicas muito dessintonizadas com a cultura do grupo que frequenta seu estabelecimento.
2. Deixar a vitrine pouco atraente no seu ponto de vendas
Não ter cuidado ao planejar a vitrine é um erro fatal. Isso porque a vitrine é a primeira impressão que o seu ponto de vendas passa. Cores excessivas ou desarmônicas, desorganização, falta de estratégia na escolha dos produtos expostos acabam fazendo as pessoas ignorarem o negócio ou se afastarem de sua loja.
Outro grande problema é quando o comércio não atualiza a vitrine, deixando os mesmos produtos lá, parados por muito tempo.
Para evitar esse tipo de falha, é fundamental investir em uma vitrine com boa combinação de cores e trocar as peças expostas periodicamente, pelo menos uma vez na semana. Outra estratégia fundamental é explorar na vitrine o ponto forte da sua marca, seja ele a sustentabilidade, o baixo preço, facilidades no pagamento, inovação em tecnologia, por exemplo.
3. Falta de iluminação no seu ponto de vendas
Pouca iluminação pode trazer uma impressão sombria, tristonha e pouco acolhedora para o cliente. Aliás, muitas pessoas inclusive ficam de mau humor em locais escuros. Além de que a falta de luz passa uma imagem negativa, fazendo o lugar parecer obscuro e até mesmo perigoso.
Você deve iluminar bem o ambiente como um todo, lembrando-se de que as lâmpadas podem ser usadas de forma até estratégica, dando um grande foco em peças mais atraentes. E lembre-se que toda a loja deve ser bem clara, desde a vitrine até as áreas que são frequentadas apenas pelos colaboradores.
4. Temperatura incômoda
Lojas muito quentes fazem o momento da compra se tornar desconfortável, o que acaba afastando os clientes. Além disso, a alta temperatura e o ar abafado também afetam os colaboradores, deixando-os mais cansados e menos dispostos.
Com isso, a postura dos profissionais com o público acaba sendo menos gentil e proativa. Um ambiente frio demais também pode ser incômodo, pois pode afetar a saúde do time e da clientela, levando a resfriados e gripes mais frequentes.
Para evitar esse tipo de problema, invista em um ambiente de temperatura amena e fresca. Portanto, tenha ventiladores e aparelhos de ar condicionado para o calor. Mas caso esteja muito frio, evite ligá-los.
5. Má disposição dos produtos no ponto de vendas
A forma como os produtos são posicionados na loja também influencia muito em como o cliente vai consumir. Deixar os artigos de forma desordenada, sem lógica ou sem clareza sobre as seções pode deixar o cliente confuso e até levá-lo a desistir da compra.
A disposição dos produtos é uma importante estratégia de venda. Deixar avisos claros sobre o início de seções (por exemplo, em um supermercado, haver placas para a seção de laticínios, de hortifruti, cereais, entre outras), pode orientar bem o cliente, evitando que ele perca tempo pelos corredores procurando algum produto.
Isso evita aborrecimentos e otimiza o tempo de compra!
6. Descuidar do estoque
Deixar produtos que não foram vendidos no mesmo lugar pode passar uma imagem um pouco negativa de que o negócio não está se movimentando. Além disso, o produto que fica retido muito tempo no estoque da empresa é capital parado, o que gera prejuízos e ocupa espaço no estabelecimento.
Procure fazer ofertas para vender essas mercadorias, seja baixando o preço, colocando formas de pagamento bem facilitadas ou oferecendo brindes na aquisição do produto. Assim, você garante que os artigos tenham mais rotatividade.
7. Trabalhar com uma equipe mal preparada
Se o vendedor não é capaz de explicar mais sobre o produto (origem e procedência, composição, por exemplo, informações para o caso de pessoas alérgicas) ou os procedimentos da loja (formas de pagamento, troca, garantia, promoções), o cliente acaba desistindo da compra.
Outro grande problema é o colaborador não tratar bem o cliente, sendo ríspido ou desatento. Além disso, há vendedores que são invasivos, insistindo demais para o cliente comprar, argumentando de forma excessiva a ponto de não permitirem ao cliente pensar ou decidir por si próprio. Todas essas posturas são muito prejudiciais, podendo fazer as vendas caírem.
Para evitar isso, é fundamental capacitar bem o colaborador, ensinando todos os procedimentos da loja e explicando as melhores formas de tratar o comprador. Procure enfatizar a necessidade de uma postura amigável e do respeito à individualidade e ao espaço do cliente.
Como organizar o seu ponto de vendas?
Organizar o ponto de vendas de forma estratégica é fundamental para manter o bom desempenho do negócio. Erros na organização do PDV podem dificultar a atração de clientes e enfraquecer as vendas.
Sejam falhas no conforto e estética do ambiente, na inadequação ao público-alvo, na má organização da vitrine ou em uma capacitação insuficiente do profissional, a empresa acaba tendo grandes prejuízos.
Para ter um bom ponto de vendas, é fundamental elaborar os processos, as estratégias de venda e a decoração direcionados para o público-alvo. Além disso, é importante investir em um ambiente agradável, fresco e organizado. Procure também dar treinamentos para os colaboradores, para que eles ofereçam o melhor atendimento para o cliente.
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