7 dicas pra você aumentar o ticket médio do seu restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 8 de janeiro de 2019
Saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante

Saber calcular e encontrar formas para aumentar o ticket médio é muito importante para qualquer empresa. Ele é um excelente indicador que mostra quanto cada cliente compra em média e pode abrir espaço para ações específicas, como aquela dos fast-foods: “por mais R$ 2 você leva a batata grande, em vez da pequena“.

Claro que todo restaurante busca vender mais, aumentando o ticket médio. Mas é importante seguir alguns passos, como definir uma meta a ser alcançada.

Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas informações importantes neste post. Confira!

O que é ticket médio e como calculá-lo?

O ticket médio representa o valor que cada cliente consome, em média, em seu restaurante. Se você tem, por exemplo, 100 clientes por dia e o faturamento diário é de R$ 3.000, isso significa que o ticket médio é de R$ 30 gastos por cliente.

Percebe-se que esse é um cálculo bem fácil, não é mesmo? Bastou dividir o faturamento diário obtido no estabelecimento pela quantidade de clientes que estiveram no restaurante. Esse é o ticket médio diário. Você pode calculá-lo para o período que achar melhor.

Qual a importância do ticket médio para o controle financeiro?

Quando você conhece o ticket médio de seu restaurante, sabe quanto pode esperar de resultados em suas ações promocionais, por exemplo. Se tem uma perspectiva de receber mil pessoas em um evento do dia das mães, pode estimar um ganho de R$ 30 mil, em termos de faturamento bruto, segundo o exemplo que demos.

Isso ajuda a equilibrar as ações de promoção e divulgação, pois você tem uma ideia do quanto pode gastar, já que sabe qual o retorno estimado. Mas esse não é o único benefício desse indicador.

Conhecendo-o, você pode ter uma ideia de que pratos saem menos e de quais podem ser agregados (como é feito nos combos) para melhorar os ganhos durante as refeições.

Assim, você aumenta o faturamento sem necessariamente ter que buscar mais clientes, o que implica economia em divulgação. Lembre-se de um detalhe: cada cliente atendido tem um custo, que envolve:

  • infraestrutura (pois ele ocupa um assento e uma mesa);
  • material de limpeza;
  • pagamento de funcionários para servir, lavar louças etc.

Assim, quando aumenta o ticket médio, você dilui seus gastos e cresce de forma mais equilibrada, garantindo solidez ao seus resultados.

Quais as dicas para aumentar o ticket médio do restaurante?

Há várias técnicas que podem ser utilizadas para aumentar o ticket médio de qualquer empresa, inclusive dos restaurantes. Abaixo, elencamos algumas muito eficientes para obter esse resultado. Veja:

Faça kit de produtos

Uma ótima alternativa é montar e promover kits de produtos. Isso, além de estimular o consumo, ajuda a equipe a lembrar de oferecer opções adicionais.

Por exemplo, há um preço para o prato principal, outro para a bebida e mais um para a sobremesa, certo? Existe muita gente que só almoça e, no máximo, toma um suco ou refrigerante.

Se você criar uma oferta que reúna almoço + bebida + sobremesa, e o valor total ofereça desconto em relação ao preço dos itens vendidos individualmente, vários clientes aproveitarão a promoção.

Avalie também a opção de dar descontos progressivos para kits ainda maiores, com porções em tamanhos extras.

Ofereça acompanhamentos

Você certamente já ouviu a frase: “quer acrescentar mais queijo por três reais?“. Essa é uma forma de personalizar os pratos conforme o gosto do cliente. Há quem goste de mais molho, maionese ou salada.

Dar ao cliente a opção de acrescer à sua refeição os itens que ela gosta fará com que o prato fique mais atrativo. Para entender melhor, vamos fazer um paralelo: muita gente prefere restaurantes self-service por que podem montar o prato com aquilo que gostam, o que nem sempre acontece nas opções à la carte, não é mesmo?

Assim, abra a possibilidade de o cliente escolher quais acompanhamentos adicionais deseja. Você pode oferecer, por exemplo:

  • batata sauté;
  • farofa;
  • cebolinha;
  • batatas fritas;
  • legumes na manteiga etc.

Agora, vale a pena sempre orientar a equipe para abordar gentilmente os clientes, perguntando se desejam itens adicionais e oferecendo o cardápio para consulta das opções e preços.

Crie programas de fidelidade

Muitos estabelecimentos oferecem cartões de fidelidade ao cliente, para que ele se torne recorrente no lugar. Um exemplo clássico é premiá-lo com uma refeição grátis a cada X compras. Assim, quando ele vai ao caixa, recebe um carimbo no cartãozinho.

Para que essa ação ajude a aumentar o ticket médio, você precisa conhecer a medição atual desse indicador. Se ele mostra que cada cliente consome, em média, R$ 30 (usando o mesmo exemplo do início), para ter direito ao carimbo, o pagamento mínimo deve ser R$ 35.

Ou seja, você não vai precisar aumentar sua base de clientes para faturar mais, apenas fidelizar aqueles que vão ao seu restaurante ocasionalmente e fazê-los consumir um pouco mais.

Vale lembrar que você precisa ter cuidado com sua margem de lucro ao aderir a esse tipo de estratégia, senão pode sair no prejuízo. Dar um desconto a cada 10 refeições pagas, por exemplo, representa um abatimento de 10% em cada refeição. Coloque os custos na ponta do lápis para saber quanto precisa faturar para compensar esse investimento.

Qual o impacto financeiro que o aumento do ticket médio pode trazer?

Como dissemos, quando você se preocupa em aumentar o ticket médio, aproveita melhor sua base de clientes atual e consegue diluir seus custos. Não há mais frequentadores e, sim, mais vendas.

Isso significa, indiretamente, tratar seus clientes melhor, já que você vai oferecer seu cardápio mais cuidadosamente. Muitos consumidores vão conhecer pratos que nem sabiam existir.

Além disso, você terá melhor aproveitamento de seus insumos, pois eles serão consumidos mais rapidamente. Isso diminui o tempo médio de estocagem e reduz a possibilidade de perda dos prazos de vencimento.

No fim das contas, você:

  • vende mais e melhor, pois aproveita suas oportunidades com mais qualidade;
  • dá um tratamento mais completo aos clientes;
  • utiliza melhor seu estoque e evita perdas.

Assim, o ticket médio é um indicador que mede não apenas resultados financeiros, mas também ajuda como medidor de qualidade de seus serviços e da atuação da sua equipe. Portanto, escolha as melhores técnicas para seu restaurante e veja quais fazem mais efeito, para investir sempre nelas.

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