Confira 4 filmes que todo dono de restaurante deveria assistir!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 01/06/2017
filmes sobre restaurante

Dentro do universo cinematográfico, é possível vivenciar diversas histórias, algumas delas inclusive baseadas em fatos reais. Filmes são uma excelentes forma de comunicação e de entretenimento, capaz de influenciar os espectadores, gerando ideias e aprendizados por meio dessas produções. Pensando nisso, separamos uma lista de filmes seletos de gastronomia que todo dono de restaurante deveria assistir para se inspirar e melhorar seus negócios!

1. Como um Chef

Se você é do tipo de espectador que aprecia uma boa comédia, então você precisa assistir a essa produção cinematográfica.

O filme conta a história de Jacky Bonnot (Michaël Youn), um talentoso chef de cozinha amador de 32 anos, que sonha em ser reconhecido pelo seu trabalho e ser dono de um excelente restaurante, porém, devido sua situação financeira, se ver obrigado a aceitar pequenos trabalhos temporários para se manter.

O sonho se mostra cada vez mais distante, até que a sorte do cozinheiro muda e ele conhece o renomado chef gastronômico Alexandre Lagarde (Jean Reno), dono de uma rede de restaurantes, cuja estabilidade está ameaçada pelo grupo financeiro que gerencia seus negócios.

O filme retrata de forma cômica as dificuldades do relacionamento do grande chef renomado com seu mais novo aprendiz, além dos problemas na conciliação da profissão com âmbito familiar.

Trazendo para o contexto real, podemos tirar como lição a importância do relacionamento com a equipe de trabalho e de conhecer as necessidades demandadas pelo mercado. Na trama, é exposto que o grande chef estava se tornando “obsoleto” devido aos modelos tradicionais e preparo de suas receitas, mas com seu ajudante talentoso, consegue reinventar seu estilo de culinária surpreendendo a todos os críticos, aumentando suas oportunidades de vendas.

Além disso, podemos observar a importância do apoio familiar para o sucesso dos negócios, não sendo uma regra, mas contando como um grande suporte, continue lendo para descobrir quais são os próximos filmes.

2. Chef


O filme conta a história de Carl Casper (Jon Favreau), um chefe executivo de um famoso restaurante, que depois de perder o emprego por problemas na gerência, decide seguir por um novo caminho: abrir um food truck, para recuperar seu instinto criativo e ao mesmo tempo se aproximar da sua família.

O filme retrata as dificuldades enfrentadas pelo chef de cozinha no trabalho, que após ser demitido procura dar a volta por cima empreendendo em um food truck, numa aventura com sua família, trabalhando com o que mais gosta e com as pessoas que ama. 

Trazendo para o contexto do mercado de food services, especialistas afirmam que o modelo de negócio sobre rodas já não é mais uma novidade, pois as pessoas já conhecem a proposta de negócio. No entanto, esse mercado apresenta diversas possibilidades de crescimento e de reinvenção, o que garante a sua permanência.

Se você pensa em empreender no segmento de food services, então esse filme é ideal para você.

3. Julie & Julia


O filme, baseado na história de vida real de Julie Powel e Julia Child, conta sobre o drama vivenciado por Julie, uma publicitária, que por estar entediada de sua vida, resolveu fazer em 365 dias, todas as 524 receitas do famoso livro: “Mastering the Art of French Cooking”, escrito por Julia Child. Julie, ainda cria um blog, onde conversa com seus leitores sobre os sucessos e fracassos ao longo das tentativas.

O filme ainda traz a história de vida de Julia Child, que desafiando o mercado machista da época, foi estudar na França, na famosa escola Le Cordon Bleu, e conseguiu traduzir e desmistificar todas as receitas tradicionais, e posteriormente disseminar a culinária francesa pelos EUA.

Se você é apaixonado pela gastronomia e tem interesse em saber mais sobre a culinária francesa, então assista a este filme e aproveite o misto de comédia e drama, que certamente irá lhe trazer novas inspirações.

4. Pegando Fogo 

O filme conta a história do famoso chef Adam (Bradley Cooper), que era um dos mais respeitados de Paris, até seu problema com álcool e drogas destruir sua carreira.

A paixão pela culinária fala mais forte do que todos os problemas, e Adam resolve mudar de vida, conseguir seus clientes e boa fama de volta. O filme é cheio de paixão e devoção, mostrando que para quem ama a cozinha e a culinária, toda dor e sofrimento vale a pena.

Este é um daqueles filmes que retratam a história de superação de um egocêntrico chef de cozinha que preza acima de tudo pela qualidade nos preparos de suas receitas, e tem a carreira de sucesso arruinada por problemas com vícios.

Trazendo para o contexto real, podemos tirar de aprendizado o valor da autoconfiança na gestão dos negócios. Toma decisões em uma empresa pode definir o sucesso ou o fracasso, sendo uma tarefa extremamente complexa, principalmente diante do mercado competitivo de food services, e por isso, ter conhecimento de mercado, aliado às competências para controlar a empresa é fundamental para o alcance dos objetivos.

Gostou das nossas sugestões de filmes? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades! Basta preencher o formulário abaixo.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados