Por que abrir um restaurante? Vamos falar de propósito!
Por que você quer abrir um restaurante? Responder essa pergunta com total sinceridade pode fazer com que sua empresa não entre nas estatísticas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, onde diz que restaurantes duradouros tornaram-se exceção no Brasil.
Por isso, vamos conversar sobre propósito, por que não basta saber cozinhar ou ter noções administrativas para se abrir uma empresa. Quando se inicia sem propósito, o risco de não escrever uma história relevante é grande, podendo viver no piloto automático e podendo não fazer escolhas conscientes para o seu negócio.
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Afinal, o que é propósito?
Propósito é a razão pela qual você faz o que faz, o motivo de você levantar todos os dias da cama e impactar de maneira positiva a sociedade. Ele conecta consumidor com a marca. Segundo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, propósito é o senso de que somos parte de algo maior que nós mesmos, que somos necessários, que trabalhamos para algo melhor adiante. Propósito cria felicidade de verdade.
Por que não ter um propósito não é uma boa escolha?
“Empresas com propósito têm os melhores resultados a longo prazo no mercado de trabalho, essas empresas são mais eficazes em atrair os melhores talentos, em motivar seus funcionários e em retê-los na companhia. Também são as melhores empresas em alinhar a estratégia de longo prazo.”
O mercado de alimentação é extremamente concorrido, o que faria uma pessoa optar pelo seu restaurante e não pelo concorrente, que é do mesmo segmento e ainda é em frente ao seu? Um propósito definido lhe ajudará a responder essa pergunta e a desenvolver um diferencial para sua empresa, a abrir um restaurante inovador.
Veja esse exemplo:
Viajar para a Disney exige um certo esforço financeiro, mas é o sonho de muita gente. Isso não se dá apenas por ser um parque legal, visto que de locais de diversão legais o mundo está cheio. Quem sonha em ir a Disney, acredita que lá é um local que cria felicidade, e esse é o propósito da empresa.
Eles fazem questão de deixar isso claro tanto para os funcionários quanto para os clientes, o que acaba impactando outras pessoas e atraindo uma multidão todos os anos.
Mas como construir o propósito do meu restaurante?
Não espere ter uma rede de restaurantes para começar a pensar em seu propósito, comece de agora com o que já tem. Quando você vai sair pra um canto que nunca foi, caso não ative o GPS corre o risco de se perder, não é mesmo? Tenha o propósito como seu GPS, ele vai te guiar ao longo dessa jornada empreendedora.
Não é preciso ser algo complexo, basta que você expresse em palavras o real motivo pelo qual quer abrir um restaurante, caso tenha dificuldade, conte com a ajuda de pessoas da sua confiança.
Vou lhe ajudar com um exemplo prático, respondendo a pergunta que fiz no início do texto de 2 formas:
- Situação 1:
– Por que você quer abrir um restaurante?
– Porque sei cozinhar e quero ganhar dinheiro com isso.
- Situação 2:
– Por que você quer abrir um restaurante?
– Porque eu quero mostrar que uma comida de qualidade não precisa ser cara.
É perceptível a diferença entre as duas respostas? Usar seu talento para obter lucro, não é ruim, é uma necessidade, mas focar apenas nisso faz com que seu restaurante seja apenas mais um entre tantos.
O cliente atual já não quer continuar apenas como consumidor, ele quer fazer parte daquilo, se envolver. A pessoa só se compromete com o que acredita.
Se colocando na postura de cliente, com qual das empresas acima você se sentiria parte?
Tenha um “porquê” e enfrente qualquer “como”.
Quando estamos diante de um novo projeto ficamos assustados, isso é normal, às vezes, precisamos de um empurrãozinho para dar o passo necessário. Alberto Saraiva, médico, português, abriu um restaurante de comida árabe no Brasil, que posteriormente, este veio se tornar a maior rede de restaurantes do mundo em culinária árabe e um dos maiores redes de fast-food do país com mais de 400 unidades.
De origem humilde, filho de imigrantes, vei ao Brasil com 17 anos e foi morar no interior do Paraná, pegando de 5 a 6 conduções por dia para ir à escola. Passou 3 anos tentando passar no vestibular de medicina, no ano em que conseguiu, seu pai veio a falecer, vítima de um assalto dentro de sua própria padaria, em São Paulo, precisando ele assumir os negócios e trancar a faculdade de medicina.
Alguns grandes desafios enfrentados pela padaria eram:
- a concorrência, segundo Alberto, outras 5 padarias cercavam a sua
- não existiam equipamentos de qualidade, os que tinham eram muito antigos
- funcionários desqualificados
- às vezes era preciso comprar pães de outra padaria para vender na dele.
Diante desse cenário, o empresário usou a técnica do preço acessível, onde passou a vender pães num valor 30% mais barato do que o preço do governo, Sunab, um órgão do governo que tinha poder de interferir nos preços do mercado; tornando-se fornecedor de vários padeiros de rua, dessa forma ele deu um novo rumo ao seu negócio.
Depois de um tempo vendeu a padaria, voltou ao curso de medicina, concluiu, guardou seu diploma na gaveta e continuou a empreender, como ele mesmo diz: “pegou um gosto em montar negócios, sabia identificar um bom ponto comercial.”
A longa trajetória do fast-food de comida árabe mais popular do Brasil – o Habib’s – começa de fato quando Alberto conhece Paulo, que veio pedir um emprego a ele. Paulo, era um cozinheiro de 70 anos que sabia fazer uma boa comida árabe e esfirra era a sua maior especialidade.
Saraiva viu isso como uma oportunidade, pois, ele tinha como propósito “vender comida de qualidade com um preço acessível”. Aqui ele usa o conceito “1 pra 1 milhão”, onde a empresa pega um produto e torna-o democrático, unindo qualidade + preço baixo. Geralmente esse produto torna-se o “carro chefe” da empresa, ou seja, aquele que todo mundo quer.
Hoje, o Habib’s vende mais de 600 milhões de esfirras por ano, e atualmente tem como propósito criar um restaurante acessível a todas as pessoas e paladares, um lugar que permita aos brasileiros saborearem a culinária árabe e vários outros sabores do mundo num ambiente agradável e com atendimento gentil.
Por que você quer abrir um restaurante?
Você percebeu que o propósito do empreendedor Alberto Saraiva de vender comida de qualidade com um preço acessível continuou o mesmo? Foi o que o guiou ao longo da sua jornada empreendedora. Por isso, encerro esse texto afirmando o que disse logo no início o propósito é o GPS que vai lhe conduzir ao longo desse caminho, não o deixe de lado!
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