4 motivos para investir no treinamento de atendimento ao cliente!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 4 de fevereiro de 2019
4 motivos para investir no treinamento de atendimento ao cliente

Conquistar novos consumidores diante de tanta concorrência é uma missão para poucos, e mantê-los fiel ao seu negócio é só para quem investe em treinamento de atendimento ao cliente. As empresas que ainda não se deram conta da importância da capacitação desse time estão fadadas ao fracasso. Simples assim!

As afirmações que você acabou de ler parecem extrapolar o dramatismo, mas são reais. A equipe de atendimento é responsável pelo contato que a sua empresa mantém com os clientes, por isso, ao investir no treinamento e na capacitação da equipe para prestar um bom atendimento, o que você está se fazendo é, na verdade, uma aposta na otimização de resultados e no aumento das vendas.

O custo-benefício do treinamento para melhor capacitação da equipe de atendimento pode ser equiparado ao custo de aquisição de cliente (CAC), pois cada consumidor perdido por não ter sido atendido de forma adequada significa o desperdício da verba aplicada na conquista dele.

Elaboramos este post para mostrar alguns motivos para investir em treinamento de atendimento ao cliente e de que modo capacitar seus colaboradores nesse aspecto. Confira!

Conheça os principais meios de treinamento de atendimento ao cliente

Existem diversos modos de capacitar a sua equipe de atendimento para que ela ofereça um excelente serviço aos clientes, garantindo a fidelização deles à empresa e o fechamento de novos negócios. Nos tópicos a seguir você vai conhecer os principais deles. Veja!

Presencial

O método presencial é o mais comum e conhecido de todos. Por meio dele, palestrantes e instrutores são contratados pela empresa para levar novos conhecimentos à equipe de atendimento, em eventos que poderão acontecer dentro da empresa ou em instituições de ensino especializadas no assunto.

Educação a distância

A educação a distância vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente para o aprendizado de nicho. Todos os dias novos cursos especializados surgem espalhados pela web, do mesmo que modo que as plataformas de desenvolvimento pessoal — personalizadas para as necessidades de uma empresa — também estão se tornando cada vez mais comuns.

Muitos colaboradores utilizam, por exemplo, o tempo que estão a caminho do trabalho para estudar em seus dispositivos móveis. Desse modo, se a empresa oferecer algum treinamento de atendimento ao cliente por meios digitais, ele certamente poderá ser feito nesse período “ocioso”.

Troca de conhecimento entre a equipe

Outro meio eficiente de treinamento e atendimento ao cliente é a troca de experiências entre os membros de uma mesma equipe. O conhecimento empírico é o mais raro, caro e confiável de todos. É aquele adquirido por meio da “mão na massa”, e muitas vezes mais valoroso do que o científico.

Por isso, investir algum tempo para que os colaboradores da equipe de atendimento troquem informações entre si por meio de palestras e seminários preparados por eles próprios é uma ótima maneira de treinar os colaboradores com baixíssimo custo.

Experimente estabelecer um horário semanal fixo para que o evento de troca de conhecimento aconteça, fazendo com que a cada semana um colaborador seja o responsável pela preparação da palestra. Dessa forma você vai ver quantos conhecimentos interessantes e valiosos surgirão da prática.

Os seus colaboradores poderão simplesmente contar a história de atendimentos bem-sucedidos durante as sessões internas de treinamento de vendas, deixando a experiência como ensinamento para os demais integrantes da equipe — e até mesmo para os colaboradores das outras áreas da empresa.

Programas de incentivo à educação

Se você já ouviu falar em Recursos Humanos 4.0, sabe do que estamos falando. Hoje em dia, muitas empresas utilizam bolsas de estudo — mesmo que parciais — como modo de premiar bons colaboradores. Por que não adotar essa prática para premiar os profissionais que se destacam na área de atendimento ao cliente?

Além deles se qualificarem com o incentivo à educação oferecido pela empresa como prêmio, esses profissionais ainda podem compartilhar o conhecimento adquirido com os demais membros da equipe. Já pensou nisso?

Conheça 4 motivos para investir no treinamento da equipe de atendimento

Qualquer área de uma empresa é beneficiada com a qualificação de seus colaboradores, e isso não seria diferente com a equipe de atendimento. No entanto, a capacitação desse time beneficia toda a empresa, uma vez que estimula a aquisição e a manutenção de clientes — que são os reais geradores de receitas de uma organização.

Se pensarmos além do modo holístico, ainda existem benefícios mais específicos para o investimento em treinamento de atendimento ao cliente. Confira alguns deles a seguir.

1. Alinhamento com os propósitos e valores da empresa

Muitas vezes uma palavra errada dita pelo atendimento de uma empresa pode comprometê-la — até mesmo juridicamente —, tirando dela a razão, ainda que esteja agindo de modo correto.

Para evitar que a sua empresa seja obrigada a provar que “nariz de porco não é tomada”, é fundamental que a sua equipe esteja muito bem alinhada com os propósitos, os valores e as regras do negócio. Dessa forma os funcionários não transmitem ao cliente qualquer ideia ou impressão diferente daquelas praticadas pela empresa.

2. Satisfação dos clientes

Uma equipe bem treinada sabe que “nem sempre o cliente tem razão”, mas mesmo quando ele estiver errado precisa ser bem atendido e ter o seu problema solucionado. Nesse contexto, a empatia e a proatividade são fundamentais para que o cliente se sinta satisfeito.

Essas duas características podem ser adquiridas e treinadas pela sua equipe. Portanto, não deixe de treinar os seus colaboradores para manterem seus clientes sempre satisfeitos.

3. Fidelização dos clientes

Por mais óbvio que pareça, isto precisa ser dito: clientes satisfeitos são fiéis. Portanto, investir no treinamento de atendimento ao cliente é uma forma de fidelizá-lo. Quando isso acontece, a sua base de clientes ativos só aumenta, o que leva a sua empresa ao crescimento.

4. Motivação da equipe

Claro que uma equipe que recebe treinamento se sente mais valorizada, uma vez que percebe a preocupação da empresa com a sua qualificação, além de enxergar oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Portanto, um time treinado é um time motivado!

Saiba quais são as melhores formas de treinamento de atendimento ao cliente

Embora algumas das dicas aqui apresentadas pareçam fáceis de serem seguidas — como os treinamentos a distância e as trocas de conhecimento entre membros da equipe —, a ajuda de profissionais especializados é sempre muito bem-vinda para que o aproveitamento desses recursos seja otimizado e os resultados alcançados sejam mais significativos.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de empresas especializadas em treinar pessoas para uma abordagem de vendas mais precisa e coerente com o produto ou serviço que está sendo comercializado.

Para entender melhor como uma empresa de treinamento de atendimento ao cliente pode ajudar você, entre em contato com a nossa parceira Goakira e saiba como capacitar a sua equipe!

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