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Escolha o modelo ideal de comanda para restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto:
  • Atendimento
  • Automação Comercial
  • Food Service
Data: 19/07/2019
5 dicas para escolher o modelo ideal de comanda para restaurante

Escolher a comanda para restaurante certa é uma forma de garantir maior produtividade para o negócio. Afinal, essa é uma etapa determinante na experiência do cliente e pode ser a principal razão para que ele retorne ao estabelecimento.

Existem três tipos de comanda para restaurante:

  • em branco
  • impressa
  • digital

As duas primeiras são versões em papel, comuns no passado e modelos que demandam um tempo maior de atendimento. Já a comanda eletrônica consegue não apenas melhorar a organização como também facilita a jornada do cliente.

Para ajudar o seu negócio a manter as vendas em alta, a seguir, apresentaremos 5 dicas para você não errar na hora de escolher a comanda para restaurante. Continue com a gente e saiba como realizar o melhor investimento. Boa leitura!

Navegue pelo conteúdo

  • 1. Praticidade
  • 2. Segurança
  • 3. Integração com o sistema do restaurante
  • 4. Experiência do cliente
  • 5. Custo-benefício

1. Praticidade

Chegar a um restaurante, escolher o prato no menu de papel, procurar o garçom para realizar o pedido e aguardar até que ele leve a anotação até a cozinha é sempre uma situação desagradável, ainda mais se você estiver com fome.

A implementação de uma comanda eletrônica tem o objetivo justamente de tornar tudo isso mais prático. Porém, o resultado não será atingido se o sistema da ferramenta não for de simples manuseio.

Muitas vezes, o pedido demora a chegar porque há um grande intervalo entre a anotação do garçom e o repasse para a cozinha. Se a comanda eletrônica não se apresentar como um item prático, corre-se o risco de o atraso acontecer em razão da dificuldade do funcionário em preencher as informações.

Por isso, na hora de adquirir a comanda para o seu restaurante, prime por aquela que realmente facilitará o trabalho dos colaboradores.

2. Segurança

Infelizmente, aparelhos eletrônicos estão propensos a ataques e invasões de pessoas má intencionadas. Além disso, a falta de segurança pode estar na instabilidade do sistema do equipamento.

Por exemplo, com uma configuração instável, a comanda eletrônica pode desorganizar todas as informações inseridas pelo garçom. Assim, uma mesa que pediu o prato A pode receber o prato B. Ou pior, os dados armazenados podem simples sumir, levando a um verdadeiro caos no seu restaurante.

A melhor maneira para evitar esse cenário é escolher comandas eletrônicas com sistemas confiáveis. Logicamente, empresas com know how e experiência no mercado tendem a fabricar as melhores ferramentas.

3. Integração com o sistema do restaurante

A integração de sistemas é um processo no qual todos os sistemas de um estabelecimento estão interligados. Essa harmonização de dados traz diversas vantagens para o restaurante. Na prática, a agilidade citada no primeiro tópico só acontece se a comanda eletrônica oferecer essa integração.

É esse processo que torna possível a comunicação instantânea entre a cozinha e o caixa da empresa. Ou seja, assim que o garçom realiza o pedido do cliente, o setor da cozinha e o responsável pelo caixa do estabelecimento recebem as mesmas informações. Os benefícios são inúmeros, confira.

Diminuição de falhas na comunicação

Em um cenário onde o garçom anota os pedidos em uma comanda de papel, alguns erros podem acontecer devido aos ruídos de comunicação. Afinal, muitos pratos e bebidas apresentam nomes semelhantes, a escrita do garçom pode confundir o pessoal da cozinha.

Com a integração de sistemas, esse tipo de falha deixa de existir. Ainda que os pratos sejam separados apenas por sequências de número, a comunicação se torna clara e direta, impedindo que os outros setores entendam uma mensagem diferente da original.

No geral, até mesmo o controle de estoque do restaurante é otimizado com uma comunicação mais bem desenvolvida.

Dica: 4 Erros que o seu garçom deve evitar

Aumento da produtividade

Logicamente, se há menos falhas, a produtividade tende a aumentar. Não só por isso, toda a necessidade de deslocamento do garçom deixa de existir. Assim que concluir um atendimento, o profissional fica disponível para seguir para outra mesa de forma imediata.

Se no passado ele atendia 3 mesas dentro de um determinado período de tempo, as chances desse número dobrar são muito altas. Claro, com o aumento da produtividade também ocorre um crescimento nos lucros.

4. Experiência do cliente

Quando se fala em inovação ou automatização, muitos gestores cometem o erro de acreditar que basta uma implementação de tecnologias aleatórias para tornar os conceitos práticos. Um ledo engano.

A ideia central de uma automatização em qualquer empresa, independentemente do segmento, é facilitar e agilizar o trabalho dos colaboradores e oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.

Basicamente, para que a inovação seja real dentro do empreendimento, é preciso entender as reais necessidades do negócio e dos clientes.

Nesse sentido, não vale a pena investir em uma comanda para restaurante que não traga vantagens reais para o seu cliente. A ferramenta deve ser algo que transforme de fato a experiência do consumidor.

Menu rebuscado, design de última geração, funcionalidades extras, nada disso é relevante se não se for para facilitar a vida do usuário do seu restaurante. Escolha sempre equipamentos que estejam dentro da realidade do seu negócio e que ajudem a tornar a jornada do seu consumidor sempre mais agradável.

5. Custo-benefício

Como explicado, existe a comanda em branco, a comanda impressa com detalhes e a comanda eletrônica. Naturalmente, é um ciclo evolutivo, com cada item sendo uma versão melhorada da anterior. Se há uma demanda maior, é preciso uma ferramenta mais eficaz.

Todos os pontos apresentados até o momento mostram o quanto a comanda eletrônica é um investimento importante para os bares e restaurantes que desejam se manter fortes no mercado.

Porém, assim como qualquer iniciativa de otimização, a implementação da comanda gera custos iniciais. É nesse ponto que muitos gestores, de forma equivocada, se mostram receosos.

De fato, a inovação necessita de um aporte financeiro, porém, em longo prazo, a nova comanda para restaurante consegue aumentar e muito os ganhos do negócio. Além do crescimento produtivo e estabilidade comunicacional, a ferramenta ajuda na diminuição de erros. O retorno do investimento é real e perceptível para todos, desde garçons até os sócios do empreendimento.

Basicamente, você deve considerar o custo-benefício na hora de escolher a comanda ideal para o seu negócio, assim será mais fácil analisar todas as vantagens que a ferramenta pode oferecer.

É fato que o papel já foi o sinônimo de comanda para restaurante. Porém, não há como pensar em crescimento contínuo sem abraçar a tecnologia e a inovação de vez. Práticas obsoletas apenas limitam o potencial do negócio ou geram altos custos de forma desnecessária. Analise as informações apresentadas e garanta a otimização de trabalho para os seus funcionários e a transformação da experiência para os seus clientes.

Que tal continuar se aprofundando no assunto e entender como funciona a fila de espera em bares e restaurantes? Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para não perder nenhum de nossos conteúdos.

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Tags: Atendimento, Automação Comercial
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