Fila de espera no restaurante: Veja a melhor forma de gerenciá-la!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 22/01/2019
Fila de espera no restaurante: Veja a melhor forma de gerenciá-la!

A fila de espera no restaurante é uma prática comum, alguns oferecem uma experiência tão boa aos clientes, que muitas vezes eles nem ligam em esperar um tempinho a mais.

Porém, como você sabe nem sempre dá pra evitá-la totalmente, mas é possível gerenciá-las melhor, fazendo com que a fila de espera no restaurante seja uma introdução positiva daquilo que está por vir.

Afinal, casa cheia é motivo de alegria para quem faz a gestão de um restaurante. Isso significa que a comida está fazendo sucesso, o ambiente é convidativo e o preço agrada à clientela, porém, é preciso ter muito cuidado para que o êxito de um estabelecimento não seja exatamente o motivo pelo qual ele terá problemas.

Continue lendo o post para compreender melhor essa estratégia que certamente atrairá e fidelizará mais clientes. Confira!

Quais os impactos positivos na organização do restaurante?

Fidelização

A experiência do cliente atua como um processo de análise, no qual o gestor abre caminhos que alcancem o cliente do seu negócio até que ele sinta-se confortável e consiga expressar como ele enxerga o seu restaurante e qual sua expectativa.

De certa forma, é como se, a partir da avaliação da experiência do cliente, fosse possível moldar o seu negócio exatamente como o público deseja. Assim, é possível atrair mais consumidores, agradando-os e fidelizando-os.

Indicação para outras pessoas

É muito importante ter um time dedicado a aplicar e analisar as práticas de gerenciamento em seu restaurante e, com isso, implantar as melhorias necessárias. Esse time deve estimular que os clientes sejam os promotores da marca obtidos pelas experiência agradável do serviço recebido e pelos novos processos implantados após a análise dos resultados.

Todos os colaboradores envolvidos no processo devem valorizar muito esse método, pois ele ainda é um grande aliado e um marketing gratuito.

Quais as práticas para a gestão da fila de espera no restaurante?

Administre o fluxo de entrada e saída

Em um restaurante, compreender como gerenciar a entrada e a saída dos consumidores da melhor maneira é fundamental, principalmente para evitar transtornos.

Controle a ordem na fila

Mesmo se for por meio de uma simples prancheta, a anotação das chegadas deve ser rigorosamente controlada para evitar possíveis confusões entre clientes que chegaram antes ou depois daquele que foi chamado. Caso a fila de espera no restaurante seja algo cotidiano, que tal adquirir bom software de gestão?

Tenha um atendimento personalizado

Não é novidade para ninguém que a impressão da passagem do tempo muda muito dependendo da ocasião. No caso das filas não é diferente, e sabemos que uma curta espera para sentar-se e comer pode parecer uma eternidade, principalmente quando a fome aperta.

Portanto, a primeira dica para otimizar a gestão de filas no seu restaurante é tratar o cliente com gentileza e cordialidade, realizando um atendimento ágil e eficiente. Para tanto, jamais passe informações falsas ou “maquiadas” ao consumidor. A espera vai demorar mais meia hora? A mesa desejada já está ocupada? Então, diga isso para ele.

Inicie o atendimento ainda na fila

Já que a fila demora algumas vezes, tire proveito disso e comece a conquistar o cliente antes mesmo de ele acomodar-se em uma mesa no seu restaurante. Apresente-se, dê as boas-vindas e pergunte se pode ajudá-la com alguma coisa.

Mantenha em mente que longas esperas trazem consigo o nervosismo e a ansiedade. Portanto, procure manter todos os clientes em um clima de harmonia e tranquilidade.

Favoreça um ambiente de espera agradável

Ninguém merece ficar esperando em baixo de sol ou chuva, não é mesmo? Adapte seu ambiente a fim de proporcionar ao cliente uma espera agradável, se possível coloque alguns assentos, ofereça umas bebidas ou petiscos. Não deixe que a fila de espera no restaurante seja algo chato e fonte de reclamações excessivas dos consumidores.

Quais são as vantagens da tecnologia na gestão das fila de espera no restaurante?

Veja só o que o restaurante vai ganhar ao usar a tecnologia ao seu favor:

  • organização da fila
  • enquanto aguarda, o cliente tem a liberdade para esperar ou circular pelo ambiente, sem preocupar-se em perder sua vez
  • redução do tempo de atendimento
  • avaliação positiva dos clientes
  • funcionários mais produtivos.

Em resumo,  a espera agora vai se tornar uma oportunidade para o gestor caprichar no atendimento e fidelizar clientes quando eles menos esperam. Para isso, é necessário desenvolver uma gestão de fila de espera no restaurantes eficiente e criativa, buscando alternativas para tornar essa experiência a mais breve e agradável possível.

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