Self-Checkout: Quais as vantagens do autoatendimento para seu supermercado?

Um estudo com mais de 2 mil brasileiros, realizado pela APAS, Associação Paulista de Supermercados, em parceria com o IBOPE, mostra que 39% dos consumidores consideram muito importante a presença do autoatendimento nos supermercados.
Os self-checkouts, permitem ao consumidor realizar todas as etapas de compra de mercadorias sozinho, desde o registro e pesagem dos produtos até o pagamento.
Fazer compras em um supermercado sem um atendente físico está se tornando cada vez mais presente no Brasil, para entender melhor como o self-checkout é aplicado e quais suas vantagens, confira este conteúdo que preparamos pra você. Boa leitura!
Quais as vantagens de ter um self-checkout em seu supermercado?
Segundo o economista da APAS, Thiago Berka, existem entre 600 e 800 self-checkouts funcionando no país, esse equipamento tem sido de grande ajuda, pois tem sanado um dos principais motivos das reclamações dos clientes: as grandes filas nos caixas.
Coloque-se na seguinte situação, você vai ao supermercado apenas para comprar um determinado produto, mas se depara com filas imensas e carrinhos cheios. Há 3 opções:
- Pedir as pessoas que estão na fila para passar na frente, pois você só quer levar 1 produto;
- esperar horas na fila do caixa;
- desistir da compra e ir ao concorrente.
Em um supermercado que possui os caixas de autoatendimento, é oferecido ao cliente uma 4° opção, e em um mercado tão concorrido, detalhes fazem toda diferença.
1. Qualifica o atendimento e reduz o tempo de espera
A agilidade e praticidade gerada pelos caixas de autoatendimento, além de prover maior comodidade para o cliente, também é responsável por uma redução de até 30% no tempo de espera dos consumidores (Revista Exame), reduzindo as incômodas filas.
Passar vários minutos para finalizar uma compra não é agradável para ninguém. E em uma época onde a “pressa” é algo normal, oferecer agilidade e qualidade é muito importante.
Por isso o self-checkout se mostra uma solução ideal para os usuários que buscam eficiência.
Vale lembrar que o segmento supermercadista sofre bastante com a falta de mão de obra qualificada e os caixas de autoatendimento podem amenizar essa escassez.
Nada melhor do que entregar autonomia para clientes que utilizam diariamente ferramentas tecnológicas e resolvem muitos problemas diretamente pelo telefone celular.
Dica: Saiba como aumentar a produtividade dos seus funcionários!
2. Dispensa o uso de estações de pré-pesagem
Frutas, legumes e verduras, todos os tipos e tamanhos podem ser pesados no próprio equipamento, pois o self-checkout possui uma opção de balança de pesagem, com a tela intuitiva e com as fotos dos produtos para facilitar a pesquisa do consumidor.
O SysPDV-Self-Checkout, vendido pela Casa Magalhães, já vem com um banco de imagens com mais de 370 produtos de frutas, legumes e verduras.
3. Diminui os custos operacionais
Diminuir os custos da empresa é sempre importante para qualquer negócio. Porém, muitas iniciativas de contenção os gastos acabam refletindo na qualidade dos serviços e, a longo prazo, gerando prejuízos.
O caixa de autoatendimento é uma maneira inteligente e segura de se fazer isso. Adotar a tecnologia é equivalente à contratação de novos funcionários, mas sem o ônus burocrático.
Não obstante, as máquinas não apresentam limitações ou erros comuns aos humanos, o que também é importante para a diminuição de retrabalhos.
Ao adicionar, por exemplo, três self-checkouts no supermercado, será necessário apenas um supervisor responsável por monitorar as vendas nos caixas de autoatendimento, o que implica na expansão das operações do PDV, redução nos custos de mão de obra e em mais alternativas para o cliente.
Por fim, o self-checkout não precisa de pausas para descanso ou alimentação, e nem mesmo necessita de férias durante a sua jornada de trabalho.
Dica: Como otimizar a gestão de custos do seu supermercado?
O self-checkout é apenas para o grande varejista?
Claro que não! Não importa o tamanho da sua loja, o que interessa é a sua vontade de crescer e de oferecer ao seu consumidor a melhor experiência na hora das compras.
O self-checkout se adapta facilmente em qualquer ambiente, como você pode ver na imagem abaixo, 4 caixas de autoatendimento ocupam o espaço de 1 checkout completo.

Portanto, se você é pequeno varejista, deseja aumentar o número de checkouts do seu comércio, mas percebe que não tem mais como ampliá-lo, o terminal de autoatendimento facilmente resolveria seu problema.
Mas afinal, como funciona o self-checkout?
Veja como o processo é simples:
O cliente aproxima o código de barras das embalagens no leitor do self-checkout e registra a mercadoria, que é identificada em um monitor touch screen. Neste monitor o consumidor encontra uma interface intuitiva, projetada para que ele consiga iniciar e finalizar a sua compra sem a necessidade de apoio.
Em seguida, os produtos são colocados nas sacolas disponibilizadas ao lado do caixa. Estas sacolas estão sobre uma balança que serve para conferir o peso dos produtos colocados nas sacolas com o peso indicado no cadastro dos produtos, garantindo a segurança do processo.
Após o registro e armazenamento das mercadorias, o consumidor realiza o pagamento de maneira fácil e rápida, através de cartão de débito ou crédito, através de orientações básicas que são exibidas na tela sobre como o procedimento deve ser realizado.
O self-checkout foi desenvolvido para atender e automatizar o processo de vendas dos supermercados, mais voltado para poucos volumes, contando com todos os recursos necessários para a operação e integrando as informações geradas com o seu sistema de gestão.
Dica: Conheça as 5 estratégias para aumentar as vendas em seu varejo!
Além deste mecanismo, o self-checkout pode contar com câmeras acopladas, que permitem o monitoramento do processo em tempo real.
Confira o depoimento do Diretor de infraestrutura do Mercadinho São Luiz e veja como ele funciona na prática!
Agora que você entendeu as vantagens dessa tecnologia, que tal inovar o atendimento do seu supermercado? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba tudo que você precisa para implementar o self-checkout preenchendo o formulário abaixo! Até a próxima!
Outros Artigos Relacionados
-
Inovação no varejo: 9 ideias que você ainda não adotou
Quer se destacar dos concorrentes e alavancar suas vendas? Apresentamos as melhores inovações para mercadinhos que você ainda não adotou!
-
Como escolher o melhor sistema para supermercado?
Você quer escolher um bom sistema pro seu supermercado? É óbvio que sim! Então clique aqui e confira 10 dicas de como escolher um sistema para supermercado!
-
Política de Troca e Devolução: por que você deve criar a sua própria
A política de troca é uma regra estabelecida dentro do Código de Defesa do Consumidor. Quais cuidados você precisa tomar em seu supermercado? Confira!