Quais erros não cometer na hora de abrir um Atacarejo?
Como em qualquer negócio, existem riscos que devem ser bem calculados e conhecidos a fim de minimizá-los. Sendo assim, é de suma importância investir em pesquisa de mercado da região onde será implantado e buscar informações junto aos parceiros
Um bom benchmarking ajuda a evitar possíveis erros. Porém, sabe-se que erros vão acontecer, pois ninguém aprende a andar de bicicleta sem tomar alguns tombos.
Uma das principais características de um empreendedor é ser resiliente e não desistir quando se deparar com algum erro cometido, deve-se corrigir a rota e seguir, concluiu Engel Martins.
Inovações tecnológicas no Atacarejo
Falamos no texto que uma das características do atacarejo é a redução de custos. Mas antes de dar continuidade aos próximos tópicos, preciso lembrar-lhe que diminuir custos não é sinônimo de desfalque tecnológico.
Inicialmente, o investimento em tecnologia pode até ser alto, mas os resultados trazidos ao longo do tempo serão superiores se comparados caso você não o faça.
A seguir, vou lhe mostrar como a Inteligência Artificial pode ajudar seu atacarejo a se comunicar melhor com seus consumidores, confira.
Inteligência artificial para o Atacarejo
O varejista precisa entender o comportamento do seu consumidor, tanto para saber com quem está conversando, como para falar com ele da maneira certa. Mas, como a inteligência artificial pode lhe ajudar?
Antes de responder essa pergunta vamos a uma breve definição sobre o que é Inteligência Artificial(IA).
Segundo o site Techopedia , a IA é uma área da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos. Alguns exemplos são: reconhecimento de fala, raciocínio, capacidade de manipular e mover objetos, solução de problemas, entre outros.
Respondendo a pergunta, ela ajuda a melhorar a satisfação do consumidor na hora da compra e consequentemente, gerar resultados satisfatórios nas vendas.
2 exemplos do uso da Inteligência Artificial no Atacarejo:
Ao ouvir falar de inteligência artificial, imediatamente eu lembrava daqueles filmes futuristas, como os Jetsons, por exemplo. Eu acreditava que era algo extremamente inacessível.
Hoje em dia, podemos observar que não é bem assim, veja exemplos práticos comuns no dia a dia de um pequeno varejista:
Imagine que se ao invés de você passar o dia contando estoque através de uma planilha , houvesse um sistema que fizesse isso por você?
Ou então, se você pudesse fazer o controle e o monitoramento da sua empresa através do seu celular, sem precisar estar fisicamente presente nela?
Essas práticas já existem e são possíveis graças a inteligência artificial. Dessa forma, o empreendedor consegue ter informações importantes e seguras, podendo focar em gerar ações e resultados para sua empresa.
Existe uma fala de Mark Mathews que é bem interessante:
“Desde reduzir custos de remessa e melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, até personalizar experiências de compras e ajudar os trabalhadores a adquirir novas habilidades. A inteligência artificial permite que os varejistas disputem na economia do século 21 e atendam melhor seus clientes.”
Afinal, vale a pena abrir um Atacarejo?
Para o CEO do Mercadão da Economia, esse tipo de negócio está em plena expansão no país. Aliás, levando em consideração o investimento, a estrutura e os custos, existem muitos pontos fortes que, quando contrapostos aos pontos fracos, dão a segurança necessária para dizer que vale a pena sim investir no atacarejo.
Engel conclui explicando que além de todos os conselhos dados nos itens anteriores é importante destacar a necessidade de trabalhar bem os controles de estoque relacionados, tanto ao giro, quanto à validade dos produtos. Pois, trabalhar com grandes volumes e fracionamento requer um controle maior para não se ter prejuízo.
Mercadão da Economia: história de um atacarejo de sucesso
“Como posso manter minha empresa no mercado e me destacar da concorrência?”
Essa é uma pergunta comum entre os empreendedores, principalmente aqueles que visam o crescimento do seu negócio.
A história de sucesso do Mercadão da Economia, cliente da Casa Magalhães, mostra que o olhar atento ao mercado e ao comportamento do consumidor são essenciais para o crescimento da empresa.
As novas tecnologias são fortes aliadas nesse processo, por isso saiba como um sistema para atacarejo ajudou ao varejista na busca por informações assertivas.
Conhecendo o Mercadão da Economia
Coma Bem Supermercados é a razão social da empresa que está há 12 anos em Fortaleza. A primeira loja foi aberta no bairro José Walter e seu nome fantasia era Panorama Supermercados. Ao todo, foram abertas 4 lojas com o mesmo nome.
Observando a mudança de comportamento dos consumidores e do mercado, os empresários perceberam a necessidade de realizar algumas alterações em seu modelo de negócio.
Dessa forma, passaram a investir não mais em loja de bairro e sim, em um modelo chamado Atacarejo. Segundo Engel, proprietário da empresa:
“O Atacarejo é um segmento que está crescendo em nosso estado (Ceará), observamos que existe uma mudança no comportamento dos clientes, eles voltaram a fazer a compra do mês, como era feito antigamente.”
Pensando nesse mercado, os empresários fizeram uma estrutura mais enxuta, mais econômica, com um custo operacional mais baixo, com o objetivo de oferecer aos clientes o melhor preço.
Mas será que eles conseguiram algo com essa mudança?
Segundo Engel, sim. A prova disso é que a loja possui um ticket médio alto, pois, conseguiram conquistar o cliente da compra do mês, exatamente por ter um preço melhor.
O problema enfrentado pelo Mercadão da Economia
Uma dos maiores desafios do nosso cliente era ter dados e informações consistentes para que as compras pudessem ser feitas de forma correta, com a quantidade e o preço exato. Evitando assim, o excesso de mercadoria ou a ruptura de estoque.
Outro ponto abordado pelo empresário foi a acessibilidade aos dados. Nem sempre ele pode estar fisicamente presente em seu negócio, o que acabava dificultando um acompanhamento detalhado da sua empresa.
Segundo Engel, “pior do que não ter informação, é ter a informação errada”, pois com os dados errados facilmente você estará fora do mercado. Nos tópicos seguintes vou lhe mostrar como a Casa Magalhães ajudou ao empresário a ter em suas mãos os dados certos e na hora que ele precisar. Confira!
A solução
O sistema de gestão e automação utilizado pelo Mercadão da Economia é o VarejoFacil.
O VarejoFacil é um sistema de gestão em nuvem. Com ele, o Mercadão da Economia tem acesso às informações da sua empresa mesmo não estando fisicamente presente. Além disso, não é preciso passar o dia todo carregando um notebook porque todo gerenciamento pode ser feito pelo celular.
Segundo Engel: “Nós optamos por trabalhar com o VarejoFacil porque ele oferecia uma solução mais rápida com a necessidade menor de investimento na área de tecnologia. Por ser uma ferramenta mais voltada pra nuvem ele é leve, a gente poder ter acesso aos dados de forma rápida e em qualquer local.”
Sistema para atacarejo: Informações corretas e no tempo certo
Você foi a uma reunião e encontrou um possível fornecedor para sua empresa, que tal negociar com ele ali mesmo?
O sistema de gestão dá ao empresário as informações corretas e na hora em que ele precisa, facilitando a negociação com o fornecedor sem precisar estar presente em sua empresa ou com um computador em mãos.
Outro ponto importante que o próprio Engel nos dá como exemplo é a fiscalização do estoque. Aliás, no Mercadão da Economia o controle é feito por ele mesmo.
A rotina é mais ou menos assim. O proprietário vai ao estoque e faz uma pequena verificação dos produtos. Ao perceber qualquer tipo de mercadoria em excesso, ele acessa o VarejoFacil pelo smartphone e emite todos os relatórios em relação àquele produto.
Com as informações corretas e no tempo certo, a loja consegue passar para seus clientes os resultados da eficiência na gestão assertiva, atendendo assim, ao seu propósito que é: oferecer ao cliente o melhor preço.
Mas afinal, o sr. Engel indica a Casa Magalhães?
É claro que não poderia deixar de fazer essa pergunta. Afinal, sabemos a importância que a opinião dos nossos cliente tem pra você. Abaixo tem um pequeno relato do que ele respondeu:
“Sem sombra de dúvida eu indicaria sim. Tanto pela qualidade do sistema, como também pela qualidade da equipe que está por trás desse sistema. A gente vê que é uma equipe bem focada e com o interesse realmente de fazer o cliente da Casa Magalhães ficar satisfeito com as informações, que é o mais importante. O que vocês vendem é exatamente isso, é informação, não é sistema.”
Pra finalizar, compartilho com você uma frase do Jim Collins, um dos maiores especialistas em gestão empresarial do mundo:
“Todas as organizações podem entregar resultados melhores.”
Unindo essa frase a história de sucesso do atacarejo Mercadão da Economia, podemos perceber que ter informações assertivas contribuem muito para o crescimento de uma empresa, independente do tamanho ou tempo de mercado. Por isso, conte com a Casa Magalhães para ajudar a alavancar seus resultados, ficaremos honrados em fazer parte da sua história de sucesso!
Não saia sem antes conferir o case de sucesso do Mercadão da Economia!
Até a próxima!
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