Descubra o que é atacarejo e como ele funciona na prática! - Blog da Casa Magalhães

Descubra o que é atacarejo e como ele funciona na prática!

Autor: Sara Edwiggers Assunto: Data: 09/04/2019
Você sabe o que é atacarejo? Veja como funciona!

Também conhecido como cash and carry, o atacado de autosserviço chegou ao Brasil através da empresa holandesa, Makro, em 1972.

O atacarejo ganhou força quando os empresários, que antes vendiam apenas para pequenos comerciantes, perceberam que havia uma alta demanda de consumidores preocupados com o preço dos produtos. Compreendendo essa realidade, abriram as portas do seu atacado para as vendas de varejo, ou seja, para compras em menores quantidades.

Nos próximos tópicos, irei esclarecer as principais dúvidas sobre esse modelo de loja, também contaremos com a presença de um empresário do segmento para compartilhar um pouco da sua experiência de mercado. Confira!

O que é Atacarejo?

Atacarejo é a junção de: Atacado + Varejo.  É um mercado que vende produtos tanto em grandes, quanto em pequenas quantidades.  

No atacado de autosserviço quanto mais você compra menos paga, e quanto menor a quantidade de produtos adquiridos maior o preço.

Dessa forma, o atacarejo consegue atender aos seus 2 tipos de consumidores: pequenos comerciantes e pessoas que buscam preços baixos.

Quais características do Atacarejo?

Buscando dar ao cliente o melhor preço, o atacado de autosserviço possui uma organização diferenciada. Abaixo, listei algumas das principais características desse modelo de loja:

Estrutura mais enxuta

Além de terem os prédios em formato de armazém/galpões, dispõe de um amplo espaço para a livre circulação de clientes e máquinas. Veja quais são as outras características estruturais mais comuns do atacarejo:

infografico atacarejo

 

Preços diferenciados

Como coloquei no tópico anterior, os preços dos produtos do atacarejo são “definidos” pelo volume de compra do consumidor.

Uma prática comum no auto serviço é a compra em grandes lotes, assim, eles conseguem pagar menos. Porém, o mix de mercadorias acaba sendo limitado, pois o número de fornecedores é bem reduzido.

Qual o perfil do consumidor do Atacarejo?

Segundo pesquisas realizadas pela Kantar, a necessidade de equilibrar os gastos mudou a maneira de compras do consumidor. Os preços baixos e promoções são fatores relevantes no momento da decisão de compra.

A mesma pesquisa diz que as principais características dos clientes de atacarejo são: necessidade de custo benefício, menor disponibilidade de tempo, renda pressionada, famílias grandes, racionalização de dinheiro.

Agora que você sabe o perfil do consumidor do cash and carry, vou lhe deixar ciente do que o mercado fala do atacado de autosserviço, continue lendo.

O que o mercado fala sobre o Atacarejo no Brasil?

Desde 2015 aumentou em 50% a dinâmica de abertura dos atacarejos no Brasil, e em média 60% das  famílias brasileiras, cerca de 31,6 milhões de pessoas, fazem neles suas compras do mês.

Segundo a Nielsen, em 2018 houve um aumento de 13,9% de vendas em valor e de 12,8% em volume, e de acordo com a Kantar um crescimento de 11,4 milhões de compradores entre 2014 e 2018.

O site Valor Econômico noticiou que o varejista Walmart, estava revendo o portfólio, reduzindo a presença de hipermercados  e aumentando o peso do atacarejo no Brasil. A notícia informou que as 43 lojas seriam reformadas e 10 hipermercados convertidos em Maxxi Atacados.

O Maxxi Atacados faz parte do Walmart, e essa loja é responsável por pouco mais de 15% das vendas do Walmart no Brasil. Já o Atacadão representa 67% das vendas do Carrefour, e o Assaí 46% das vendas do Grupo Pão de Açúcar.

Durante a crise o atacarejo atendeu as necessidades do consumidor que buscava preços baixos, hoje continuam sendo um grande canal de economia para o brasileiro.

Para Roberto Mussnich, CEO do Atacadão, o cash and carry não é algo momentâneo, ele só vai deixar de ser moda quando as pessoas deixarem de se alimentar. Outro ponto importante sobre o atacado de autosserviço, é que mesmo tendo nascido na periferia e inicialmente atendido as classes D e E, o mercado mudou e hoje atende a todas as classes.

Como abrir e montar um Atacarejo?

Segundo o sócio proprietário do Mercadão da Economia, Engel Martins, para abrir um atacarejo é preciso que o empreendedor tenha bons conhecimentos tanto de varejo quanto de atacado.

Pode parecer óbvio, mas é importante analisar cuidadosamente cada parte que compõe esse modelo de negócio: a estrutura predial, administrativa e a de sistemas.

O empresário recomenda ainda, a visita a uma loja que já funciona, pois  um benchmarking bem feito é uma ferramenta de suma importância para empreender quando não se conhece o mercado que se pretende alcançar.

Quais as vantagens e desvantagens do Atacarejo?

Uma das vantagens do atacarejo é o autosserviço, de acordo com Engel, buscando criar um diferencial competitivo, as lojas supermercadistas, acabam investindo muito em atendimento, como nos açougues, nos fatiamentos de frios e nas padarias, onde esses setores demandam mais mão-de-obra para manter um bom atendimento ao cliente.

Já nas lojas tipo atacarejo o conceito inicial de autosserviço pode ser explorado ao máximo, reduzindo bastante a necessidade de contratação e, por consequência, os custos operacionais. Uma outra vantagem abordada pelo empresário é a área de estocagem, que no caso do atacarejo, funciona na própria loja.

As desvantagens citadas pelo dono do Mercadão da Economia, estão relacionadas ao costume do cliente,que se habituaram a ter vários serviços atrelados ao seu consumo no supermercado. Inicialmente isso gera muitas reclamações, mas ao compararem os preços acabam por aceitar a falta de algumas dessas conveniências.

Kit-gestao-estoque

 

Quais erros não cometer na hora de abrir um Atacarejo?

Como qualquer negócio existem riscos que devem ser bem calculados e conhecidos a fim de minimizá-los, sendo assim, é de suma importância investir em pesquisa de mercado da região onde será implantado e buscar informações junto aos parceiros

Um bom benchmarking ajuda a evitar possíveis erros, porém, sabe-se que erros vão acontecer, pois ninguém aprende a andar de bicicleta sem tomar alguns tombos.

Portanto uma das principais características de um empreendedor é ser resiliente e não desistir quando se deparar com algum erro cometido, deve-se corrigir a rota e seguir, concluiu Engel Martins.

Inovações tecnológicas no Atacarejo

Falamos no texto que uma das características do atacarejo é a redução de custos. Mas antes de dar continuidade aos próximos tópicos, preciso lembrar-lhe que diminuir custos não é sinônimo de desfalque tecnológico.

Inicialmente o investimento em tecnologia pode até ser alto, mas os resultados trazidos ao longo do tempo serão superiores se comparados caso você não o faça.

A seguir, vou lhe mostrar como a Inteligência Artificial  pode ajudar seu atacarejo a se comunicar melhor com seus consumidores, confira.

Leia mais: Como a tecnologia no varejo vai ajudar na gestão da sua empresa?
  • Inteligência artificial para o Atacarejo

O varejista precisa entender o comportamento do seu consumidor, tanto para saber com quem está conversando, quanto para falar com ele da maneira certa. Mas como a inteligência artificial pode lhe ajudar?  Antes de responder essa pergunta vamos a uma breve definição sobre o que é Inteligência Artificial(IA).

Segundo o site Techopedia, a IA é uma área da ciência da computação, que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos. Alguns exemplos são: reconhecimento de fala, raciocínio, capacidade de manipular e mover objetos, solução de problemas, entre outros.

Respondendo a pergunta, ela ajuda a melhorar a experiência do consumidor na hora da compra e consequentemente gera resultados satisfatórios nas vendas.

  • 2 exemplos do uso da Inteligência Artifical no Atacarejo:

Ao ouvir falar de inteligência artificial, imediatamente eu lembrava daqueles filmes futuristas, como os Jetsons por exemplo, eu acreditava que era algo extremamente inacessível.

Hoje em dia podemos observar que não é bem assim, veja exemplos práticos comuns no dia a dia de um pequeno varejista:

Imagine que se ao invés de você passar o dia contando estoque por meio de uma planilha, tivesse um sistema que fizesse isso por você?

Ou se você pudesse fazer o controle e o monitoramento da sua empresa através do seu celular, sem precisar estar fisicamente presente nela?

Essas práticas já existem e são possíveis graças a inteligência artificial, dessa forma o empreendedor consegue ter informações importantes e seguras, podendo focar em gerar ações e resultados para sua empresa.

Desde reduzir custos de remessa e melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, até personalizar experiências de compras e ajudar os trabalhadores a adquirir novas habilidades. A inteligência artificial permite que os varejistas disputem na economia do século 21 e atendam melhor seus clientes.  Mark Mathews

Saiba como nossas soluções ajudaram um atacarejo a ser mais organizado, eficiente e com acesso às informações no momento certo.

Afinal, vale a pena abrir um Atacarejo?

Para o CEO do Mercadão da Economia, esse tipo de negócio está em plena expansão no país, levando em consideração o investimento, a estrutura, os custos, existem muitos pontos fortes que, quando contrapostos aos pontos fracos, dão a segurança necessárias para dizer que vale a pena sim investir no atacarejo.

Engel conclui explicando que além de todos os conselhos dados nos itens anteriores é importante destacar a necessidade de trabalhar bem os controles de estoque relacionados, tanto ao giro, quanto à validade dos produtos, pois trabalhar com grandes volumes e fracionamento requer um controle maior para não se ter prejuízo.

Agora que você compreendeu melhor o que é atacarejo, qual sua opinião sobre ele?  Conta pra gente quais seus maiores desafios nesse ramo, ficaremos felizes em escutá-lo. Não esqueça de assinar nossa Newsletter. Até a próxima!


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