Qual o impacto do coronavírus nos supermercados brasileiros?

Se existe um assunto que está causando preocupação mundial, este se chama: Covid-19, conhecido também como Coronavírus. É um momento difícil, onde devemos nos cuidar para não sermos contaminados e muito menos transmissores do vírus.
O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro pelo Ministério da Saúde e até a data de publicação desse artigo, já são mais de 620 infectados.
Por conta do seu avanço, a Organização Mundial de Saúde classificou o Coronavírus como uma pandemia, ou seja, uma doença infecciosa que ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.
Diante de tal cenário, a economia mundial tem se desestabilizado, dólar aumentando, ações na bolsa de valores caindo, empresas perdendo dinheiro e colaboradores sendo demitidos.
Nesse conteúdo eu vou mostrar pra você o real impacto do coronavírus nos supermercados e quais atitudes você deve ter diante desta situação. Continue lendo que também vou mostrar as medidas em outros países e quais saídas você pode usar para não perder as vendas.
Boa leitura 🙂
O impacto do coronavírus nos supermercados ao redor do mundo
A limitação da vida social é uma tendência do Covid-19, as autoridades recomendaram que as pessoas saíssem de casa apenas em caso de necessidades essenciais. Sem dúvida, comprar alimentos e mantimentos está incluso nesse quadro.
Em diversos países como Itália, China, Estados Unidos e Espanha, consumidores foram as lojas e compraram o máximo de mercadorias possível. A medida, para não necessitar sair de casa, resultou em filas imensas e prateleiras de muitos supermercados vazias.
Diante dessa situação, muitos lojistas optaram pelo racionamento na venda de alguns produtos, principalmente os que estavam tendo maior saída, como: leite, macarrão, enlatados, água, álcool em gel.e papel higiênico.
“Temos comida suficiente entrando no sistema, mas estamos limitando as vendas para que permaneçam nas prateleiras por mais tempo e possam ser compradas por um grande número de clientes”. (Mike Coupe, executivo de vendas da Sainsbury)
Houve também um grande crescimento do delivery, principalmente por parte dos grupos de risco. Uma pesquisa feita pela Kantar mostra que na China, por exemplo, 55% dos chineses estão usando as plataformas de e-commerce para se abastecer.
Outra medida tomada, foi disponibilizar horários diferenciados para idosos, deficientes e grávidas, cerca de uma hora antes do início do expediente para que esse grupo possa fazer suas compras.
O varejista Walmart por exemplo, foi um dos grandes que aderiram a essa ação, veja o comunicado feito no site da empresa:
Todos os ajustes estão sendo feitos para que o coronavírus não cause mais estragos ao redor do mundo. Mas e no Brasil, qual o impacto do coronavírus nos supermercados brasileiros? Continue lendo…
Leia também: Como evitar a ruptura de estoque?
O impacto do coronavirus nos supermercados brasileiros
O medo provocado pelo coronavírus tem feito muitos brasileiros mudarem seu hábito de consumo e fazendo os supermercados aumentarem a receita.
Segundo a assessoria econômica da Fecomércio de São Paulo, o consumo a curto prazo será de produtos básicos: alimentos, produtos de higiene e remédios. Já as compras de bens duráveis, como roupas e eletrônicos tendem a ser adiadas.
Para você ter uma ideia, o antisséptico para mãos teve um crescimento de 630,5% e o álcool de 322,7%.
“A Instituição recomenda que os comerciantes de bens duráveis não ampliem os estoques. Não é o momento de investir, endividar-se ou assumir compromissos no longo prazo.” Fonte
Assim como nos demais países, a corrida aos supermercados a fim de estocar alimentos e mantimentos está acontecendo no Brasil. Consequentemente, o índice da falta de produtos nas prateleiras já chegou a 11,7%, no domingo 15/03, sendo que em épocas normais, a ruptura varia entre 7% e 8%.
Para evitar uma ruptura de estoque, alguns supermercadistas brasileiros já estão restringindo o número de produtos por pessoa, é uma ótima estratégia que deve ser comunicada ao consumidor antes que ele chegue ao caixa, buscando prevenir possíveis desentendimentos.

Nota oficial da Associação Brasileira de Supermercados em relação ao Coronavírus
No dia 16 de março de 2020, a ABRAS lançou uma nota oficial em seus meios de comunicação para dizer que está monitorando as lojas brasileiras.
Afirmou que não há risco de falta de alimento, pois os supermercados estão preparados para aumentar o abastecimento. O comunicado completo você pode conferir clicando nesse link.
O mais recente comunicado foi lançado em 19/03, afirmando que os supermercados continuaram funcionando:
Os supermercados são considerados atividade essencial da economia e continuarão funcionando mesmo com decretos temporários estaduais e municipais de fechamento do comércio varejista para controle e prevenção do coronavírus (covid-19).
A nota esclareceu também que a falta de alguns itens nas gôndolas é devido a um problema de reposição, veja:
Até o momento, o setor supermercadista registrou a falta apenas de álcool gel. Demais produtos continuam com o abastecimento normal nos supermercados. A falta de alguns itens nas gôndolas é devida à crescente demanda nas lojas, ou seja, um problema de reposição.
Quais atitudes os supermercados podem ter diante do cenário de pandemia?
Infelizmente, o Coronavírus no Brasil está apenas começando. Ivo Castelo Branco – infectologista de Fortaleza, os números vão aumentar, por isso adotar medidas básicas de prevenção é essencial diminuir esses casos.
1° Seja honesto com seu cliente e na precificação das mercadorias
Já me deparei com alguns comentários positivos e negativos em relação a como algumas empresas têm tratado seus clientes nesse tempo de crise.
Você também deve ter visto algo parecido, é comum encontrar propostas de denúncias e boicotes a empresas que estão elevando absurdamente o preço do álcool em gel e máscaras, por exemplo. Mas onde eu quero chegar com tudo isso?
Estamos vivendo uma época de crise, e esse é o melhor período para fazer a diferença na vida do consumidor. Hoje o cliente precisa de você, mas amanhã é seu supermercado que vai precisar do cliente.
Por isso, não subestime a inteligência de quem compra em sua loja, seja honesto nos preços e não queira se aproveitar deles. Lembre-se que a desonestidade pode lhe beneficiar no momento, mas não para sempre.
No mais, caso você veja alguma dessas práticas de preços abusivos sendo adotadas, procure o Procon do seu estado e faça uma denúncia…
2° Oriente e auxilie seus funcionários nas medidas preventivas

No combate contra o Covid-19, todos precisam colaborar, não é responsabilidade apenas dos médicos, ou pessoas que fazem parte do grupo de risco, mas de todos os brasileiros.
Antes de continuarmos, vamos deixar claro quem faz parte do grupo de risco, ou seja, pessoas que estão mais propensas a pegar a doença até o momento, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS:
- Idosos;
- hipertensos;
- cardíacos;
- pessoas com doenças pulmonares;
- diabéticos;
- pessoas com câncer.
Algumas empresas estão dispensando esses funcionários, pedindo atestado, ou uma declaração que comprove o problema de saúde. Outro grupo que está sendo liberado são os que possuem sintomas da Cod-19 ou que tiveram algum contato com suspeitos.
Já, para os colaboradores que permanecerem algumas ações preventivas precisam ser feitas:
- Disponibilize álcool em gel 70% e máscaras;
- deixe os banheiros bem abastecidos com sabonete para que eles possam lavar as mãos frequentemente;
- favoreça e oriente que eles permaneçam a uma determinada distância dos clientes e de outros colaboradores;
- os incentive a beber muita água e a ter uma alimentação saudável;
- não esqueça do seu entregador, é bom evitar entrar nas casas e manter uma certa distância do cliente.
Busque sempre ficar em diálogo com seus colaboradores, oriente que eles busquem tomar a vacina contra a gripe que vai acontecer a partir do dia 23 de março.
Vale lembrar que a vacina não evita o Cod-19, mas previne da gripe, cujos sintomas podem ser confundidos com o do vírus.
Para mais detalhes sobre a Campanha de Vacinação, vou deixar aqui o link direto do texto no site do Ministério da Saúde, onde ele explica com detalhes o que será feito.
3° Aumente a frequência de higienização do supermercado
Em Outubro de 2017, entrou em vigor a Lei 13.486/2017 que determina a higienização de equipamentos usados pelo consumidor, tais como carrinhos e cestas de supermercados.É importante que sejam continuadas e se possível, intensificadas.
Busque estar atento a cada detalhe, por exemplo, alguns supermercados possuem lanchonetes self-service, coloque alcool em gel nesses locais, se possível ponha a disposição uma pia com sabonete e troque os talheres usados com frequência.
4° Algumas boas práticas para o consumidor
Milhares de pessoas passam diariamente pelos corredores dos supermercados Brasileiros, infelizmente não tem como saber quem está contaminado só de olhar, por isso, os consumidores também precisam adotar algumas medidas preventivas e você supermercadista pode ajudá-los. Veja:
- Disponibilize álcool em gel também para os clientes;
- providencie uma sinalização para que as pessoas mantenham a distância de um metro na fila do caixa, pode ser através de uma fita vermelha no chão, por exemplo;
- utilize e publique em seu supermercado as peças publicitárias relacionadas ao Cod-19 já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde;
- viabilize um caixa apenas para os idosos. Na Austrália, alguns supermercados estabeleceram um horário apenas para os ele, por exemplo, de 7h às 8h da manhã só entram maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais.
E aí? Quais ações estão sendo feitas em seu supermercado para ajudar na prevenção do coronavírus? Conta pra gente nos comentários!
Supermercados online e delivery: a nova aposta em momentos de crise
Nos últimos 7 dias, a busca no Google por supermercados online e delivery no Brasil aumentou mais de 400%, como você pode ver na imagem abaixo:
Nos países afetados pelo Coronavírus, a entrega a domicílio tem sido bastante utilizada, principalmente pelos que fazem parte do grupo de risco
Caso seu supermercado não esteja presente nos meios digitais, está na hora de considerar essa possibilidade. Mas é claro que só criar uma conta no Instagram e Facebook não é o suficiente, vou lhe ajudar dando umas dicas rápidas:
- Crie sua conta nas redes sociais e divulgue em seu estabelecimento;
- esteja presente no Google meu negócio, deixe seu perfil o mais completo possível, não esqueça de colocar o horário de funcionamento e as informações de contato;
- use o Google meu negócio e as demais redes sociais para divulgar seus produtos e realizar o atendimento a cliente, se possível aceitar pedidos de entrega a domicílio.
- tenha um funcionário exclusivo para isso, pois a demanda é grande e se não for algo bem feito, pode gerar grandes prejuízos a sua loja.
O Telegram e o Whatsapp são bons recursos em meio a esse caos, com eles você pode criar uma lista de transmissão e enviar para os usuários as ofertas, avisos da loja e receber pedidos.
Para que tudo flua bem, faça de forma organizada, um software de gestão é um importante aliado nessas horas, diante da alta demanda fazer um gerenciamento eficiente da sua loja é essencial para permanecer lucrando.
Utilizar os aplicativos delivery como ferramenta de entrega também é uma boa alternativa, pois além de já possuírem um público fiel, há uma estrutura pronta, onde você só precisa preencher as informações pedidas e incluir os produtos com o maior número de detalhes possíveis.
Como funciona o supermercado online?
Chegamos ao fim do conteúdo, mas infelizmente a pandemia do coronavírus está só começando. Estamos enfrentando uma crise e o que devemos fazer nesse momento?
A palavra de ordem em uma crise é serenidade, e quando não agimos com calma, não fazemos bem as coisas. Abílio Diniz – fundador do Grupo Pão de Açúcar
Então deixa eu te dar uma dica, salva esse texto, pois a medida que forem surgindo novidades acrescentarei aqui para que você possa ficar atualizado do impacto do coronavírus nos supermercados brasileiros.
Em tempos como esse se manter bem informado é essencial para fazer uma boa gestão do seu negócio. Por isso, não esquece de preencher o formulário abaixo, assinar nossa Newsletter para receber em seu e-mail nossos melhores conteúdos para a gestão do seu supermercado.
Até a próxima! 🙂
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