5 dicas “arretadas” para aumentar as vendas do seu supermercado!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 12 de junho de 2018
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É hora de pendurar as bandeiras, organizar as barraquinhas e botar lenha na fogueira, que os varejistas vão aquecer as vendas nas festas de São João!

Tradicional do mês de Junho, o São João é um evento que traz grandes movimentações no setor supermercadista, sendo uma ótima oportunidade para os entrarem no clima festivo e capricharem na organização do ponto de venda para atrair mais consumidores e aumentar os lucros.

Entretanto, é preciso ter um bom planejamento, desde o suprimento de estoque até a decoração da frente de loja, com disposições estratégicas dos produtos e espaços temáticos para influenciar os consumidores a gastarem com esses Itens. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dicas para aumentar as vendas no supermercado neste período:

1. “Olha a chuva” de vendas! 

Garanta que seu estoque esteja preparado para a atender a demanda “arretada” de clientes que está por vir. Saber quanto investir, é de extrema importância para que você não tenha prejuízos com perda de venda por falta de produtos ou por excesso parados em estoque.

Uma boa estratégia para melhorar o controle de estoque de vendas, é avaliar a quantidade de produtos vendidos no mesmo período dos anos anteriores. Vale ressaltar, porém, que essa medida serve apenas de guia, ou seja, é preciso considerar também fatores como os esforços para captação de mais clientes, o aumento de concorrentes no mercado, situação econômica dos consumidores, que possam afetar o desempenho nas vendas do seu PDV.

2. Invista em quitutes do São João!

Tão importante quanto o planejamento da quantidade de produtos, é a definição dos tipos de produtos que devem ser ofertados para os consumidores.

Aposte em produtos desenvolvidos especialmente para o período, desde os insumos até pratos típicos.

Segundo uma nota do portal g1, em Petrolina-PE, os comerciantes estão lucrando com a venda de produtos típicos. Entre esses produtos que se destacam estão bolos, arroz doce, canjica e pamonhas.  A espiga de milho, doces típicos, paçoca e o famoso pé-de-moleque também integram a lista dos alimentos que não podem faltar nas barraquinhas de vendas.

Vale ressaltar que assim como  assim como no planejamento de estoque, é importante que seja analisado os tipos de produtos ofertados no período dos anos anteriores, para avaliar os produtos de maior e menor procura, otimizando o investimento do seu estabelecimento.

3. Capriche nas decorações típicas!

Antes de efetuar a venda, é necessário conquistar a atenção do cliente. Para que você consiga aumentar a oportunidade de vendas, é essencial que você traga o clima das festas de São João para dentro do seu ponto de venda.

Para transformar seu supermercado em um arraial de São João, você pode usar acessórios decorativos como bandeirinhas coloridas na entrada da loja, montar barracas típicas de exposição de produtos do período, decoradas com chapéus de palha, com músicas temáticas das festas de São João,  disponibilizando degustações de produtos típicos.

As barracas exercem um papel importantíssimo na tomada de decisão dos clientes dentro do supermercado. Segundo gerente de trade marketing da J. Macêdo, Thatiane Corbellini, alguns consumidores só lembram do período festivo quando se deparam com elas.

Além disso, é importante que toda a equipe de colaboradores também entrem no clima, usando roupas quadriculadas, com adereços decorativos, para surpreender os clientes, influenciando-os a comprar mais produtos e consequentemente, aumentar o faturamento do estabelecimento.

4. Acenda as promoções!

Um dos meios para impulsionar as vendas é realizar ações promocionais na venda de produtos no supermercado.

Dentre essas ações, tem-se como exemplo as conhecidas “leve três e pague dois” ou “descontos no valor dos produtos em um período predeterminado” como em um final de semana de liquidação. Contudo, essa estratégia requer bastante atenção, e dependendo de como ela for executada, seu estabelecimento pode ter prejuízos financeiros.

É importante que você defina claramente o objetivo esperado para sua empresa com as ações promocionais, se é para aumentar o número de clientes, aumentar as vendas de produtos ou se é para aumentar a margem de lucro em cima das vendas.

Em seguida, avaliar os custos de investimentos dessa ação e comparar com as oportunidades de retorno, checando a viabilidade de realização. Por fim, defina as margens de ganho com a estratégia promocional.

5. Aqueça seu supermercado!

Considere investir em um sistema automatizado que assegure os dados da empresa, e facilite o gerenciamento das operações.  

Será um diferencial contar com uma tecnologia que melhore a experiência de compra do consumidor, agilizando o processo de pagamento, assegurando todas as informações, servindo de banco de dados para análises e tomadas de decisões futuras.

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