5 dicas “arretadas” para você vender mais no São João em seu supermercado

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 10/05/2019
5 dicas arretadas para você vender mais no São João em seu supermercado

É hora de pendurar as bandeiras, organizar as barraquinhas, botar lenha na fogueira, e se preparar para vender mais no São João em seu supermercado!

Tradicional do mês de Junho, o São João é um evento que traz grandes movimentações no setor supermercadista. Essa data, é uma ótima oportunidade para sua empresa entrar no clima festivo e caprichar na organização do ponto de venda, com o objetivo de atrair mais consumidores e aumentar os lucros.

Entretanto, é preciso ter um bom planejamento, desde o suprimento de estoque até a decoração da frente de loja, com disposições estratégicas dos produtos e espaços temáticos para influenciar os consumidores a gastarem com esses itens.

Pensando nisso, preparamos pra você 5 dicas para aumentar as vendas em seu supermercado neste período, confira!

 

1. Olha a “chuva de vendas”!

Garanta que seu estoque esteja preparado para a atender a demanda “arretada” de clientes que está por vir. Saber quanto investir, é de extrema importância para que você não tenha prejuízos com perda de venda por falta de produtos ou por excesso parados em estoque.

Uma boa estratégia para melhorar o controle de estoque de vendas, é avaliar a quantidade de produtos vendidos no mesmo período dos anos anteriores.

Vale ressaltar, porém, que essa medida serve apenas de guia, ou seja, é preciso considerar também fatores como os esforços para captação de mais clientes, o aumento de concorrentes no mercado, situação econômica dos consumidores, que possam afetar o desempenho nas vendas do seu PDV.

Ruptura de Estoque: 3 dicas indispensáveis para evitar esse problema!

2. Invista em quitutes

Tão importante quanto o planejamento da quantidade de produtos, é a definição dos tipos de produtos que devem ser ofertados para os consumidores.

Aposte em produtos desenvolvidos especialmente para o período, desde os insumos até pratos típicos. Entre eles estão: bolos, arroz doce, canjica e pamonhas.  A espiga de milho, doces típicos, paçoca e o famoso pé-de-moleque também integram a lista dos alimentos que não podem faltar nas barraquinhas de vendas.

Além de oferecer esses produtos nas vendas, disponibilizá-los para degustação é uma forma de proporcionar ao cliente uma experiência gastronômica e influenciar ainda mais na sua decisão de compra.

3. Capriche nas decorações típicas

Antes de efetuar a venda, é necessário conquistar a atenção do cliente. Para atrair consumidores e  vender mais no São João, a decoração é uma ótima estratégia.

Você pode usar acessórios decorativos como bandeirinhas coloridas na entrada da loja, montar barracas típicas de exposição de produtos do período, decoradas com chapéus de palha, com músicas temáticas das festas juninas,  disponibilizando degustações de produtos típicos.

As barracas exercem um papel importantíssimo na tomada de decisão dos clientes dentro do supermercado. Segundo gerente de trade marketing da J. Macêdo, Thatiane Corbellini, alguns consumidores só lembram do período festivo quando se deparam com elas.

Além disso, é importante que toda a equipe de colaboradores também entrem no clima, usando roupas quadriculadas, com adereços decorativos, para surpreender os clientes, influenciando-os a comprar mais produtos e consequentemente, aumentar o faturamento do estabelecimento.

Visual merchandising no PDV: o que é e como aplicar.

4. Acenda as promoções

Um dos meios para impulsionar as vendas é realizar ações promocionais na venda de produtos no supermercado.

Dentre essas ações, tem-se como exemplo as conhecidas “leve três e pague dois” ou “descontos no valor dos produtos em um período predeterminado” como em um final de semana de liquidação. Contudo, essa estratégia requer bastante atenção, e dependendo de como ela for executada, seu estabelecimento pode ter prejuízos financeiros.

É importante que definir claramente o objetivo esperado para sua empresa com as ações promocionais, se é para aumentar o número de clientes, aumentar as vendas de produtos ou se é para aumentar a margem de lucro em cima das vendas.

Em seguida, avaliar os custos de investimentos dessa ação e comparar com as oportunidades de retorno, checando a viabilidade de realização. Por fim, defina as margens de ganho com a estratégia promocional.

ebook ações promocionais no pdv

5. Aqueça seu supermercado para vender mais no São João

Uma método bastante eficaz utilizado por grandes varejistas é a estratégia de reposição de mercadorias, mais conhecida como Cross Merchandising. Para lhe ajudar a compreendê-lo melhor, separei um material que, além de explicar com mais detalhes como funciona essa ferramenta, traz algumas idéias que podem ser aplicadas em seu supermercado para impulsionar suas vendas. Clique aqui pra ter acesso a ele.

Considere investir em um sistema automatizado que assegure os dados da empresa, e facilite o gerenciamento das operações.  

Será um diferencial contar com uma tecnologia que melhore a experiência de compra do consumidor, agilizando o processo de pagamento, assegurando todas as informações, servindo de banco de dados para análises e tomadas de decisões futuras.

Gostou das dicas sobre vender mais no São João? Então não esquece assinar a nossa Newsletter preenchendo o formulário abaixo. Até a próxima!



Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados