Como criar um perfil no TripAdvisor para o seu restaurante?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 01/03/2017
como criar um perfil no tripadvisor

Que a tecnologia está mudando cada vez mais o mercado é inegável. Hoje, as relações de consumo dependem muito daquilo que o possível consumidor encontra de informação na internet, baseando-se, na maioria das vezes, em avaliações e informações fornecidas por outros consumidores. Se você possui um estabelecimento comercial, principalmente se for localizado em uma cidade turística, conhecer o TripAdvisor é um pré-requisito essencial para atrair mais clientes. Não conhece o aplicativo? Neste post, vamos ensinar como criar um perfil no TripAdvisor e explicar qual a importância dessa ferramenta. Confira!

O que é o TripAdvisor?

O TripAdvisor é uma plataforma que conta também com um aplicativo para celular, e tem o objetivo de reunir vários recursos para o planejamento de uma viagem. Nele, é possível encontrar informações sobre pontos turísticos, serviços e estabelecimentos comerciais.

O grande trunfo do TripAdvisor é a capacidade de basear as informações em experiências reais de quem já visitou os lugares. As avaliações feitas pelos usuários são tão significativas que o site já ultrapassou a marca de 300 milhões ainda no começo de 2016.

Como funciona o TripAdvisor?

O TripAdvisor funciona baseado na criação de perfis de estabelecimentos, sejam eles restaurantes, hotéis, pontos turísticos ou outros. Nesses perfis, estão informações como endereço, contato e, principalmente, um compilado das avaliações de quem já visitou o local.

O viajante tem a possibilidade de planejar sua viagem por meio do aplicativo ou, se necessário, buscar locais para visitar pela proximidade. Por exemplo, se um casal procura um restaurante na cidade que estão visitando, podem escolher por meio de uma lista que irá indicar o mais próximo da localização fornecida pelo celular, além das informações e classificações dos usuários.

Por ser a plataforma de viagens mais utilizada no mundo inteiro, o TripAdvisor se tornou um catálogo de referência para quem busca boas experiências em suas viagens. Desse modo, para o dono de um estabelecimento com potencial de atrair turistas, conhecer e utilizar a plataforma de maneira correta pode ser o diferencial no sucesso do seu negócio.

Quando falamos de restaurantes, a utilidade do TripAdvisor se torna ainda mais clara, pois os usuários não classificam apenas o serviço, mas também indicam pratos e combinações. Um bom restaurante sempre será procurado se tiver bons reviews e indicações.

Como criar um perfil no TripAdvisor?

Se o seu restaurante ainda não possui um perfil no TripAdvisor, é possível criá-lo sem muita complicação. Primeiramente, pesquise na plataforma se existe um perfil já pronto do seu estabelecimento.

Esse passo é necessário, porque usuários que pretendem dar sua opinião por um serviço oferecido, mas não o encontram no site, conseguem criar um perfil mais simples do negócio a ser avaliado. Então, o ideal é buscar saber se esse perfil já existe, para que você consiga reclamá-lo como seu e complementá-lo com as informações que forem necessárias.

Caso o seu restaurante ainda não possua um perfil pronto, você pode cadastrá-lo com facilidade. Além de pedir informações sobre o seu perfil pessoal e qual a sua relação com o negócio, o TripAdvisor exige informações acerca do restaurante. Inicialmente, apenas aquelas básicas, como localização e contato.

Como o TripAdvisor é basicamente um catálogo de negócios que podem ser avaliados por usuários, o ideal é alimentar o perfil do seu restaurante para deixá-lo cada vez mais atrativo. Adicionar fotos do estabelecimento e do cardápio, vídeos que expliquem o estilo do restaurante e sempre manter as informações atualizadas são passos importantes para um perfil de sucesso.

Como interagir com seus clientes?

Partindo do pressuposto que todas as avaliações do seu restaurante vêm de pessoas que um dia foram clientes lá, é importante realizar um marketing de relacionamento eficiente com elas. O TripAdvisor dá a possibilidade de responder os comentários sobre o seu negócio, o que faz que a interação seja uma via de mão dupla.

Os perfis de restaurantes mais bem avaliados possuem uma alta taxa de resposta aos comentários, sejam eles positivos ou negativos. É importante sempre agradecer aqueles elogios feitos ao seu serviço, pois isso demonstra uma preocupação recorrente em ouvir os clientes.

No entanto, talvez a principal vantagem dessa função de resposta aos comentários seja a possibilidade de dar um feedback para aqueles clientes que não ficaram satisfeitos com o seu serviço. Para os usuários do aplicativo, donos de negócios que buscam ouvir as críticas e procurar um caminho para a solução desses problemas são vistos com bons olhos.

Portanto, lembre-se sempre de checar o seu perfil para novos comentários. Respondê-los é a melhor maneira de criar uma boa interação com seus clientes dentro da plataforma.

Quais são as vantagens de se ter um perfil no TripAdvisor?

Como já falamos anteriormente, a tecnologia trouxe consigo uma grande difusão de informação, e, com ela, a possibilidade de se mostrar para o mundo cresceu como nunca. Para donos de restaurantes, poder atingir um público que nunca teria acesso a estratégias de propaganda tradicional é poder manter o estabelecimento sempre movimentado.

Sendo o TripAdvisor a maior plataforma nessa categoria, ele permite que milhões de pessoas possam visitar o perfil do seu restaurante e cogitar a possibilidade de frequentá-lo. Como hoje em dia a maioria das pessoas realiza uma checagem dos estabelecimentos antes de visitá-los, não possuir um perfil pode ser visto com muita desconfiança.

Talvez um dos motivos do TripAdvisor ser o grande sucesso que é está justamente no fato de ser gratuito, tanto para os estabelecimentos quanto para os usuários comuns. Porque gastar com publicidade em catálogos caros se você pode ter um perfil de graça na maior rede social de viagens do mundo?

Além disso, o TripAdvisor fornece selos de recomendação para os negócios mais bem avaliados do ano. Encorajar seus clientes a avaliarem o seu restaurante pode trazer benefícios que aumentem sua visibilidade no aplicativo, trazendo assim ainda mais clientes.

Agora que você já sabe como criar um perfil no TripAdvisor e já conheceu todas as vantagens da plataforma, é hora de partir para a elaboração de um bom perfil que encante seus clientes!

Gostou das nossas dicas? Então não esqueça de assinar a nossa newsletter e receba todas as novidades! Basta preencher o formulário aqui embaixo.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados