Atendimento ao cliente: 8 dicas infalíveis para encantar seu público

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 14/12/2016
Atendimento ao cliente: 8 dicas para encantar o seu público

Todos os negócios, independentemente do segmento ou porte, precisam de consumidores para se manterem ativos. Porém, a tarefa de encantar o seu público-alvo exige dos empresários bastante dedicação e estratégias bem definidas para que o atendimento ao cliente se torne uma experiência positiva.

Selar uma relação próxima e de confiança com o consumidor é extremamente importante para fidelizá-lo e pode custar até cinco vezes menos do que prospectar novos clientes.

De acordo com a pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que ouviu 1.350 pessoas, 61% dos brasileiros entrevistados preferem um bom atendimento a descontos ou qualquer outro tipo de vantagem oferecida pelas companhias.

Diante desse panorama, investir em um bom atendimento ao cliente deve ser um dos focos principais das empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Para te ajudar, listamos a seguir oito dicas infalíveis que transformarão o atendimento do seu negócio e, consequentemente, impulsionarão as suas vendas. Confira!

1. Treine sua equipe para realizar um bom atendimento ao cliente

Receber bem os consumidores em todas as ocasiões — da pesquisa de preços até o pós-venda — é a maneira mais simples e efetiva de encantar o público. Apesar de ser algo presente no dia a dia de todas as companhias, um atendimento de qualidade ainda é um diferencial competitivo, pois esse é um serviço que precisa ser constantemente aprimorado.

Para o especialista em atendimento ao cliente, Steve Denning, a interação diferenciada com o consumidor começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ele gostaria de ser atendido, e não apenas com intuito de efetivar uma venda.

Sendo assim, é essencial que os colaboradores sejam preparados para promoverem um atendimento de qualidade. Para isso, é interessante que os empresários invistam em cursos e workshops focados no atendimento e relacionamento com o consumidor.

Além disso, é importante que o objetivo de encantar pessoas seja algo compartilhado entre todos da empresa. Assim, os funcionários também se sentirão valorizados e naturalmente proporcionarão um atendimento ao cliente de qualidade.

2. Observe o perfil do consumidor com atenção

Para oferecer um bom atendimento ao cliente, é fundamental saber observar com atenção o perfil de cada consumidor. Durante os primeiros contatos, é interessante captar as preferências e as necessidades dos clientes.

Com essa observação, o colaborador conseguirá identificar em pouco tempo o melhor modo de abordar o cliente para que ele fique à vontade, além de oferecer os produtos ou serviços que vão ao encontro de suas expectativas.

3. Preze pela educação

Quando o cliente sai de sua casa para comprar algo, ele espera encontrar bons preços, itens de qualidade e, principalmente, ser recebido com educação. No entanto, por fatores internos e externos, muitos colaboradores acabam transparecendo os seus sentimentos durante o atendimento ao cliente.

Esse comportamento é muito prejudicial para o desenvolvimento dos negócios, pois quando o funcionário estiver com problemas ou estressado, a qualidade do atendimento sofrerá uma queda.

Por isso, é fundamental estipular a educação como requisito primordial para o atendimento ao consumidor em sua empresa. Durante a interação, além do cordial “olá, bom dia!”, ou “olá, tudo bem?”, os funcionários precisam se mostrar abertos a esclarecer todas as dúvidas dos clientes e evitar as interrupções feitas com intuito de agilizar a compra.

Ser educado e gentil com os consumidores são dicas infalíveis para encantá-los e fazer com que voltem a comprar da sua empresa.

4. Seja ágil

Com a correria que os clientes vivem atualmente, qualquer minuto economizado durante o atendimento é importante. A agilidade é um fator que deve fazer parte da rotina de trabalho dos funcionários, mas é necessário ficar atento para não passar a sensação de querer “se livrar do cliente”.

Além disso, rapidez sem eficiência não agrada em nada os consumidores. É preciso ser ágil e, ao mesmo tempo, atender às necessidades dos clientes, satisfazendo-os.

5. Ofereça soluções e não problemas

Empresas que transformam a vida do cliente por oferecer a solução ideal para sanar o seu problema conseguem se destacar perante a concorrência. Mas para alcançar esse objetivo, é preciso que os colaboradores estejam dispostos a auxiliar o consumidor caso ele não tenha clareza sobre os motivos do seu problema.

Ajudá-lo a encontrar a melhor solução com calma e educação, certamente é uma atitude que deixará o cliente amplamente satisfeito com a marca.

6. Valorize a transparência e a honestidade

Para que as relações deem certo e sejam duradouras, é importante que tenham como base a transparência e a honestidade. Com o atendimento ao cliente — momento em que é selada uma relação entre a empresa e o consumidor —,  é necessário ser sincero e não esconder informações sobre produtos ou serviços comercializados, condições de pagamento, prazos de entrega ou trocas.

Omissão de dados ou mentiras desgastam a relação dos clientes com a marca, podendo ser um fator decisivo para que eles não voltem a comprar na empresa. Além disso, com a expansão das redes sociais, uma relação não transparente pode ser compartilhada com milhares de pessoas, podendo afetar de maneira intensa a imagem da companhia com o público em geral.

7. Torne o atendimento uma experiência inesquecível

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e valorizam as empresas que promovem experiências diferenciadas. O próprio atendimento ao cliente pode se tornar uma experiência inesquecível, que contribui tanto para a prospecção quanto para a retenção de consumidores.

Mas, para isso, é imprescindível manter a qualidade no atendimento além do convencional, proporcionando facilidades como interação personalizada e benefícios exclusivos.

Estratégias simples como atender o cliente pelo nome ou oferecer a ele um desconto em um produto ou serviço, no qual já tenha demonstrado interesse, são atitudes fundamentais para que o ato de atender se transforme em um momento agradável para o consumidor.

8. Continue encantando os clientes e conquiste um público fiel

Engajar os consumidores com a marca é um processo longo e que exige dedicação e acompanhamento contínuo da empresa. A relação de confiança é conquistada com a junção de uma série de fatores, como produtos e serviços de qualidade, bom atendimento, soluções rápidas e pós-venda efetivo.

Com o passar do tempo, o consumidor que foi bem recebido desde o primeiro contato com a companhia perceberá que o encantamento com a marca não é momentâneo, mas sim algo enraizado na empresa. Isso contribuirá e muito para a conquista de um público fiel.

Com essas oito dicas infalíveis, é possível turbinar o atendimento ao cliente da sua empresa sem que seja necessário grandes investimentos. Se você quer melhorar também a gestão da sua equipe de vendas, não deixe de conferir a postagem que produzimos sobre esse tema!

Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!


Tags:
Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados