Supermercados na Páscoa: Saiba como vender mais nessa data!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 15/04/2019

A páscoa está chegando e junto com ela é inevitável que venham uma série de indagações sobre como seu supermercado estará nesse período. A páscoa tem um significado cultural muito importante para os consumidores brasileiros e estar preparado para o período é essencial para o supermercadista.

Isso se reflete na percepção dos próprios supermercadistas brasileiros, dos quais 60,5% dos entrevistados acreditam que as vendas nesse período serão tão boas quanto no ano de 2018 e 22,2% acreditam que as vendas na páscoa serão superiores ao mesmo período do ano anterior, de acordo com pesquisa feita pela a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). 

É impossível falar de páscoa e não associarmos ao consumo de chocolate e derivados.  Bem como nos anos anteriores, a venda do chocolate nos supermercados na páscoa é tradicionalmente elevada, com uma diversidade de tipos, cores e sabores, dando aquela decorada nas gôndolas das lojas. Mas será que vale a pena apostar somente na venda dos ovos de páscoa para seu supermercado? Quais outros tipos de chocolates você pode trabalhar para vender mais nesse período? Que outros produtos posso trabalhar na minha loja? Confira aqui algumas dicas essenciais para seu supermercado vender mais na a páscoa!

 

Chocolate é chocolate! Bombons são a tendência para a páscoa em 2019.

Os varejistas continuam apostando no chocolate, mas preferiram ser mais cautelosos e trabalhar produtos de menor valor agregado com o bombons, caixas de chocolate, barras de chocolate e tabletes (ABRAS). Mas onde ficam os ovos de páscoa nesse panorama? De acordo com a mesma pesquisa, os varejistas preferem trabalhar com os ovos menores, até 170 gramas, que foram os mais foram vendidos no mesmo período do ano passado.

Para os supermercados de vizinhança, mercadinhos e mercearias, onde o poder de compra da população consumidora geralmente é menor, a aposta na estratégia de venda de produtos de menor valor agregado é a mais indicada. Então ao varejista desse tipo de loja, cuidado! Evite a ruptura desses produtos nas suas gôndolas.

 

Os pescados para a páscoa são essenciais!

Nem só de chocolate vive a páscoa, não é mesmo?! Outros tipos de produtos que são muito associados com o períodos são os pescados. O bacalhau certamente é o mais lembrado, tanto pela sua significância cultural quanto pelo preço. De acordo com os supermercadistas, a esperança é que esse produto tenha um aumento de aproximadamente 1,4% em suas vendas, número bem tímido justamente pelo preço do produto no período pascoal, onde a previsão de aumento de preço é de 2,1%.

Entretanto, existem outras possibilidades de menor custo e, consequentemente, menor preço final para o consumidor final, principalmente para mercadinhos e mercearias. Apostar no abastecimento do seu estoque com peixes como Cavala, Tainha, Tilápia e a própria Sardinha é uma boa alternativa para dar mais opções de produtos aos seus clientes por um preço mais acessível.

 

Bebidas são produtos importantes para a Páscoa!  

Chocolate, peixe e uma boa bebida tem tudo a ver com a páscoa! Sabendo disso, não poderíamos deixar de falar sobre as bebidas para o período e a importância do abastecimento do estoque com esses produtos. Dentre as bebidas, as cervejas tem entre os supermercadistas a maior perspectiva de vendas, com 5,8%. Logo em seguida estão os refrigerantes, com 3,4% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

É importante que o varejista se prepare para a alta demanda de bebidas para o período pascoal, organizando seu estoque de forma assertiva e buscando precificar corretamente os produtos. Assim, as rupturas para esses produtos serão evitadas e os consumidores terão aderência à sua loja.

Supermercados na páscoa

Use a tecnologia ao seu favor na Páscoa e evite desperdício de tempo!

Imagine a seguinte situação: você, dono de um supermercado, mercadinho ou mercearia, que tem diversas preocupações com a gestão do estoque, com a área financeira, com as obrigações contábeis, contratação de funcionários, analisar relatórios de giro, lidar com compradores… Não esqueça que você ainda tem que vender cada vez mais para fazer tudo isso funcionar perfeitamente! Muita coisa, não é mesmo?!

Bom, nesses períodos festivos que muitas vezes chamamos de “feriadões”, a quantidade de clientes que visitam a sua loja cresce bastante e se o varejista não se atentar para uso da tecnologia ao seu favor por meio de um sistema específico para supermercados e mercadinhos, dificilmente conseguirá lidar com todas as obrigações diárias e aproveitar o feriado da Páscoa para vender mais.

A tecnologia existe para que o empreendedor tome decisões da melhor maneira possível, aliando os conhecimentos de negócio adquiridos com a vasta experiência vivenciada durante os anos de trabalho às informações assertivas em tempo real, dando ao seu supermercado uma performance incrível!

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