Como um sistema para atacarejo tornou a gestão do Mercadão da Economia mais eficiente

Autor: Sara Edwiggers Assunto: Data: 14 de março de 2019
SAIBA COMO UM SISTEMA PARA ATACAREJO AJUDOU AO MERCADÃO DA ECONOMIA A TER AS INFORMAÇÕES CERTAS

“Como posso manter minha empresa no mercado e me destacar da concorrência?”

Essa é uma pergunta comum entre os empreendedores, principalmente aqueles que visam o crescimento do seu negócio.

A história de sucesso do Mercadão da Economia, cliente da Casa Magalhães, mostra que o olhar atento ao mercado e ao comportamento do consumidor, são essenciais para o crescimento da empresa.

As novas tecnologias são fortes aliadas nesse processo, por isso saiba como um sistema para atacarejo ajudou ao varejista na busca por informações assertivas.

Conhecendo o Mercadão da Economia

Coma Bem Supermercados é a razão social da empresa que está há 12 anos em Fortaleza. A primeira loja foi aberta no bairro José Walter e seu nome fantasia era: “Panorama Supermercados”, ao todo, foram abertas 4 lojas com o mesmo nome.

Observando a mudança de comportamento dos consumidores e do mercado, os empresários perceberam a necessidade de realizar algumas alterações em seu modelo de negócio.

Dessa forma, passaram a investir não mais em loja de bairro, mas em um modelo chamado Atacarejo.  Segundo Engel, proprietário da empresa:

O Atacarejo é um segmento que está crescendo em nosso estado (Ceará), observamos que existe uma mudança no comportamento dos clientes, eles voltaram a fazer a compra do mês, como era feito antigamente.

Pensando nesse mercado, os empresários fizeram uma estrutura mais enxuta, mais econômica, com um custo operacional mais baixo, com o objetivo de oferecer aos clientes o melhor preço.

Mas será que eles conseguiram algo com essa mudança?

Segundo Engel sim, a prova disso é que a loja, tem um ticket médio alto, pois, conseguiram conquistar o cliente da compra do mês, exatamente por ter um preço melhor.

Você sabe o que é atacarejo? Acesse esse conteúdo e veja como ele funciona!

O problema

Uma dos maiores desafios do nosso cliente era ter dados e informações consistentes, para que as compras pudessem ser feitas de forma correta, com a quantidade e o preço exato. Evitando assim, o excesso de mercadoria ou a ruptura de estoque.

Outro ponto abordado pelo empresário foi a acessibilidade aos dados. Nem sempre ele pode está fisicamente presente em seu negócio, o que acabava dificultando um acompanhamento detalhado da sua empresa.

Segundo Engel, “pior do que não ter informação, é ter a informação errada”, pois, com os dados errados facilmente você estará fora do mercado. Nos tópicos seguintes vou lhe mostrar como a Casa Magalhães ajudou ao empresário a ter em suas mãos os dados certos e na hora que ele precisar. Confira!

A solução

O sistema de gestão e automação utilizado pelo Mercadão da Economia é o VarejoFacil.

O VarejoFacil é um sistema de gestão em nuvem, com ele nosso cliente tem acesso às informações da sua empresa mesmo não estando fisicamente presente. Sem contar que ele não precisa passar o dia todo carregando um notebook, pois, todo gerenciamento pode ser feito pelo celular.

Nós optamos por trabalhar com o VarejoFacil, porque ele oferecia uma solução mais rápida com a necessidade menor de investimento na área de tecnologia. Por ser uma ferramenta mais voltada pra nuvem ele é leve, a gente poder ter acesso aos dados de forma rápida e em qualquer local.

6 razões para hospedar informações nas nuvens

Sistema para atacarejo: Informações corretas e no tempo certo

Você foi a uma reunião e encontrou um possível fornecedor para sua empresa, que tal negociar com ele ali mesmo?

O sistema de gestão dá ao empresário as informações corretas e na hora em que ele precisa, facilitando a negociação com o fornecedor sem precisar estar presente em sua empresa ou com um computador em mãos.

Outro ponto importante, que o próprio Sr. Engel dá como exemplo, é a fiscalização do estoque, que no Mercadão da Economia, é feita por ele mesmo. O nosso cliente vai ao estoque, verifica um determinado produto, ao perceber, por exemplo, que  ele está com quantidade excessiva, pega o celular com acesso à internet, acessa o VarejoFacil e consegue ver todos os relatórios em relação àquele produto.

Com as informações corretas e no tempo certo, a loja consegue passar para seus clientes os resultados da eficiência na gestão assertiva, atendendo assim, ao seu propósito que é: oferecer ao cliente o melhor preço.

Mas afinal, o sr. Engel indica a Casa Magalhães?

É claro que não poderia deixar de fazer essa pergunta, pois, sabemos a importância que a opinião dos nossos cliente tem pra você. Olha que legal o que nosso cliente respondeu:  

Sem sombra de dúvida eu indicaria sim, tanto pela qualidade do sistema, como também pela qualidade da equipe que está por trás desse sistema. A gente vê que é uma equipe bem focada e com o interesse realmente de fazer o cliente da Casa Magalhães ficar satisfeito com as informações, que é o mais importante. O que vocês vendem é exatamente isso, é informação, não é sistema.

Pra finalizar, compartilho com você uma frase do Jim Collins, um dos maiores especialistas em gestão empresarial do mundo:

Todas as organizações podem entregar resultados melhores

Unindo essa frase a história de sucesso do Mercadão da Economia, podemos perceber que ter informações assertivas contribuem muito para o crescimento de uma empresa, independente do tamanho ou tempo de mercado. Por isso, conte com a Casa Magalhães  para ajudar a alavancar seus resultados, ficaremos honrados em fazer parte da sua história de sucesso!

Não saia sem antes conferir o case de sucesso do Mercadão da Economia!
Até a próxima!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários