Quer ter uma gestão financeira eficiente? Saiba como!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 17/10/2016
como ter uma gestão financeira eficiente

Ter uma gestão financeira eficiente é essencial para o sucesso de uma organização e deve estar alinhada com o propósito do seu negócio. Mas esta, não é uma tarefa é fácil e precisa ser rotina constante dentro  das empresas.

Antes de começarmos a falar sobre este assunto, questione a si mesmo:

Você saberia responder essas perguntas?

  • Quanto de lucro ou prejuízo sua loja teve esse mês?
  • Qual o seu produto mais vendido?
  • Quais as suas maiores despesas?
  • Está aplicando com eficiência o capital de giro?

Se você não conseguiu responder alguma dessas perguntas, temos algumas dicas que pode te ajudar a encontrar as respostas e tornar sua gestão financeira eficiente.

Dicas para uma gestão financeira eficiente

Primeiramente você precisa ter o controle de todo o dinheiro que entra e sai do seu caixa. Isso vai exigir bastante comprometimento e disciplina.

Além de saber a data, o valor e a que se refere, seria interessante agrupar as receitas e despesas por centro de custos, ou seja, por categoria. Isso vai te ajudar na hora de analisar de onde o dinheiro está vindo e com que ele está sendo gasto.

Se você tiver domínio do que está acontecendo, vai ser mais fácil solucionar os problemas que possam surgir ou, quem sabe, melhorar os resultados.

Faça uma análise das finanças da sua empresa verificando se ela está gerando lucro ou prejuízo e como cada produto está contribuindo para os resultados. Quando você tem informações é mais fácil otimizar o seu negócio.

Uma boa gestão financeira requer planejamento. Defina metas mensais de quanto gastar em cada centro de custo ou categoria de agrupamento de despesas. Depois disso, você deve acompanhar se essas metas estão sendo atingidas e replicar ou criar novas metas para os próximos meses e traçar um caminho para as finanças do seu negócio.

Não podemos deixar de mencionar a importância de manter as contas da empresa separadas das pessoais. Para isso existe o pró-labore, que é o valor definido para a retirada dos sócios. Dessa forma você garantirá um melhor controle financeiro tanto na empresa como pessoal, possibilitando uma análise sem distorções a fim de detectar possíveis problemas e cortar gastos desnecessários.

Se você achou complicado seguir essas dicas, conte com a ajuda da tecnologia. Toda a sua gestão financeira pode ser mais profissional e otimizada através de softwares de gestão que automatizam os processos e fornecem informações rápidas e precisas, você vai poupar tempo e dinheiro e terá a certeza de decisões mais assertivas.

Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados