5 passos para reduzir a rotatividade de funcionários em seu restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 12/02/2019
5 passos para reduzir a rotatividade de funcionários em seu restaurante

A rotatividade de funcionários é um dos principais problemas enfrentados pelos empreendedores, pois uma equipe instável é altamente prejudicial e desgastante aos negócios. Por isso, se você passa por esse problema em seu restaurante, ou busca evitá-lo, não deixe de ler esse post!

Quais as consequências do turnover para os negócios?

De maneira resumida, o turnover é o índice de rotatividade em uma empresa, ou seja, a contratação e demissão de funcionários.

Uma das principais consequências para as empresas são o aumento dos gastos, pois, com o crescimento da rotatividade de funcionários, aumentam-se também as despesas com rescisões contratuais, processos seletivos, novas admissões, treinamentos de novos colaboradores, entre outros.

Quando frequente, essa movimentação também pode ser considerada um declínio de capital intelectual, afinal, o profissional afastado carrega com ele todas as experiências e conhecimentos adquiridos durante sua jornada de trabalho.

Por último e não menos importante, a sobrecarga de trabalho para os profissionais que ficam e a perda de talentos para a concorrência também é um resultado negativo da rotatividade dos funcionários.

Percebeu que as sequelas do turnover são bastante negativas?  Encontrar maneiras eficientes de reduzir a rotatividade de funcionários em seu restaurante é uma excelente maneira de otimizar os seus resultados.

Fique tranquilo que eu não vim “jogar a bomba e sair correndo”, vou lhe mostrar como resolver esse problema, na prática. Mas antes de procurar a solução para um problema, é importante que você identifique os principais motivos. Confira!

Quais são as principais causas da rotatividade de funcionários?

São muitas as razões que podem resultar na saída de uma pessoa do quadro de funcionários de uma empresa. No entanto, existem alguns fatores que são mais frequentes e por isso devem ser observados com mais atenção pelos gestores. Continue lendo e descubra quais são:

Baixa remuneração

Hoje em dia, o salário não é mais considerado um fator determinante para a construção de uma carreira. Porém, também não há como negar sua importância para atrair e/ou reter talentos. Não por acaso, as remunerações que estão abaixo da média podem influenciar consideravelmente no índice de turnover.

Quando um funcionário recebe um pagamento muito baixo ou quando a empresa não oferece benefícios, ele fica menos estimulado para o trabalho. Além disso, em um mercado competitivo e dinâmico como o atual, existem diversas companhias que podem oferecer condições mais vantajosas para o profissional.

Melhores propostas da concorrência

Por falar em mercado competitivo, é muito comum que funcionários talentosos e competentes recebam propostas de restaurantes concorrentes. Quando um colaborador se destaca na função, ele passa a ser observado e desejado por outras companhias e, consequentemente, recebe propostas mais atrativas para embarcar em uma nova jornada.

Nesse caso, para não perder o funcionário, a empresa precisa oferecer melhores salários, promoções ou benefícios.

Problemas de relacionamento interno

Um ambiente tóxico gera inúmeras divergências, conflitos e desavenças. Como resultado, muitos profissionais não suportam essa realidade complexa e acabam abrindo mão do emprego em favor de sua própria saúde.

Falta de plano de carreira

Por fim, a ausência de um plano de carreira reflete diretamente em um quadro crônico de improdutividade e desmotivação dos funcionários. E não é para menos, afinal, porque os profissionais se dedicariam à empresa quando não há perspectiva de crescimento ou promoção a curto ou médio prazo, não é verdade?

Como reduzir o índice de rotatividade de funcionários em seu restaurante?

É cada vez mais necessário o posicionamento das organizações quanto à valorização do capital humano, tendo em vista que os colaboradores são a energia motora para que as empresas se mantenham ativas no mercado. Por isso, os gestores precisam adotar algumas estratégias para reter seus talentos.

Confira, a seguir, algumas boas práticas para diminuir o índice de turnover em seu negócio.

1° Aprimore o processo seletivo

Você sabia que quanto mais criterioso for o processo seletivo de sua empresa, maiores serão as chances de contratar profissionais qualificados para a função?

Por isso, procure divulgar com clareza as vagas disponíveis e as competências requisitadas para cada uma delas. Em seguida, estabeleça as etapas necessárias para que você possa identificar e contratar colaboradores com o perfil desejado.

Além de reduzir o número de contratações equivocadas, essa estratégia é fundamental para garantir a admissão de um profissional talentoso, capacitado para o cargo e, ainda, alinhado com os objetivos da organização.

2° Incentive o plano de carreira

De nada adianta contratar bons profissionais se eles não se sentirem valorizados e engajados a desempenhar seu trabalho com eficiência. Nesse contexto, é importante colocar em prática algumas ações para motivá-los — como a criação de um plano de carreira.

Além de diminuir o turnover, a criação de uma política de benefícios é uma boa oportunidade para que os gestores possam mostrar aos trabalhadores até onde eles podem crescer e quais serão as vantagens dessa progressão profissional. Assim, ao ver seu valor reconhecido, os colaboradores certamente ficarão mais motivados a conquistar resultados cada vez melhores.

3° Invista em treinamento

O investimento em capacitação é um dos modos mais eficientes de reduzir a rotatividade de funcionários, afinal, os treinamentos constantes são responsáveis por potencializar a qualidade do trabalho e a produtividade das equipes.

Sendo assim, é importante que sua empresa ofereça cursos e técnicas corporativas frequentemente — tanto para os trabalhadores mais antigos com o objetivo de mantê-los sempre atualizados e motivados, quanto para os mais novos, para que eles possam se adaptar rapidamente às suas funções.

Quanto mais embasamentos, recursos e ferramentas você oferecer para que os profissionais desenvolvam o seu trabalho, mais rapidamente os resultados tendem a melhorar.

4° Conceda benefícios

Que um bom salário é um excelente atrativo para manter um funcionário satisfeito, todo mundo sabe. Porém, é importante destacar que não é apenas o dinheiro que constrói um relacionamento de reciprocidade entre empresa e trabalhador. Diante disso, é fundamental oferecer outros tipos de incentivos com o propósito de fortalecer essa relação e, assim, diminuir o turnover.

Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • a flexibilização do horário de trabalho
  • a promoção de confraternizações
  • parcerias com instituições que promovam a qualidade de vida como: academia, cinema e teatro, viagens de incentivo, entre outros.

Dessa forma, é possível aumentar a sensação de bem-estar dos funcionários e, consequentemente, reduzir o índice de rotatividade na empresa.

5° Ofereça um ambiente de trabalho agradável

Além de reconhecimento, respeito e interação social, os profissionais precisam de um local de trabalho gratificante. Atuar em um espaço agradável, cordial e acolhedor aumenta a produtividade e o contentamento dos funcionários.

Portanto, procure investir na melhoria do ambiente da sua empresa, desde o aperfeiçoamento da comunicação interna até a disposição dos móveis e condições do local — afinal, quanto mais à vontade o funcionário estiver, melhor será o seu desempenho.

Como você pode ver, um alto índice de turnover vai evidenciar diversos problemas existentes no ambiente interno de uma empresa. Por isso, é preciso adotar algumas práticas para reduzir a rotatividade de funcionários — lembre-se que valorizar o capital humano é uma estratégia fundamental para aumentar a competitividade.

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