Conheça os desafios na hora de atender clientes estrangeiros no food service
Para quem empreende no setor de food service brasileiro, é cada vez mais importante se preparar para atender clientes estrangeiros. O que você está fazendo em relação a isso para conquistar o mundo?
Neste artigo, vamos conversar com você sobre os desafios e as oportunidades no setor. Veja a relevância de se preparar, como fazer isso e o que a tecnologia pode fazer para auxiliar. Vamos começar?
Uma nova realidade para o food service brasileiro
Um dos impactos positivos dos grandes eventos da década dentro do Brasil (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) foi a expansão dos horizontes turísticos do nosso país. Mais cidades puderam mostrar seus atrativos para o público estrangeiro e vários novos roteiros se consolidaram desde então.
Se você empreende em food service dentro de um desses mercados, deve ter percebido que atender clientes estrangeiros está se tornando mais comum.
E por que prestar tanta atenção a esse movimento? A satisfação de quem vem de fora não significa apenas faturamento maior em moedas mais fortes. É também uma forma de se tornar referência para turistas e, por meio de recomendações e avaliações, consolidar a sua marca como um destino certo para quem viaja para o Brasil.
Já pensou ser um dos destinos de diversos roteiros pelo mundo? É possível sim ganhar essa visibilidade com muito preparo e inteligência.
Os desafios para quem quer atender clientes estrangeiros
Se não é tão difícil assim se tornar uma referência para clientes de fora, por que tão poucas empresas no food service se destacam dessa maneira? É porque esse processo exige entender e superar desafios importantes para si, para a equipe e para o estabelecimento.
Quem está disposto a isso já sai na frente da maioria de seus concorrentes. Veja, então, quais são essas questões e como você pode focar em vencer cada uma delas.
O desafio da divulgação
Vamos começar por um ponto que poucos empreendedores se dão conta: uma experiência incrível para seu cliente estrangeiro pode começar muito antes de ele visitar o restaurante.
A verdade é que hoje a presença online de uma marca elimina distâncias e fronteiras. A única barreira, portanto, é a língua. Já parou para pensar nisso?
O comportamento mais comum de um turista é pesquisar roteiros, itinerários, locais e estabelecimentos antes da viagem. Para não ter surpresas em um país desconhecido, eles já definem bem onde vão comer, dormir, visitar em buscas pelo Google.
Se as suas redes comunicam também para esse público, ele vai sempre preferir um food service que explique pratos e preços na sua língua do que em uma que ele não entende.
Portanto, superar esse desafio é investir em internacionalização dos seus perfis sociais e, por consequência, sua marca. Quando criar campanhas online, pense sempre globalmente.
O desafio do preparo
Quando você decide introduzir um novo prato no seu menu, que tipo de preparo você precisa ter para torná-lo comercialmente viável? Você precisa pensar em logística de ingredientes, porcionamentos, processos, organização etc.
Se você pretende deixar o seu estabelecimento mais convidativo para estrangeiros, precisa ter o mesmo tipo de pensamento. São passos importantes como:
- oferecer menus localizados, não apenas traduzidos (com alterações em nomes e ingredientes que façam sentido para aquela cultura);
- oferecer opção de pagamentos ou exibir preços em moedas estrangeiras;
- investir em processos automatizados de pedidos que simplifiquem e universalizem o atendimento.
Tudo isso exige planejamento e execução, algo que empreendedores estão prontos para fazer a qualquer momento.
O desafio do atendimento
Mas é claro que não basta todo o preparo anterior se a experiência do cliente no seu food service perder a força bem na hora-chave — quando ele chega para fazer um pedido.
Nesse sentido, o principal, obviamente, é investir no treinamento dos seus funcionários. Aulas de idiomas não precisam torná-los fluentes na língua, mas darem bagagem o suficiente para que conheçam vocabulário básico e termos específicos a um atendimento rotineiro em restaurantes.
Uma ideia interessante é levantar os países mais propensos a serem origem desses clientes e identificar o gosto e a facilidade com línguas e culturas em cada colaborador. Dessa forma, é possível direcionar o aprendizado de cada um para uma língua diferente entre as mais prováveis de serem utilizadas.
Para todas as outras, dá também para apostar em aplicativos de tradução, que estão cada vez mais inteligentes e eficientes. Assim, a empresa tem abrangência no atendimento internacional, melhorando a experiência do turista independentemente da sua nacionalidade.
O desafio do pós-atendimento
E por fim é bom lembrar que, mesmo que turistas estrangeiros não tenham a possibilidade de se tornarem clientes fidelizados em frequência, eles podem mesmo assim se tornarem influenciadores e divulgadores da sua marca.
Outra vez, é interessante aliar o atendimento físico ao online. Ações de captura de leads — como um cadastro ou uma promoção — permitem que você continue na mente dessa pessoa e alimentando essa divulgação mesmo do outro lado do mundo.
Quando ela voltar, vai se lembrar da grande experiência que teve no seu food service. Quando pedirem a ela conselhos de destinos em uma viagem, você será sempre a recomendação na ponta da língua.
A tecnologia como solução facilitadora
Toda essa estratégia para se aproveitar de um potencial turístico no seu food service tem a ver com investimento e preparo, um processo que não acontece atualmente sem pensar em tecnologia.
Por isso, queremos terminar o texto apresentando a solução EasyAssist, um sistema automatizado e inteligente para gestão de restaurantes e redes de fast-food.
A plataforma, além de simplificar o processo de pedidos (algo que facilita muito o atendimento a qualquer cliente, daqui ou de fora), oferece opções de exibição de preços em várias moedas e menu em várias línguas — português, inglês e espanhol.
Se você prepara a sua empresa e seus funcionários para proporcionarem uma experiência incrível a clientes estrangeiros, o uso de uma plataforma como essa é a única coisa que falta para fazer a fama do seu food service no mundo inteiro.
Que tal, então, conhecer melhor e investir em uma solução que vai impulsionar seu negócio localmente e globalmente? Entre agora no site e conheça a solução EasyAssist!
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