Vendas no varejo: antes de seguir tendências disruptivas, foque no “básico bem feito”

Autor: Gustavo Brito Assunto: Data: 01/02/2023
Vendas no varejo 10 elementos do “básico bem feito”

Escalar resultados e aumentar as vendas no varejo não é um desafio novo. As margens apertadas, a sazonalidade e a alta concorrência sempre demandaram dos empreendedores do setor um olho no presente e outro no futuro, para não deixar nenhuma oportunidade de crescimento passar.

 

Mas, os últimos anos foram atípicos, como sabemos bem. Enquanto temas como metaverso, cripto e NFT avançavam, o mercado varejista precisou lidar com o desafio imenso da pandemia e o impacto que perdura até hoje. 

 

É por isso que quando me perguntam em qual tendência apostar para crescer, sempre digo: foque no básico primeiro. 

 

Não adianta montar um cardápio refinado para o seu negócio se você ainda não acertou na receita do arroz com feijão. Concorda?

10 elementos do “básico bem feito” para acelerar vendas no varejo

Fazer o “básico bem feito” para alcançar melhores resultados no varejo não é apenas uma opinião pessoal.

 

É uma mentalidade que nos guia no Grupo Boticário – e contribui para tornar o GB um dos maiores varejistas do Brasil. E é também o direcionamento de grandes especialistas do varejo para este momento, como vimos na NRF 2023, o maior evento do mundo para o setor. 

 

Mas e aí, como garantir que o essencial esteja sendo feito? Separei abaixo 10 prioridades:

1. Aumentar a eficiência

 

Não há mais espaço para que empresas do varejo desperdicem recursos – sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Nesse cenário altamente competitivo, sai na frente quem alcança a máxima produtividade.

 

Nos dias de hoje, isso só é possível com o apoio da tecnologia. Mas não aquela de filme de ficção científica.

 

Um bom sistema de PDV, por exemplo, é capaz de garantir eficiência para operações por meio de funções como processo de compra e monitoramento de estoque, atendimento, produtividade dos operadores, configuração de promoções em diversos formatos e até mesmo self checkout.

 

2. Colocar a loja física no centro das estratégias 

 

O pós-pandemia fortaleceu a importância das lojas físicas. Afinal, quem não sentiu falta da experiência da compra presencial? Por outro lado,agora é também o momento de encarar o ponto de venda físico sob uma nova perspectiva. 

 

Na NRF 2023, por exemplo, muito se falou sobre a loja física no centro das estratégias de varejo. Essa abordagem vem acompanhada da necessidade de criar um ponto de venda phygital, integrando cada vez mais físico e digital, e que ofereça uma jornada de consumo com forte foco em experiência.

 

Para atender a esse novo paradigma, a transformação da loja física passa necessariamente pelo conceito de uma jornada de compra sem atrito, o chamado varejo frictionless. A Amazon Go Store, onde os atendimentos são totalmente automatizados e digitais, é um case sempre citado na NRF – e neste ano não foi diferente.

 

E claro, de nada adianta um PDV digitalmente integrado se a conexão emocional com o consumidor, for colocada em segundo plano. Esse é um dos insights que orientou a criação do Boticário Lab, as lojas conceito do Grupo Boticário que oferecem experiências exclusivas para que o cliente possa vivenciar uma jornada de compra diferenciada e única. 

 

3. Tornar a equipe de vendas embaixadores da marca

 

Ninguém gosta de comprar de vendedor desmotivado ou desinteressado, né? Aqui no Grupo Boticário uma das nossas essências é “Brilho no Olho é Tudo” e acredito muito no potencial desse comportamento para gerar resultados:

 

  • Todas as ações devem começar com a pergunta: “que problema do consumidor vamos resolver?”
  • Ter prazer em “gastar sola de sapato” para conhecer as pessoas, os consumidores e suas necessidades.

 

Essa é a nossa cultura, qual é a sua? Aliás, uma das boas surpresas da NRF deste ano foi ver a ideia de uma “jornada do colaborador” como tema recorrente. 

 

Trata-se de pensar em formas de atrair e reter talentos, mas também de empoderar o colaborador de maneira que ele efetivamente faça parte do negócio. Ou seja, tudo a ver com o que a gente, aqui no GB, já vem praticando há um bom tempo.

 

4. Ter uma estratégia omnichannel de verdade

 

Omnichannel também é outro tema que já estamos cansados de ouvir no setor. Mas, falando a verdade, mesmo ouvindo há anos “o omnichannel é fundamental”, o mercado em geral ainda tem bastante a evoluir nesse sentido, né? 

 

Tomando por base a sua operação de varejo, o quanto essa estratégia – que estreita a relação entre canais online e offline para aprimorar a experiência do cliente – já está implementada?

 

Um exemplo prático de como essa jornada de compra integrada é importante está na questão dos meios de pagamento. Hoje em dia é essencial que essa estrutura proporcione melhor gestão para o varejista e maior flexibilidade de pagamento para o cliente. 

 

Esse atributo de omnicanalidade é a base da Loja Digital, uma solução do Grupo Boticário que centraliza a gestão dos recebíveis, melhorando a gestão do comércio e a experiência de consumo.

 

No nosso modelo de negócio, as vendas pelo WhatsApp também podem ser consideradas uma abordagem omnichannel. A Loja Digital faz a conexão do consumidor final com as consultoras por meio do app e todas as vendas por link de pagamento podem ser administradas em um único portal. Todo esse fluxo gera mais facilidade, agilidade e tranquilidade no processo de compra.

 

5. Utilizar dados para melhores decisões

 

A NRF 2023 mostrou que o poder dos dados é indiscutível. Mais que isso: varejistas que souberem combinar Data Analytics e Inteligência Artificial irão mudar o jogo.

 

Na GAVB acompanhamos essa virada de perto. Nesse sentido, vemos varejistas que implementaram nossa solução de Recomendação Inteligente alcançando um incremento de até 20% no faturamento. Sem falar no ganho de diferenciais competitivos como otimização do custo de aquisição de clientes, visão estratégica de marketing e vendas, e redução de custos de campanhas.

É incontestável que o consumo e a Inteligência Artificial estão cada vez mais relacionados. Da mesma forma que o varejo consegue tomar decisões mais rápidas e seguras baseadas em dados.

6. Conhecer profundamente o consumidor

 

Complementando o tópico anterior, estamos na era do Open Finance, do Open Data, do “Open Tudo” e ainda tem varejista que não consolidou de forma eficiente as informações sobre seu consumidor para entender o que ele realmente quer e se antecipar a esses desejos.

 

Passou da hora de fazer esse “básico bem feito”, né? Conhecer bem o seu cliente reflete em melhores promoções, em lojas mais atrativas, em recorrência…. em resumo, em melhores resultados!

7. Gerar experiências personalizadas

 

Uma vez que o varejista fez o trabalho de coleta e análise de dados, passando a conhecer profundamente o consumidor, será que ainda é preciso investir em experiências personalizadas? Sem dúvida nenhuma.

 

Como falei, a Recomendação Inteligente – sistema baseado em IA que aprende através do padrão de compra do usuário e recomenda produtos de acordo com seus hábitos – é uma ferramenta com enorme potencial de otimizar vendas.

 

Entretanto, é preciso pensar a experiência personalizada muito além da conversão imediata. O ponto de venda é cada vez mais um local para o consumidor se conectar e estar próximo da marca. É como se o cliente visse a loja física como um ambiente a ser experienciado.

 

Nas unidades O Boticário Lab, o consumidor vive essa jornada através de uma série de serviços exclusivos de beleza, pensados para proporcionar uma experiência completa além da compra. 

 

Um desses serviços é o Boti Essence, onde um especialista ajuda o cliente, por meio de experimentação e Inteligência Artificial, a encontrar a fragrância que mais agrada seu olfato. Uma super experiência personalizada, não é mesmo?

8. Construir parcerias de sucesso  

 

Nenhum negócio navega sozinho. Como varejista, você faz parte de um gigante ecossistema e não colaborar com ele só o torna mais isolado das oportunidades.

 

É preciso trabalhar bem com parcerias – seja com fornecedores, empresas correlatas ou até negócios “supostamente” concorrentes.

 

E se tem um assunto sobre o qual a gente entende no GB é construir e fortalecer ecossistemas no varejo. Não por acaso, hoje temos plugados ao grupo empresas de diferentes segmentos das quais depende nossa cadeia, investimos no fomento ao empreendedorismo e à inovação e fortalecemos nossos fornecedores por meio de soluções de crédito e programas de desenvolvimento. 

9. Manter um calendário de desconto e promoção

 

Tá aí mais um tema que já deveria estar sendo 100% contemplado pelo varejo: trabalhar de forma planejada e preditiva com promoções e descontos, principalmente para reduzir estoque.

 

Não estou falando de ações isoladas ou campanhas pouco atrativas (olha a “Black Fraude” aí ano a ano frustrando os consumidores), mas de ações que realmente beneficiem os dois lados do balcão. 

10. Fortalecer clientes que valorizam seu negócio

 

Por fim, o último ponto que quero trazer é: nem todos seus clientes merecem a mesma experiência.

 

Sim, ela deve ser excelente. Mas seus clientes mais fiéis merecem ser reconhecidos por isso, né?

 

Para tanto, temos programas de fidelidade, eventos e campanhas exclusivas, réguas de comunicação personalizadas e muitas outras simples ações que ganham mais o coração do que uma experiência disruptiva no metaverso…

Como o Grupo Boticário ajuda você nessa missão?

 

Em conclusão, acelerar vendas e escalar resultados passa por fazer o básico bem feito, e isso inclui não perder de vista as tendências e inovações tecnológicas que guiam o varejo. 

 

Por isso, investir em sistemas robustos de gestão e PDV, meios de pagamento, gestão financeira e CRM é fundamental para negócios que querem ir além. 

 

Lojistas de todo o Brasil agora podem ter acesso à Solução de Performance e Vendas do Grupo Boticário para crescimento do varejo de ponta a ponta. 

 

Nossa tecnologia coloca ao alcance do seu negócio funcionalidades como:

 

  • Controle e gestão global das finanças do seu comércio;
  • Sistemas de gestão de retaguarda e frente de loja para potencializar o desempenho do seu negócio;
  • Solução de pagamentos em cartões;
  • Alavanca de relacionamento com sua base de clientes.

 

Se seu negócio já está indo bem, imagina com a tecnologia testada e validada por um dos maiores grupos varejistas do mundo! 

 

Quer saber como você pode otimizar ainda mais o seu comércio? Deixe seu comentário que, eu e minha equipe do Grupo Boticário, vamos fazer um diagnóstico do seu negócio para ajudar você a potencializar vendas e crescer ainda mais!

Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados