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7 coisas que você jamais pode fazer no seu ponto de vendas

Autor: Casa Magalhães Assunto:
  • Marketing
  • Ponto de Venda
Data: 16/07/2020
ponto de vendas

O ponto de vendas (PDV) é um estabelecimento comercial que vende um produto ou serviço para o público. Manter um bom PDV envolve o ambiente, a marca, uso do espaço no local, a  forma de abordar e atrair os clientes, enfim, o desenho de todo o cenário para atender ao consumidor.

Entretanto, muitas empresas cometem muitos erros na organização do ponto de vendas, o que pode gerar incômodo e desconforto ou mesmo deixar de atrair o cliente. Assim, um PDV mal gerenciado leva a uma grande queda nos negócios.

Quer conhecer os principais erros que você jamais deve cometer no seu ponto de vendas? Confira agora!

Navegue pelo conteúdo

  • 1. Não pensar no tipo de público atendido
  • 2. Deixar a vitrine pouco atraente no seu ponto de vendas
  • 3. Falta de iluminação no seu ponto de vendas
  • 4. Temperatura incômoda
  • 5. Má disposição dos produtos no ponto de vendas
  • 6. Descuidar do estoque
  • 7. Trabalhar com uma equipe mal preparada
  • Como organizar o seu ponto de vendas?

1. Não pensar no tipo de público atendido

Todas as decisões de um ponto de vendas precisam considerar o tipo de público atendido. Desde a escolha do local, a disposição da vitrine, música ambiente, tipos de promoções, até a forma de atendimento. Muitos comércios não consideram esse detalhe, deixando os elementos do negócio de forma pouco harmônica.

Um atendimento muito formal para pessoas conhecidas da vizinhança é meio inadequado, assim como músicas muito dessintonizadas com a cultura do grupo que frequenta seu estabelecimento.

2. Deixar a vitrine pouco atraente no seu ponto de vendas

Não ter cuidado ao planejar a vitrine é um erro fatal. Isso porque a vitrine é a primeira impressão que o seu ponto de vendas passa. Cores excessivas ou desarmônicas, desorganização, falta de estratégia na escolha dos produtos expostos acabam fazendo as pessoas ignorarem o negócio ou se afastarem de sua loja.

 Outro grande problema é quando o comércio não atualiza a vitrine, deixando os mesmos produtos lá, parados por muito tempo.

Para evitar esse tipo de falha, é fundamental investir em uma vitrine com boa combinação de cores e trocar as peças expostas periodicamente, pelo menos uma vez na semana. Outra estratégia fundamental é explorar na vitrine o ponto forte da sua marca, seja ele a sustentabilidade, o baixo preço, facilidades no pagamento, inovação em tecnologia, por exemplo.

3. Falta de iluminação no seu ponto de vendas

Pouca iluminação pode trazer uma impressão sombria, tristonha e pouco acolhedora para o cliente. Aliás, muitas pessoas inclusive ficam de mau humor em locais escuros. Além de que a falta de luz passa uma imagem negativa, fazendo o lugar parecer obscuro e até mesmo perigoso.

Você deve iluminar bem o ambiente como um todo, lembrando-se de que as lâmpadas podem ser usadas de forma até estratégica, dando um grande foco em peças mais atraentes. E lembre-se que toda a loja deve ser bem clara, desde a vitrine até as áreas que são frequentadas apenas pelos colaboradores.

4. Temperatura incômoda

Lojas muito quentes fazem o momento da compra se tornar desconfortável, o que acaba afastando os clientes. Além disso, a alta temperatura e o ar abafado também afetam os colaboradores, deixando-os mais cansados e menos dispostos.

Com isso, a postura dos profissionais com o público acaba sendo menos gentil e proativa. Um ambiente frio demais também pode ser incômodo, pois pode afetar a saúde do time e da clientela, levando a resfriados e gripes mais frequentes.

Para evitar esse tipo de problema, invista em um ambiente de temperatura amena e fresca. Portanto, tenha ventiladores e aparelhos de ar condicionado para o calor. Mas caso esteja muito frio, evite ligá-los.

5. Má disposição dos produtos no ponto de vendas

A forma como os produtos são posicionados na loja também influencia muito em como o cliente vai consumir. Deixar os artigos de forma desordenada, sem lógica ou sem clareza sobre as seções pode deixar o cliente confuso e até levá-lo a desistir da compra.

A disposição dos produtos é uma importante estratégia de venda. Deixar avisos claros sobre o início de seções (por exemplo, em um supermercado, haver placas para a seção de laticínios, de hortifruti, cereais, entre outras), pode orientar bem o cliente, evitando que ele perca tempo pelos corredores procurando algum produto. 

Isso evita aborrecimentos e otimiza o tempo de compra!

6. Descuidar do estoque

Deixar produtos que não foram vendidos no mesmo lugar pode passar uma imagem um pouco negativa de que o negócio não está se movimentando. Além disso, o produto que fica retido muito tempo no estoque da empresa é capital parado, o que gera prejuízos e ocupa espaço no estabelecimento.

Procure fazer ofertas para vender essas mercadorias, seja baixando o preço, colocando formas de pagamento bem facilitadas ou oferecendo brindes na aquisição do produto. Assim, você garante que os artigos tenham mais rotatividade.

7. Trabalhar com uma equipe mal preparada

Se o vendedor não é capaz de explicar mais sobre o produto (origem e procedência, composição, por exemplo, informações para o caso de pessoas alérgicas) ou os procedimentos da loja (formas de pagamento, troca, garantia, promoções), o cliente acaba desistindo da compra.

Outro grande problema é o colaborador não tratar bem o cliente, sendo ríspido ou desatento. Além disso, há vendedores que são invasivos, insistindo demais para o cliente comprar, argumentando de forma excessiva a ponto de não permitirem ao cliente pensar ou decidir por si próprio. Todas essas posturas são muito prejudiciais, podendo fazer as vendas caírem.

Para evitar isso, é fundamental capacitar bem o colaborador, ensinando todos os procedimentos da loja e explicando as melhores formas de tratar o comprador. Procure enfatizar a necessidade de uma postura amigável e do respeito à individualidade e ao espaço do cliente.

Como organizar o seu ponto de vendas?

Organizar o ponto de vendas de forma estratégica é fundamental para manter o bom desempenho do negócio. Erros na organização do PDV podem dificultar a atração de clientes e enfraquecer as vendas. 

Sejam falhas no conforto e estética do ambiente, na inadequação ao público-alvo, na má organização da vitrine ou em uma capacitação insuficiente do profissional, a empresa acaba tendo grandes prejuízos.

Para ter um bom ponto de vendas, é fundamental elaborar os processos, as estratégias de venda e a decoração direcionados para o público-alvo. Além disso, é importante investir em um ambiente agradável, fresco e organizado. Procure também dar treinamentos para os colaboradores, para que eles ofereçam o melhor atendimento para o cliente.

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Tags: Marketing, Merchandising, Ponto de Venda
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