5 tendências para Supermercados em 2022
Reinventar-se é essencial para estar vivo no mercado. Isso porque, a todo instante surgem novas ferramentas para ajudar na rotina dos varejistas e donos de comércio em geral. Então, separamos 5 tendências para os supermercados em 2022.
O mercado varejista tem se tornado, cada vez mais, competitivo. E com a pandemia do Corona vírus, fez-se necessário conhecer às tendências de supermercados para o ano de 2022 e colocá-las em prática o quanto antes.
Então vamos a elas.
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1.Papel da loja física
A pandemia fez com que as pessoas procurassem outras formas de se relacionar, pois o distanciamento social foi muito importante para conter a proliferação do vírus. Com o lockdown, muitas lojas precisaram fechar as portas e outras até faliram. Logo, o papel da loja física teve que ser repensado.
Uma saída para continuar funcionando foram as vendas online. Quem já apostava nessa mudança saiu na frente. Contudo, isso não quer dizer que tenha chegado o fim das lojas físicas.
As lojas físicas deverão ser repensadas como locais de distribuição e retirada de produtos, além de focar na experiência de compra do usuário. Menos é mais.
2.A evolução do e-commerce
Em paralelo às mudanças de funções da loja física, o e-commerce também sofreu várias transformações.
Isso porque a internet teve o desafio de trazer um processo mais humanizado na hora da experiência de compra do consumidor. Uma aposta dos grandes SEO’s varejistas é o mix entre o uso da automação e inteligência artificial com a humanização do processo.
3. Diversidade é uma grande tendência para supermercado
Outra tendência que vem forte para esse ano de 2022 é atenção voltada para a diversidade. Diversidade de pessoas, cores, gênero, sexualidade e entre outras. Entretanto, não só respeitar as diferenças, é importante acolher e agregar todos e todas. Em alguns estados brasileiros é possível verificar a existência de leis e avisos que orientam sobre a prática ilegal da homofobia, por exemplo.
Então, agora, é hora de pensar em novas estratégias para atrair todos os nichos, que muitas vezes não foram contemplados com a comunicação tradicional. Pensar em novos arquétipos e rostos para suas marcas é uma tendência que pode fazer a sua marcar ficar a frente das demais. Quanto mais humanizada a sua marca for, mais identificação com os usuários.
4. Novo consumidor
O consumidor está cada vez mais atento aos valores e visões da empresa que ele consome. Além disso, esses mesmos colaboradores, que também, em algum momento, são consumidores, têm repensado sua forma de trabalho e relação com a empresa.
A experiência de compra ou a jornada do consumidor, agora, é a parte mais importante, mais até do que o próprio produto. Por isso, entender todas essas etapas, os desejos e anseios dos seu público alvo é fundamental para aplicar as ferramentas corretas.
O novo consumidor está mais exigente, recebe mais dados e por isso seu poder de escolha e decisão se torna mais específico. Por isso, investir em pesquisas e humanização é básico para conhecer esse novo público.
5. Tecnologia
Quem está no mercado varejista deve estar sempre de olho nas mudanças e avanços tecnológicos.
As ferramentas tecnológicas que ajudam em procedimentos, como por exemplo, de pagamento ou atualização instantânea do controle de estoque, são essenciais para sair na frente em 2022.
A automação dos processos faz com que os varejistas possam otimizar o tempo e as tarefas, e proporcionando ao consumidor uma experiência de compra satisfatória.
As tendências para os supermercados se atualizam a todo momento. Contudo, é preciso ficar alerta, estar sempre se reciclando. Com cursos, leituras, congressos e treinamentos sua empresa fica sempre a frente na corrida varejista.
E por último, não menos importante, você pode contar com a Casa Magalhães para ficar por dentro de todas as novidades do mercado varejista. Basta preencher o formulário abaixo para receber a nossa newsletter.
Te esperamos, em breve, para mais dicas.
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