Como atrair clientes para supermercados em apenas 6 passos

Quando o assunto é ter seu próprio negócio, sabemos que uma das ações mais importantes para sustentar o empreendimento é atrair clientes. Por isso, você não pode se furtar a adotar novas ideias de divulgação e marketing para garantir um lucro maior a sua marca.
Há, de fato, algumas atitudes que podem ser tomadas em seu negócio que se provam mais eficientes na busca de clientes do que outras. Em supermercados, a situação não é muito diferente. Investir no posicionamento de seus produtos e num bom atendimento ainda é essencial na hora de atrair a clientela e expandir seus lucros.
Confira aqui algumas dicas para você conseguir atrair mais clientes para seu mercado!
1. Coloque alimentos frescos na entrada
Esta é uma tática básica para atrair clientes em negócios desse tipo! Dando destaque aos alimentos frescos ou que acabaram de sair do forno, o empreendedor chamará muito mais a atenção de seus clientes em potencial.
Alimentos chamativos bem na entrada do comércio farão com que o cliente sinta fome e, muitas vezes, compre aqueles produtos por impulso — ou mesmo por achá-los muito vantajosos.
Clientes em supermercados costumam ser suscetíveis a sugestões de alimentos. Aprenda a focar aquelas vendas que não são planejadas — ou seja, que são feitas porque existe a oportunidade. Para que essa forma de compra funcione bem, é válido chamar a atenção do cliente para seus produtos, e nada melhor para fazer isso do que deixá-los à vista logo que a pessoa chegar ao mercado.
A compra por impulso pode aumentar bastante o lucro do seu negócio. Deixe mercadorias como doces, chicletes e chocolates à vista, junto de outros artigos e nos caixas do mercado. Dessa forma, as chances de o cliente não resistir à tentação daquelas mercadorias é bem maior do que se elas estivessem escondidas em um corredor qualquer do mercado.
2. Atrair clientes é pensar também no seu público-alvo
A arte de vender também está presente na capacidade de persuadir os clientes. Por isso, é sempre bom ter em mente para quem o supermercado está vendendo. Seguindo essa lógica, por exemplo, é natural que se coloquem os produtos destinados às crianças (como cereais ou biscoitos) em prateleiras mais baixas, que possam ser vistas por elas.
Deixe o papel de persuasão da compra, neste caso, para os pequenos: os pais podem não resistir aos pedidos dos filhos e levar esses itens para casa. Então, não se esqueça de investir na localização certa de seus produtos!
Também é sabido que os consumidores tendem a prestar mais atenção aos produtos que estão no final dos corredores — empilhar os produtos mais vendidos do mercado nesse local é uma boa estratégia.
Colocar seus produtos mais caros nas prateleiras mais chamativas ou em lugares mais visíveis também é uma dica clássica para quem deseja aumentar o lucro de sua empresa. Dessa forma, o cliente entrará na loja e encontrará tais itens com muito mais facilidade.
Estude os hábitos de seus consumidores e trace as estratégias mais eficazes atrair clientes e vender seus produtos de maior valor. Uma boa ideia é arrumá-los nas prateleiras do lado direito dos corredores, uma vez que a maioria das pessoas geralmente lança o olhar para essa direção enquanto faz suas compras.
3. Ofereça descontos significativos
Todo dono de empreendimento sabe que bons preços pode atrair clientes novos e antigos para o seu negócio. Dê descontos e faça uma queima de estoque para aqueles produtos que não estejam vendendo tão bem.
Muitas vezes, essa poderá ser a porta de entrada para um cliente que consumirá fielmente seus produtos mais tarde. Uma boa dica é oferecer mais de um produto pelo mesmo preço, em promoções no estilo “pague 2, leve 3”.
Para realizar essas ações, faça uma contagem no seu acervo e descubra o que poderá ser aproveitado, traçando, assim, uma estratégia de vendas. Disponibilizar boas ofertas para o cliente faz com que a marca obtenha mais vendas e lucros, além de aumentar seu espaço no depósito para aqueles produtos que apresentem maior giro.
Porém, tome cuidado ao apresentar descontos muito mirabolantes — que, apesar de atrair clientes para seu empreendimento, não vão gerar lucro para o negócio.
Além dos descontos você pode utilizar a organização das gôndolas como uma forma de estimular o aumento das vendas, e o melhor de tudo é que você gasta muito pouco para isso. É o que chamamos de Cross Merchandising.
4. Tenha seu próprio cartão
Negócios que têm cartão private label aumentam, e muito, a possibilidade de atrair clientes e fidelizá-los. Usando o serviço, o empreendimento pode ter um sistema de pontos ou promoções exclusivas, que fará com que o cliente retorne ao seu supermercado mais vezes.
Com uma solução apropriada de cartão dentro de seu estabelecimento, torna-se possível criar formas de pagamento mais atrativas para o consumidor e com mais segurança para o negócio.
É importante investir na fidelização de clientes, em especial nos supermercados, uma vez que esses comércios, muitas vezes, acabam sendo frequentados por pessoas que moram na localidade e costumam fazer suas compras semanal ou quinzenalmente.
5. Utilize as redes sociais para atrair clientes
As redes sociais vieram para ficar, e quem não as usa corre o risco de se tornar obsoleto. É bom manter uma conta nas principais mídias on-line, como Facebook, Twitter e Instagram, a fim de atualizar seus clientes sobre as promoções e novos produtos. Marque sua presença nas redes sociais e traga novos consumidores para seu empreendimento.
O marketing digital, hoje, é a nova forma de propaganda boca a boca. Pensar em posts que combinem com sua marca – e que sejam realizados de forma eficiente – é um jeito prático e seguro de conseguir que as pessoas falem sobre o seu negócio.
6. Invista em um bom atendimento
Ter uma equipe de vendas capacitada em seu negócio faz toda a diferença na hora de atrair mais clientes! Invista em profissionais experientes e em cursos ou reuniões preparatórias que possam realmente auxiliar os funcionários a atender melhor o cliente.
Não esqueça que, hoje em dia, é muito melhor para a empresa que o colaborador crie um vínculo afetivo com o cliente, em vez de lhe empurrar cada vez mais produtos, deixando a sensação de engodo ou insatisfação no ar. Vendedores simpáticos e que saibam ouvir os clientes são um diferencial importantíssimo para quem mantém seu próprio negócio.
A atração consolidada de novos consumidores para seu supermercado é o sonho de muitos empreendedores. A chave para fazer isso acontecer bem está, também, na forma como as estratégias de marketing são pensadas.
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