O que podemos aprender sobre gestão empresarial com os semifinalistas da Copa do Mundo?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 16/07/2018
O que os semifinalistas da Copa ensinam sobre gestão empresarial?

De 14 de junho a 15 de julho de 2018, os olhos do mundo se voltaram para a Rússia, país que sediou a Copa do Mundo de 2018. Foram 32 seleções que disputaram o tão sonhado título de melhor time do mundo. Além de mexer com a emoção das pessoas,a Copa do Mundo envolve planejamento, estratégia, inteligência emocional e muito espírito de equipe, mas você deve está se perguntando o que isso tem a ver com gestão empresarial,não é mesmo?

O mundial de clubes de futebol acabou, mas ele nos dá uma lição de empreendedorismo, mostra de forma prática como gerir um negócio. Por isso, fiz uma pesquisa sobre os 4 times semifinalistas da Copa do Mundo de 2018,  listei alguns pontos interessantes das equipes e extraí de cada um aprendizados que tem muito a acrescentar em sua gestão empresarial.  Agora vamos direto ao ponto, boa leitura!

França e a liderança

Vamos começar pela campeã, com sua vitória nessa copa a França recebe o título de melhor do mundo e conquista seu bicampeonato. 

Pesquisando sobre o time francêsvou destacar as palavras do treinador Didier Deschamps, em entrevista antes da disputa da semifinal contra a Bélgica:

“Minha equipe está preparada para enfrentar diferentes cenários e diferentes tipos de organização.”

Falar isso com convicção em um ambiente de alta pressão não é nada fácil, é preciso ter certeza do que está fazendo e muita confiança no seu time. Olhando agora para sua empresa, você sente segurança em repetir as palavras do  Deschamps?

Caso não consiga responder agora, poderá fazer essa avaliação observando alguns aspectos:

  • Como os clientes avaliam o atendimento e a organização da sua empresa?
  • Seus funcionários estão devidamente treinados a ponto de não haver dúvidas?

Responder e avaliar essas 2 perguntas, dará a você uma maior clareza do seu empreendimento, eles são apenas a ponta do Iceberg, a partir delas outros questionamentos serão levantados e poderão dar o impulso que faltava a sua empresa.

Quer saber mais sobre como fazer um excelente atendimento em sua empresa? Clica aqui e confere esse post!

Bélgica e o mercado

País multilíngue, têm o holandês e  o francês como línguas oficiais, porém, o time belga escolheu adotar o inglês para falar em campo nos jogos do mundial na Rússia. Ao usar o inglês como idioma comum, segundo a jornalista da BBC, Suzane Vanhooymissen, as empresas e seleção belga não podem ser acusadas de favorecer o holandês ou o francês em detrimento da outra.  

O que podemos aprender sobre gestão empresarial com essa atitude do time belga?

Independente do mercado que sua empresa opere se adaptar se faz necessário, falar a linguagem do cliente, entender e oferecer solução pra sua dor, é essencial para manter seu time bem visto em campo, caso contrário, correrá sérios riscos de ficar para trás.

Não deixe de estudar o mercado que você está entrando, ou já atua, pois as mudanças acontecem com o tempo, adaptar-se a elas é muito importante para a saúde financeira da sua empresa.

Croácia e a superação

Mesmo com um time composto por ótimos jogadores, alguns especialistas do esporte não davam muito crédito a seleção croata, porém isso não intimidou os croatas, que deram a volta por cima e surpreenderam nesse mundial.

Falar da Croácia é falar de juventude e superação, um país de 4 milhões de pessoas, que surgiu nos anos 90 e enfrentou a guerra; no futebol era desacreditada, deu a volta por cima e hoje é a 2° melhor seleção do mundo.

Ser desacreditado não é fácil pra ninguém, as vezes dá vontade de desistir, de seguir um outro caminho. O time croata pode não ter levado a taça mas nos deu uma lição de persistência e garra, mesmo cansados jogaram com força e determinação até o fim.

Superação é uma palavra constantemente presente na sua vida, não é mesmo?

Um empreendedor é movido pela garra e persistência, por mais que as situações não ocorram como planejado ele continua a jogar, pois sabe onde quer chegar, e ter consciência disso é um grande diferencial.

Além da força de vontade o planejamento e a estratégia são fatores determinantes para alavancar sua gestão empresarial. Saber das reais necessidades da empresa, manter seu estoque organizado,  treinar bem os funcionários, investir em tecnologia, possuir o controle financeiro da sua empresa, são alguns pontos que podem fazer seu empreendimento se destacar dos demais.

Inglaterra e a tradição

“Football’s coming home” (O futebol está voltando para casa) é o tema de uma música criada pela banda britânica ”The Lightning Seeds” em 1996 quando a Inglaterra sediou a Eurocopa. O país é considerado o inventor do futebol e uma das seleções mais antigas do mundo, participou de 15 edições da copa do mundo e ergueu a taça apenas em 1966.

Com a ótima atuação da Inglaterra nessa Copa do Mundo, os ingleses não paravam de gritar:  “It’s coming home”, “Está voltando pra casa”; e é a partir dessa frase que vamos falar da tradição na gestão empresarial.

Voltar pra casa não é retomar os mesmo hábitos de antes, o time inglês de hoje não é o mesmo da Copa do Mundo de 1966, nem da copa de 2014, é um time novo, que conhece suas tradições e se inova constantemente a fim de alcançar novos objetivos.

Independentemente do tempo de mercado que você tenha voltar pra casa as vezes é essencial para se reinventar. Diante da correria do dia a dia, das cobranças que são impostas a você empreendedor, perdemos de vista nosso ponto de partida e trabalhamos apenas no automático, isso é um risco, pois aquilo que inicialmente era sua paixão, pode se tornar um peso, ou seja, a essência do seu empreendimento vai se perdendo com o tempo.

Não deixe de lado o propósito que lhe fez construir sua empresa ter isso bem claro, alinhado a uma boa administração, é fundamental para que mesmo diante das dificuldade você possa prosseguir.

 

E aí? Gostou do nosso texto: O que podemos aprender sobre gestão empresarial com os semifinalistas da Copa? Assine nossa Newsletter e se mantenha bem informado com os nossos conteúdos!

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados