5 traços de um bom administrador que aprendi assistindo “Os Jovens Titãs em Ação.”

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 06/09/2018
5 traços de um bom administrador que aprendi assistindo “Os Jovens Titãs em Ação.”

Tenho certeza que se você colocar no google “Características de um bom administrador”, vai aparecer cerca de 10.300 resultados, como sei disso? Bom, foi o que fiz.

Eu não sou formada em administração, mas para fazer o que faço preciso agir como tal. Nesse conteúdo vou apresentar a você 5 características de um bom administrador que eu extraí do filme  “Os Jovens Titãs em Ação” e  como eu as aplico no meu dia a dia.

Só pra contextualizar um pouco, o filme “Os Jovens Titãs em Ação”, é um desenho que relata a história de 5 amigos que não são levados a sério no mundo dos super-heróis, prova disso é que nunca receberam o convite para estrelarem um filme, então tomaram a atitude de provar que eram super-heróis a fim de conquistar prestígio e  realizar esse sonho.

Alerta de Spoilers! Boa leitura!

1° Um bom administrador se conhece

“Não somos como os outros super-heróis e nunca seremos, mas não tem problema temos muito orgulho em sermos os Titãs.”

Porque você faz o que faz? Onde você quer chegar?

São perguntas clichês, porém, importantes, um bom administrador precisa ter claro suas metas e objetivos, e para que isso aconteça, o autoconhecimento possui um papel importantíssimo.

Para produzir conteúdo precisei encontrar meu estilo próprio de escrita, tenho algumas referências, mas não posso imitá-las, pois, perderia a autenticidade do texto. Para isto, fui me avaliando e traçando o meu caminho, esse processo gerou autonomia no meu estilo de escrita.

Você possui uma maneira própria de administrar? Como lidera sua equipe? Como age frente as tomadas de decisão?  Os jovens titãs reconheciam que não eram tão fortes quanto o Super-Homem, tão inteligentes quanto o Batman, mas sabiam o quanto podiam fazer pelo mundo sendo eles mesmos, os Titãs.

2° Espírito de Equipe

Robin era o líder da equipe, e tinha como sonho ter um filme sobre si mesmo, os Titãs abraçaram esse sonho e o ajudaram a lutar por ele. Seus amigos chegaram até a fazer um filme caseiro sobre ele, mas o jovem herói não deu importância.

Você reconhece os esforços da sua equipe? Seus funcionários se sentem parte da empresa? Se sentem valorizados? Robin precisou do seu time para derrotar o vilão, percebeu isso quando estava em apuros.

Eu não sei quantos funcionários tem sua empresa, mas como bom administrador se faz necessário engajar e reconhecer os esforços de cada um, independente do cargo que ocupem.

Para alcançar o sucesso, Robin decidiu abandonar o time e não foi uma boa decisão. Quer fazer sua empresa crescer e gerar resultados satisfatórios? Mantenha o time unido.

Colaboradores felizes são mais produtivos e são eles que vão lhe ajudar a vencer a concorrência e alavancar seus resultados. Encerro este tópico com a conclusão que Robin teve ao final da batalha:

“ Achei que precisássemos de um filme para sermos heróis de verdade, mas já éramos heróis de verdade porque éramos um time.”

 Como aumentar a produtividade dos seus funcionários

3° Foco

Slider é o nome do vilão principal do filme, ele usava a manipulação mental como estratégia para tirar o foco dos jovens titãs, assim conseguiu roubar o diamante e dar continuidade ao seu plano maléfico.

Um bom administrador precisa ter foco, você precisa cuidar de gente, trabalhar com burocracias e prazos, gerar resultados, entre tantas outras coisas; sem  o foco, tenho certeza que não faz metade do que é pra fazer.  Caso tenha dificuldade, vou lhe dar uma pequena ajuda, vamos lá:

  • Identifique o que lhe tira o foco
  • Busque se manter livre do que tira seu foco. Por exemplo, se for o seu celular, experimente deixá-lo na bolsa, pelo menos até terminar determinada atividade.
  • Estabeleça prazos e use sua agenda.
  • Não tente fazer tudo de um vez, isso não dá certo. Separe bem suas atividades, e foque em uma por vez.

São dicas bem simples, mas que vão lhe ajudar muito no seu dia a dia.

4° Inovação

“Se continuarem a agir como palhaços, nunca serão vistos como heróis.”

Como você quer ser visto no mercado?

Um bom administrador precisa estar aberto a mudanças, não deve apenas pensar fora da caixa, deve sair dela. 

Por isso é muito importante que você se mantenha bem informado, busque se atualizar com cursos, palestras, os conteúdos da Casa Magalhães, podcasts, enfim, absorva o que puder e tente colocar em prática aquilo que for viável para sua empresa.

5º Planejamento

O Slider, planejou todas as suas ações, se disfarçou de produtora de filme a fim de distrair os super-heróis, que estavam ocupados com as gravações, e construir sua máquina destruidora.

De maneira bem geral responder essas 3 perguntas ajudam a direcionar melhor seu planejamento:  

  1. Onde você está hoje?
  2. Onde você quer estar?
  3. Como você vai chegar lá?

O planejamento pode ser feito pra 1 semana, 1 mês, 3 anos, você só precisa ter respostas claras para essas perguntas, quanto mais você detalhar, melhor. É importante não fazer sozinho, chame sua equipe, colha ideias e feedbacks; separe um tempo específico para isso, mantenha o foco para que seja algo bem feito.

6° Bônus!

“Com minha experiência as habilidades só aumentam.”

Quer se desenvolver mais? Parta pra ação! Cursos, palestras, conteúdos da Casa Magalhães são excelentes formas de conhecimento, mas nenhuma fonte de aprendizado é melhor que a prática.  Seja um administrador em ação!

Preparado pra ser um administrador em ação? Não deixe de acessar nossos conteúdos e se manter bem informado! Assine hoje mesmo nossa Newsletter!

 

Não saia sem conferir esses textos que separei pra você!

8 Dicas para alcançar o sucesso na gestão da sua equipe de vendas

O que podemos aprender sobre gestão empresarial com os semifinalistas da Copa do Mundo?

Conheça as melhores práticas para administrar uma rede de lojas!

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados