Restaurante na era digital: como satisfazer clientes exigentes?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 10/10/2018
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Antigamente, a tecnologia era considerada um luxo, exclusivo para poucos, mas, com a busca por mais praticidade e agilidade, as modernidades tecnológicas estão disponíveis para todos e são essenciais na rotina de cada um. Por isso, colocar um restaurante na era digital é fundamental para satisfazer clientes exigentes.

Estabelecimentos e instituições têm investido em inovações, tanto para deixar o ambiente mais atrativo e moderno para os consumidores quanto para agilizar e facilitar certos tipos de serviço de qualidade. Seguindo essa linha de raciocínio, muitos estabelecimentos têm trocado o cardápio impresso por tablets, por exemplo.

Na verdade, existem diversos softwares disponíveis e alguns restaurantes optam pelo pedido direto no dispositivo eletrônico, enquanto outros  aproveitam o sistema para permitir que o cliente pague a conta diretamente ao garçom.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e veja mais estratégias para satisfazer os usuários!

Por que os cliente estão mais exigentes?

O mercado é muito dinâmico e as novas tendências surgem constantemente. Um dos principais fatores que contribui para esse dinamismo é o aumento do nível de exigência dos consumidores.

As pessoas têm cada vez mais acesso rápido a todo tipo de informação e, com isso, tornam-se mais conscientes dos seus direitos e deveres, ficando mais exigentes. Assim, os consumidores têm exigido mais responsabilidade, prestação de contas  e informações dos estabelecimentos.

E isso tudo fica mais fácil por meio da tecnologia. Além disso, a capacidade de assinar petições online, assistir a um vídeo viral ou até mesmo “curtir” uma causa, traz às pessoas a sensação de que elas têm o poder de engajamento, sem precisar gastar muito esforço para isso.

Os clientes estão cada vez mais acostumados com tecnologia, usando, por exemplo, aplicativos para organizar suas finanças ou até mesmo para agilizar o consumo de um delicioso prato.

Então, chegou o momento de pensar em como adaptar seu negócio à era digital. Uma boa estratégia para o início é considerar os concorrentes e o mercado, para localizar quais programas estão disponíveis.

Assim que houver a compreensão de quais impasses cada um deles resolve, o passo posterior é realizar uma gestão da sua operação, com excelência, a fim de garantir um diferencial no mercado.

Como adaptar um restaurante na era digital?

Permitir reserva de mesas digitalmente

Crie um aspeto profissional e personalizado para o seu website de reservas. Selecione um template responsivo recente, que facilite o acesso, para se adaptar à marca de seu restaurante. Com isso, é possível até selecionar a forma mais conveniente para os seus clientes visualizarem a sua disponibilidade, seja por horário ou staff.

Ao reconhecer a importância desse tipo de tecnologia para o seu negócio, com a utilização de ferramentas de agendamento online para reservar mesas em restaurantes, os gestores verão o retorno nas receitas, de forma gradativa ou imediata.

Oferecer cardápio digital

O cardápio digital para restaurantes funciona em tablets ou celulares, android, iphone IOS, windows phone, ou qualquer modelo, pois ele roda no navegador do celular do cliente, sem a necessidade de aplicativos específicos.

Existem muitas vantagens de utilizar um cardápio digital para restaurantes no dia a dia do seu negócio. Confira algumas a seguir.

Criação de um banco de dados

A maioria dos estabelecimentos, que trabalham com mesas e comandas, não sabem nada de seus consumidores. Por outro lado, com o cardápio digital do consumer, seus clientes precisam fazer um rápido cadastro para utilizar a solução e, assim, você passa a criar um banco de dados valioso para se comunicar com seus clientes.

Melhora do faturamento

Com o cardápio digital, seus clientes podem fazer os pedidos a qualquer momento, sem precisar aguardar por um garçom, e isso estimula o cliente a consumir mais, já que ele pode fazer seus pedidos com mais agilidade.

Integração com o garçom

Com o cardápio digital do consumer, seus clientes podem a qualquer momento chamar pelo garçom, assim, sua equipe de atendimento recebe a solicitação na comanda mobile e pode se dirigir até a mesa para o atendimento pessoal ao cliente.

Fechamento da conta

Outra vantagem dividida por donos de negócios e consumidores é o controle financeiro. Com o cardápio digital, encerram-se as confusões relativas aos pedidos no momento de fechar a conta. Cada consumidor recorda exatamente qual foi a solicitação e, dessa forma, acontecerá uma diminuição considerável nas perdas relacionadas ao que os seus garçons negligenciaram em anotar, mas também levaram para a mesa.

Finalmente, o seu caixa e o fluxo de pedidos terá uma organização muito maior, sem a necessidade de permanecer mais tempo no estabelecimento para solucionar estes assuntos. É muito mais controle e possibilidade de planejamento na palma da mão.

Disponibilizar a solicitação de serviço delivery de forma online

É uma ferramenta online, na qual você pode criar o site do seu restaurante de forma intuitiva, fácil e rápida. Além de um bom site, também é viável gerar um aplicativo de dispositivo móvel para seus clientes instalarem.

easyassist, por exemplo, é um software para serviço delivery, uma estratégia que foi desenvolvida pensando nas necessidades de restaurantes e similares, que buscam a melhor forma de trazer seu negócio para o meio digital.

Assim que a sua plataforma estiver pronta, basta implantar um aplicativo que espelhará todas as informações disponibilizadas no seu site. Qualquer informação alterada dentro do site também vai refletir nas informações do seu aplicativo. Dessa forma, é possível efetuar com sucesso a entrega do prato pedido pelo cliente.

Dar autonomia ao cliente por meio do autoatendimento mobile

O consumidor consegue realizar o próprio pedido e visualizar todo o cardápio, com imagens e descrições de cada prato, fazendo o pagamento diretamente na máquina. Por fim, o atendente o chama pelo nome, número da comanda ou pager para entregar o pedido.

O objetivo é simplificar a compra e oferecer as melhores experiências ao cliente. A prática do autoatendimento é absoluta, pois os consumidores de qualquer faixa etária podem utilizar o totem digital com praticidade. Além disso, o cliente pode consumir exatamente o que quer, personalizando o prato, incluindo adicionais ou optando pelos combos.

Portanto, um restaurante na era digital precisa acompanhar as transformações no mercado, procurando superar seus concorrentes, atendendo aos novos desejos dos seus consumidores e às suas necessidades. Para isso, é preciso compreender o que os seus clientes procuram e satisfazer as suas exigências.

Gostou do post? Aproveite e complemente sua experiência conhecendo a eficiência do cardápio digital!


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