Alta estação: como preparar o seu restaurante para os turistas?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 22/06/2018

O número de turistas nas principais cidades brasileiras costuma disparar no período de alta temporada. Pessoas de diferentes partes do mundo e do Brasil buscam curtir as férias em paisagens incríveis, além de conhecer mais da cultura e das riquezas gastronômicas locais. Para aproveitar a oportunidade de alavancar as vendas, donos de restaurantes e de bares precisam saber bem como preparar o seu restaurante para os turistas.

Pode parecer fácil atrair consumidores em um cenário assim tão promissor. No entanto, se o estabelecimento não demonstrar preparo para receber da forma ideal essas pessoas, dificilmente conseguirá fidelizar os clientes.

Para garantir um atendimento impecável e encantar os consumidores, é fundamental a dedicação de toda a equipe. Pensando nisso, reunimos nesse post dicas essenciais a fim de preparar o seu restaurante para os turistas e, consequentemente, impulsionar suas vendas durante a alta temporada. Confira!

Vendendo comida de alta qualidade

Por mais que tenha uma fila de cem pessoas esperando para comer, é primordial que a cozinha prepare os alimentos com a mesma qualidade de sempre. De que adianta ganhar na quantidade e perder na qualidade? Oferecer uma comida com ingredientes que respeitem o padrão da casa é uma das chaves para o sucesso.

Preparar o seu restaurante para os turistas, requer inovação a cada alta temporada e criar novos pratos saborosos. Lembre-se de que todos os turistas que estão ali sentados são especiais e merecem receber a refeição que pediram, da maneira que está no cardápio.

Criando um ambiente agradável

Ninguém gosta de comer em um espaço sujo, mal iluminado e sem conforto. Por isso, preparar o seu restaurante para os turistas requer uma atenção especial, para que o ambiente o ambiente seja agradável e proporcione boas sensações. Aposte em uma decoração diferenciada e que faça o cliente se apaixonar por cada detalhe.

Investir em elementos que promovam a cultura local pode ser bastante interessante para captar a atenção dos turistas. Coloque assentos que sejam aconchegantes e uma música que harmonize o estabelecimento.

Treinando a equipe

Mesmo que o restaurante ou bar esteja lotado, o atendimento precisa ser impecável. Para isso, só há uma solução: oferecer um treinamento adequado aos seus funcionários. Com a equipe bem capacitada, diminuem as chances de problemas com clientes, pois cada integrante fica mais confiante em seu próprio trabalho.

Se o seu estabelecimento recebe turistas de fora do Brasil, o ideal é selecionar pessoas que falam inglês ou estimular os funcionários a aprender, no mínimo, informações básicas e importantes para o seu negócio. Dessa forma, você evita que surjam barreiras na comunicação por causa do idioma, deixa o funcionário mais feliz e garante que o turista terá uma ótima experiência.

Disponibilizando um cardápio digital e em outro idioma

Além de investir na capacitação da equipe para atender turistas estrangeiros, disponibilizar os cardápios digitalmente e em idiomas como inglês e espanhol pode fazer toda a diferença. Com esse tipo de ferramenta, o cliente pode checar o menu na língua em que preferir, ver fotos atraentes dos pratos e fazer o próprio pedido.

Essa é uma ótima opção para preparar seu restaurante para os turistas. Os donos que precisam reduzir a possibilidade de falhas e erros humano no atendimento. Aqui, vale lembrar que é necessário ter cuidado na hora de fazer a tradução do cardápio. Nada de fazer ao pé da letra, certo? Não deixe, também, de adicionar descrições e explicações sobre os ingredientes.

Oferecendo preços atraentes

Em vez de dobrar ou até triplicar os preços durante a alta temporada, crie estratégias para atrair mais clientes e reduzir os custos. Ofereça promoções com bons preços e, se necessário, corte ingredientes nobres do menu. Bons bares e restaurantes cobram valores justos pelos seus pratos e bebidas, buscando conquistar o consumidor.

Diferenciando-se da concorrência

Em cidades praianas, por exemplo, muitas vezes temos a sensação de que todos os restaurantes são praticamente iguais. Essa imagem pode ser prejudicial para o seu negócio, afinal, por que o cliente vai optar justamente pelo seu?

Por isso, os estabelecimentos precisam vender comida de alta qualidade, com excelente atendimento e mais algum diferencial. Ofereça características únicas, como uma vista inesquecível para o mar ou ingredientes saudáveis e frescos.

Outro diferencial que tem sido cada mais ofertado é o Wi-Fi grátis. Você pode achar que não, mas o fato é que muitas pessoas decidem onde vão comer com base no acesso ou não a esse serviço. Tenha itens como esses e você vai ganhar grandes vantagens em relação aos seus concorrentes.

Incentivando a agilidade da equipe

É comum que muitos turistas cheguem ao restaurante com pressa, já que a programação das férias costuma ser intensa. Ao preparar o seu restaurante para os turistas, é importante que os funcionários tenham a capacidade de identificar essa necessidade de agilidade.

Porém, tome cuidado, pois ser ágil não significa atender os clientes de qualquer jeito e correndo. É preciso mostrar ao time que ser ágil e eficiente é receber as pessoas com excelência.

Marcando presença nas redes sociais

Quantas vezes você deixou de ir em um bar porque o local não tinha página na internet e, consequentemente, não era possível ver fotos ou recomendações? É essencial que o seu estabelecimento tenha uma presença forte em redes sociais como Facebook e Instagram. Além de dar mais credibilidade, é possível alcançar um número maior de turistas com essas ferramentas de marketing.

Tenha em mente que a qualidade das fotos deve ser alta, pois imagens com baixa resolução podem piorar a sua reputação. Invista em fotos criativas e que tenham o potencial de atrair os clientes.

Vídeos também são uma ótima ferramenta para conquistar turistas. Por que não produzir um contando a história do seu bar ou restaurante? Para construir uma boa imagem nas redes sociais, incentive, também, os clientes a postarem fotos e marcarem o seu negócio na localização.

Com essas poderosas dicas, é possível preparar o seu restaurante para os turistas e, de quebra, conquistá-los de vez.

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