A data da Black Friday vai mudar? Entenda o que está acontecendo! ?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 05/09/2017

A Black Friday, uma um dos momentos mais importantes para o segundo semestre dos varejistas – em especial para os que atuam no e-commerce – é realizada tradicionalmente na última sexta feira de novembro e nos dias que precedem ou antecedem este evento. Entretanto, a data da Black Friday como conhecemos pode estar com os dias contados!

Se você se assustou com o título desse artigo ou não tem ideia do que estamos falando, fique calmo! Continue lendo que nós vamos explicar tudo que está acontecendo.

Entenda a mudança na data da Black Friday!

Se as previsões se confirmarem, a Black Friday brasileira poderá passar por uma drástica mudança em 2018, deixando de ser realizada no mês novembro e passando para setembro.

As discussões, que têm sido lideradas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), já tem o apoio de cerca de 70% dos participantes do debate, segundo o diretor de Relações Institucionais da Associação.

Até o momento foram realizados três encontros que levantaram a possibilidade da mudança ainda para este ano, entretanto, como ainda não há um consenso entre os varejistas, a alteração deverá ocorrer apenas em 2018.

Foram sugeridos, até então, os meses de setembro e outubro para realocação da data, entretanto, a maioria dos representantes do varejo optou pelo mês de setembro que é considerado um período morno no comércio.

O Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) instaurou um comitê a respeito do assunto e declarou, no dia 30 de agosto, o apoio a continuidade da Black Friday em novembro.

A motivação do debate.

A chegada da Black Friday no Brasil ajudou a aumentar as vendas de novembro, um mês fraco para o varejo. Porém, como a data promocional e o Natal são muito próximos, os consumidores acabam aproveitando os descontos para comprar os presentes de fim de ano, prejudicando as vendas em dezembro.

A alteração na data da Black Friday tem uma motivação clara: evitar o esvaziamento do comércio no período natalino e aumentar as vendas.

Os principais obstáculos ao projeto.

Apesar do apoio, existem alguns obstáculos em relação a proposta de mudança.

A  data de recebimento do 13º é uma das maiores justificativas para manter a Black Friday em novembro, uma vez que o recebimento da primeira parcela do salário contribui para as vendas no período.

A divulgação da nova data é um grande debate dentro dos setores de marketing. Além do período já estar consolidado no mercado, o evento brasileiro ficaria deslocado do restante do mundo, perdendo o impacto do marketing global que se faz em torno do momento.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de e-Commerce (ABLEC), deve demorar cerca de três anos para que os consumidores se acostumem a uma nova data da Black Friday.

Não é a primeira vez que o varejo tenta “driblar” a sazonalidade de vendas, entretanto, independente das mudanças previstas para 2018, a sexta-feira de descontos deste ano já está chegando e essa é uma boa oportunidade para preparar o seu estabelecimento.

Fique atento ao nosso blog porque estamos preparando algumas dicas incríveis para você aumentar as vendas nesta Black Friday Aproveite para assinar nossa newsletter preenchendo formulário abaixo e receba as novidades em primeira mão!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados